Defesa & Geopolítica

Grupo naval da Marinha dos EUA zarpa ao Pacífico

Posted by

O primeiro grupo de ataque da Marinha americana, chefiado pelo porta-aviões nuclear USS Carl Vinson, sairá da base de San Diego se dirigindo para o Pacífico ocidental para realizar uma série de manobras de combate, informou o Instituto Naval dos EUA.

O porta-aviões Carl Vinson se tornou famoso em maio de 2011, quando foi usado para transportar o corpo do terrorista Osama bin Laden eliminado pelas forças especiais norte-americanas e cujo corpo foi posteriormente lançado às águas do mar Arábico, “seguindo as tradições islâmicas”, segundo informaram naquele momento os EUA.

Este navio é o terceiro de uma série de porta-aviões nucleares da classe Nimitz. O navio tem 332 metros de comprimento e tem um deslocamento de 97.000 toneladas. A tripulação, contando com o pessoal do grupo aéreo embarcado, é de 5.700 efetivos. Ele é capaz de transportar até 90 aviões e helicópteros.

Nos anos de 2015 e 2016, o USS Carl Vinson foi submetido a alguns trabalhos de modernização, em particular ele foi equipado com um posto de controle para aviões não tripulados.

Além dele, o grupo naval é composto pelo cruzador lança-mísseis USS Lake Champlain e pelos destróiers USS Wayne Meyer e USS Michael Murphy. A bordo desses navios viajam cerca de 7.500 marinheiros.

A esquadra realizará uma série de exercícios, incluindo fogo de artilharia, luta antissubmarina e intercepção e inspeção de navios suspeitos. Este grupo também vai participar em algumas manobras internacionais que serão realizadas perto do Sudeste Asiático.

Fotos: Meramente ilustrativas

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

Comments are closed.

shared on wplocker.com