Defesa & Geopolítica

Impressão em 3D é a promessa para viabilizar a produção do caça J-31 de forma mais rápida, eficiente e econômica

Posted by

Seção de liga de titânio da parte estrutural da nova versão do J-31impresso a laser em impressora 3D – foto Shenyang Daily.

E.M.Pinto

Após o voo da nova versão melhorada do demonstrador J-31 em 24 de dezembro, as novidades acerca do projeto veio na forma do pronunciamento do seu fabricante, a AVIC, de que o caça chinês poderá abocanhar uma significativa fatia do mercado internacional de caças furtivos em razão do seu baixo custo e desempenho.

O futuro do J 31 ainda em incerto seja na PLAAF ou na PLAN, entretanto, o seu fabricante aposta em inovações importantes no processo produtivo do caça para conseguir emplacá-lo internamente e externamente.

Nesta semana, o jornal chinês Shenyang Daily, publicou um artigo no qual afirma que e capacidade de produção seriada da aviação chinesa pode revolucionar o mundo e que o fabricante chinês estaria a desenvolver a nova versão tão rapidamente que seria capaz de torná-la muitas vezes mais barata com o uso da tecnologia de impressão 3D mais avançada, aplicada a seções completas de e titânio da sua estrutura.


A AVIC chegou a demonstrar uma dessas seções (foto principal) construída com a tecnologia capaz de tornar a produção de J-31 mais rápida e mais barata em comparação à antiga tecnologia de forjamento e processamento mecânico.

O fabricante não deu detalhes sobres os perfis de construção nem períodos necessários para tal, entretanto, reforçou que esta tecnologia seria capaz de reduzir falhas no processo de montagem estrutural, abreviar tempo, economizar material,  mão de obra e de quebra, poder ser aplicado em larga escala com dezenas de impressoras trabalhando ao mesmo tempo na montagem de um esquadrão de caças construídos ao mesmo tempo se necessário.

 

4 Comments

shared on wplocker.com