Por Phil Stewart
SEUL (Reuters) – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, alertou a Coreia do Norte nesta sexta-feira sobre uma resposta “efetiva e esmagadora” caso o país escolha usar armas nucleares, ao assegurar apoio imediato norte-americano à Coreia do Sul.
“Qualquer ataque aos Estados Unidos, ou a nossos aliados, serão derrotados, e qualquer uso de armas nucleares terão respostas que serão efetivas e esmagadoras”, disse Mattis no Ministério da Defesa da Coreia do Sul, no encerramento de uma visita de dois dias.
Os comentários de Mattis acontecem em meio a preocupações de que a Coreia do Norte possa estar pronta para testar um novo míssil balístico.
A Coreia do Norte, que regularmente ameaça destruir a Coreia do Sul e seu principal aliado, os Estados Unidos, conduziu mais de 20 testes de mísseis no ano passado, assim como dois testes nucleares, em desafio a resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) e sanções.
O Norte também aparenta ter reiniciado operação de um reator na usina nuclear de Yongbyon, a principal do país, que produz plutônio e pode ser usada para um programa de armamento nuclear, de acordo com o centro de pesquisa 38 North, dos EUA.
“A Coreia do Norte continua a lançar mísseis, desenvolver seu programa de armas nucleares e participar de uma retórica e comportamento ameaçadores”, disse Mattis, nomeado para o cargo pelo presidente Donald Trump.
As ações da Coreia do Norte fizeram com que os Estados Unidos e a Coreia do Sul respondessem com aumento de defesas, incluindo o esperado envio de um sistema de defesa de mísseis norte-americano, conhecido como Thaad, à Coreia do Sul, posteriormente neste ano.
Os dois países reafirmara o compromisso nesta sexta-feira.
Cuidado com o Mad Dog! Esse cara não é de latir não…
Fique de quatro para ele, então.
Fique…
Não preciso, eu não represento ameaça pra civilização…
Esta postura caberá ao Irã e à Coreia do Norte… agora se vc quiser se solidarizar aproveitando que no comunismo todos são iguais, então…bow down! 😉
Ele não esta falando nada de novo, …”Qualquer ataque aos Estados Unidos, ou a nossos aliados”…, sempre foi assim e a apesar de tudo a Coreia do Norte está ai forte e faminta. A Coreia do Norte passou por Bill Clinton e Monica Lewinsky, George W. Bush e Laura Bush e Barack Obama e Michelle Obama e não deu nada, vai ser diferente agora.
Diga-se de passagem os Sul Coreanos e Japoneses que possuem uma das melhores internet do mundo e um IDH bem alto devem é estar preocupados, é muito fácil ficar ameaçando quando se esta a uns 10000 Km de onde o “pau vai torar”.
* A Coreia do Norte não dura uma semana em uma guerra o problema vai ser o ônus que vai ficar para quem ganhar, já no primeiro dia Ela arrebenta o que tiver de ogivas nucleares e bombas sujas na Coreia do Sul e no Japão.
Sds
As lideranças norte-coreanas podem fazer muito barulho e ameaças, más não são estúpidos.
O que eles buscam com seu programa nuclear é dissuasão, não um instrumento de primeiro ataque, más de retaliação a uma eventual invasão, algo do tipo: “Eu morro, más levo comigo um bocado de vocês junto! ”
É a velha história…”Nem cachorro louco morde porco espinho” 🙂
Retórica…
A Coréia do Norte conseguiu, com o seu programa nuclear e de mísseis, a garantia da sua soberania, algo, que a Líbia não pode dispor, posto que Khadaffi escutou o canto da sereia e deixou-se levar, abandonando o seu programa de armas de destruição em massa…
O resultado todos sabem.
“A Coréia do Norte conseguiu, com o seu programa nuclear e de mísseis, a garantia da sua soberania”
Retórica…
As custas de sua população ‘cubalizada’ e contando talvez com muito dinheiro do seu padrinho China. No mais, vamos ver como os tais mísseis nucleares se sairão perante os sistemas anti-mísseis a serem instalados na Coreia do Sul…
Assombração sabe para quem aparece !
Isso é só fita !