Rússia posiciona mísseis antiaéreos S-400 na Crimeia

A Rússia anunciou nesta sexta-feira a instalação na anexada península da Crimeia dos novíssimos mísseis antiaéreos S-400 Triumph, os mesmos sistemas usados para proteger o aeroporto russo na província de Latakia, na Síria.

Os S-400 “cobrirão centenas de quilômetros (…) no flanco sul de nosso país”, declarou o general Victor Sevostianov, citado por veículos de comunicação locais.

Na ocasião, o exército russo vinculou os planos de posicionamento dos S-400 na península com o local de elementos estratégicos do escudo antimísseis dos Estados Unidos na Bulgária e na Romênia.

A última doutrina militar aprovada em 2014 pelo chefe do Kremlin, Vladimir Putin, contemplava um aumento da presença militar na Crimeia devido ao reforço da presença da Otan perto das fronteiras da Rússia.

A anexação russa da Crimeia e a guerra no leste da Ucrânia levaram os países bálticos e a Polônia a pedir à Otan um reforço de sua presença militar na região por medo de uma possível invasão russa.

Os S-400 foram instalados nos últimos meses na região noroeste de Leningrado, na fronteira com as três repúblicas bálticas, e esta semana na região de Moscou para proteger a capital e as indústrias do centro do país.

Os S-400, um dos orgulhos da indústria armamentista russa, garantem a derrubada de alvos aéreos – desde caças até mísseis de cruzeiro – a uma distância de 250 quilômetros.

Putin ordenou em setembro do ano passado que se prepare um novo programa de rearmamento até 2025, cujo objetivo é manter a paridade nuclear com os EUA.

EFE

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Terra

 

2 Comentários

  1. São medidas puramente defensivas.

    A OTAN intensificou sua atividade de inteligência ao longo do perímetro da Rússia. Em dez anos, o número total de voos por aviões de reconhecimento da OTAN perto da fronteira russa quase triplicou, e no sudoeste do país (principalmente ao redor da Crimeia), são oito vezes mais.

    O sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos na Europa foi elevado ao nível de prontidão operacional inicial. A versatilidade dos lançadores Mk-41 é tal, que após a instalação, você pode secretamente colocar no lugar de mísseis antiaéreos, mísseis de cruzeiro “Tomahawk”… Existem de 150 a 300 lançadores Mk-41 próximos as fronteiras russas e sua faixa operacional é de até 2400 km.

    O tempo de voo dos mísseis até a fronteira oeste da Rússia é de menos de dez minutos.

    É evidente que estes S-400 se destinam a cobrir a ameaça que representam os sistemas de defesa antimísseis dos Estados Unidos sendo instalados na Europa.

Comentários não permitidos.