Marinha Indiana lança RFI para 57 caças

E.M.Pinto

 

Com informações South Asian defence

Pouco mais de um mês após anunciar a renúncia à aquisição da Aeronave de Combate Leve (LCA), o Chefe do Estado-Maior Naval, o Almirante Sunil Lanba, notificou que a Marinha Indiana busca novos caças, lançando então um RFI (Request For Informations) para a aquisição de 57 caças multipropósito embarcados Multi Role Carrier Borne Fighters (MRCBF).

De acordo com a RFI, a Aeronave embarcada MRCBF deve:

Ser multipropósito;

  • Possuir capacidades operacionais a qualquer tempo;
  • Ser embarcado em navio;
  • Possuir capacidade de Defesa Aérea (AD);
  • Possuir capacidade de ataque à superfície;
  • Possuir capacidade de Reabastecimento;
  • Possuir capacidade Reconhecimento e
  • Possuir avança suíte EW.

A RFI não estipula o número necessário de motores ou se a aeronave deve ser STOBAR ou CATOBAR, ao contrário, solicita informações de ambos modelos.

Porém a aeronave deve ser capaz de ser lançado por catapultas a vapor e mesmo de sistema eletromagnéticos. A aeronave deve ser capaz também de operar a partir de rampa tipo Sky Jump  de 13 ° e 14 ° com perfil parabólico.

A Configuração Limpa Operacional (OCC) implica o transporte de quatro mísseis Beyond Visual Range (BVR) e dois All Aspect Air-to-Air Missiles (A4M) com 75% de combustível interno e 100% de carga bélica.

A RFI também acrescenta que informações adicionais sobre os navios que o MRCBF deverá operar, podem ser solicitadas e assim que se possa estabelecer viabilidade de operação da aeronave a partir do mesmo. Além disso, a RFI questiona sobre o Radar AESA e sistemas  IRST, Laser Range Finder, e Helmet Mounted Display ou o Direct Retinal Display (HMD / DRD) e a capacidade de equipar equipamentos indianos.

A marinha estipula que o eventual processo de aquisição será adjudicado nos termos do Procedimento de Aquisições de Defesa de 2016-2017 e exigirá que as entregas da aeronave comecem dentro de três anos após a conclusão do contrato e sejam concluídas dentro de um período adicional de três anos.

As respostas à RFI devem ser apresentadas dentro de quatro meses a partir da data de emissão e os fornecedores qualificados serão selecionados para a emissão da Solicitação de Propostas (RFP Request For Proposal).

A eventual RFP será de acordo com Etapa Única – Dois Lances. A validade das ofertas comerciais seria de pelo menos 18 meses a contar da data de apresentação das ofertas. A RFI também deixa claro que a transferência de tecnologia e a produção sob licenças serão exigidas como parte da aquisição dos caças.