O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotou neste sábado uma resolução que endossa o cessar-fogo na guerra civil da Síria mediado por Rússia e Turquia.
A Rússia, que apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, e a Turquia, aliada dos rebeldes armados que lutam contra as forças do governo, anunciaram esta semana o terceiro cessar-fogo do ano em busca de terminar o conflito de quase seis anos na Síria.
A resolução também saudou os planos para conversações a serem realizadas em Astana, no Cazaquistão, entre o governo sírio e a oposição, antes da retomada de conversas mediadas pela própria ONU em Genebra, em fevereiro.
Em declarações após a votação no Conselho de Segurança, diversos delegados disseram que o órgão saudou o cessar-fogo, mas disseram que o acordo contém áreas cinzentas e que sua implementação é frágil.
Yeganeh Torbati
Foto: Mark Lennihan / AP – Foto de arquivo / Conselho de Segurança
Edição: konner@planobrazil.com
Fonte: Reuters
Presidentes de Rússia e Irã concordam em manter trabalho conjunto por paz na Síria
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, concordaram em uma conversa por telefone nesta sábado em continuar o trabalho em coordenação próxima para tentar encerrar o conflito na Síria, informou o Kremlin em comunicado.
Os dois líderes concordaram sobre a importância do novo acordo de cessar-fogo na Síria mediado por Rússia e Turquia e dos planos para conversações de paz na capital do Cazaquistão, Astana, de acordo com o Kremlin.
Rússia e Irão são apoiadores firmes do presidente sírio, Bashar al-Assad, no conflito sírio, enquanto a Turquia apoia os rebeldes armados que lutam contra as forças do governo.
Polina Devitt
Edição: konner@planobrazil.com
Fonte: Reuters