Turquia põe em questão uso pelos EUA da base de Incirlik

O vice-premiê turco Veysi Kaynak declarou que Ancara pôs em questão a presença de forças da coalizão internacional liderada pelos EUA na base aérea turca de Incirlik.

A declaração do político turco foi divulgada pela agência Reuters nesta quinta-feira (5). Segundo o divulgado, Kaynak sublinhou que a questão do uso da base de Incirlik fez parte da agenda do governo da Turquia.

Mais cedo na quarta-feira (4), um porta-voz militar dos EUA declarou que o seu país está realizando negociações com o lado turco sobre o apoio futuro a ações antiterroristas da Turquia. Recentemente, durante a ofensiva para libertar a cidade de al-Bab, a coalizão internacional decidiu não apoiar os grupos que lutam contra terroristas.

O uso pela Força Aérea dos EUA da base turca está regulado pelo Tratado de Cooperação Militar e Econômica entre os dois países. Na base há aviões de uma série de países que fazem parte da coalizão internacional chefiada pelos Estados Unidos e participam da operação aérea contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia)

Foto: © AP Photo/ Vadim Ghirda

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

4 Comentários

    • Warpath, a Turquia precisa da OTAN para que? para se envolver numa Terceira Guerra? cuja eventual vitória vai favorecer só os EUA? o que a Turquia tem a ganhar, me responde?

  1. Presta atenção … Mas foi só a Turquia começar a se aproximar e estabelecer relações com a Rússia que os mercenários teleguiados do Daesh começam a fazer incursões contra o pais…

Comentários não permitidos.