Z18 F “ÁGUIA MARINHA” ARMADO PARA A GUERRA ANTI SUBMARINA

E.M.Pinto

Informações e imagens Chinese Military Review

O CAIG desenvolveu o helicóptero chinês Z-18F (Águia Marinha) da guerra do Anti-Submarino (ASW) para a PLAN. O Helicóptero é baseado na versão de transporte Z-18, que foi projetado para substituir a linha de produção dos seus predecessores Z-8,  uma aeronave de fabricação sob licença oriunda do projeto francês, SA-321 Super Frelon.

Ao contrário do que divulga a mídia mundial, o Z18 não é tão somente uma cópia do projeto francês, é sim uma aeronave muito diferente e incorpora novos motores, aviônicos, fuselagem alongada e produzida em um elevado percentual de materiais compostos e com sistemas de soldagem de estruturas de alumínio e titânio muito mais avançadas.

O Z-18F foi desenvolvido para a PLAN e executará estas funções operando a partir dos Destroyers e dos Porta Aviões chineses.

Nas imagens de dezembro de 2016 do China Military Review é apresentada pela primeira vez o Helicóptero Z-18F equipado para a ASW, a aeronave exibe o seu aparato de Sonobóias e torpedos de 324 mm. Nas imagens a aeronave exibe a carga de dois torpedos leves Yu-7K. Adicionalmente a aeronave pode ser equipada com os modernos mísseis antinavio e anti superfície YJ-9.

O Z-18F é equipado com o radar da busca da superfície acoplado ao nariz da aeronave que possui capacidade de varredura de 360º para rastreio de alvos navais. Ele também leva FLIR / Loong eye eletro-óptico / sensor infravermelho e sonar de mergulho a torre foi deslocada para estibordo da aeronave.