Fuzileiros Navais e Força Aérea dos EUA iniciam modernização de suas frotas de veículos 4X4 M-ATV

Uma nova variante modernizada do veículo blindado 4×4 Oshkosh MATV (MRAP All-Terrain Vehicle  ) esta construída para o Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) e para a Força Aérea (USAF). Os trabalhos de modernização e repotencialização dos veículos, sistemas e armamentos estão sendo realizados  nas instalações da base logistica Barstow dos Marines na Califórnia. A modernização segue em uma linha de montagem compartilhada uma para atender ao USMC e a USAF possuindo uma taxa de 16 a 20 veículos por mês.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=BwmIFp4MT0s[/embedyt]

Os veículos são totalmente desmontados e revisados e os componentes são substituídos por outros novos. A célula de sobrevivência (Survival cell) onde a tripulação fica abrigada  passa por um serviço onde e feito o desempeno das chapas, verificação da qualidade das soldas por ultrassom e adaptação de itens. A blindagem composta foi desenvolvida pela Plasan e consistem em duas camadas de aço balístico e uma camada de espuma densa sendo é capaz de absorver impactos de projetis e IED”S mantendo assim a integridade física dos tripulantes.

Nos Fuzileiros o M-ATV substituiu parte dos veículos Humvee que ofereciam pouca proteção (dependendo do teatro de operação) e a geração mais antiga de veículos MRAP ( Mine Resistant Ambush Protected). O USMC espera substituir grande parte dos Humvee e MRAP mais antigos por veículos M-ATV e  L-ATV ambos produzidos pela Oshkosh.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=ZDkRpj5d5L0[/embedyt]