Trump assina ordem executiva formalizando retirada dos EUA do TPP

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (23) uma ordem executiva formalizando a retirada dos EUA do Acordo de Parceria Transpacífico (TPP).

Na última sexta-feira (23), após a cerimônia de posse de Trump, a Casa Branca divulgou o programa da nova administração norte-americana, indicando que os EUA se retirariam do TPP e que iriam renegociar o acordo do Nafta.

“Esta estratégia começa por se retirar do Acordo de Parceria Transpacífico e certificando-se de que quaisquer novos acordos comerciais serão para o interesse dos trabalhadores americanos”, informou a Casa Branca na última sexta-feira (20).

Além disso, a administração Trump prometeu utilizar “todos os instrumentos contra os países que considerar violadores de acordos comerciais”.

O acordo foi assinado por 12 países do Pacífico, mas permaneceu não ratificado pelos Estados Unidos e pela maioria dos outros signatários. O futuro do acordo agora é considerado incerto, uma vez que foi impulsionado em grande parte pelos esforços norte-americanos. O objetivo do TPP consistia em criar a maior zona de livre comércio do mundo.

Fonte: Sputinik

5 Comentários

  1. Quem diria…eu achando que a Europa negaria tal acordo haja visto que seria prejudicial a industria deles, aí vem o Trump e faz o que nunca imaginei.

  2. Inúmeras vezes li comentário enaltecendo o TPP e ferrando o Mercosul e os BRICS simplesmente porque os EUA não faziam parte dessas organizações ! Hoje creio que seja um dia de tempo para essas pessoas !

    • Sr César Pereira
      “Inúmeras vezes li comentário enaltecendo o TPP e ferrando o Mercosul e os BRICS…”
      Pura vassalagem, nada mais que isso afinal de contas os EUA falam inglês nós o português e nossos vizinhos espanhol mas chic é ter a língua Mãe inglesa. Infelizmente para o orgasmo desse pessoal caminhamos para se tornar um novo Porto Rico, ai eles vão poder dizer que são “americanos”.
      Sds

Comentários não permitidos.