Após a abstenção dos Estados Unidos em votação no Conselho de Segurança da ONU, foi aprovada nesta sexta-feira uma resolução exigindo que Israel pare de construir assentamentos no território palestino ocupado, em uma mudança de comportamento dos EUA, acostumados a proteger Israel de ações na Organização das Nações Unidas.
A resolução foi apresentada no conselho de 15 membros para uma votação nesta sexta por Nova Zelândia, Malásia, Venezuela e Senegal, um dia depois que o Egito a retirou sob pressão de Israel e do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
Israel e Trump pediram aos Estados Unidos que vetassem a medida, que foi aprovada por 14 votos a favor, sob aplausos.
É a primeira resolução que o Conselho de Segurança adota sobre Israel e os palestinos em quase oito anos.
Michelle Nichols
Foto: Baz Ratner / Reuters – Canteiro de obras no assentamento israelense de Givat Zeev, na Cisjordânia ocupada 22 de dezembro de 2016.
Edição: konner@planobrazil.com
Fonte: Reuters
Ministro israelense diz que EUA abandonaram Israel após votação na ONU
O ministro israelense de Energia, Yuval Steinitz, disse nesta sexta-feira que os Estados Unidos abandonaram Israel ao se absterem de votar no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, que aprovou uma resolução exigindo o fim dos assentamentos israelenses.
“Esta não é uma resolução contra assentamentos, é uma resolução anti-Israel, contra o povo judeu e o Estado dos judeus. Os Estados Unidos hoje simplesmente abandonaram seu único amigo no Oriente Médio”, afirmou Steinitz, que é próximo ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, à emissora Channel Two News.
Maayan Lubell
Edição: konner@planobrazil.com
Fonte: Reuters
8 Comments