Rússia presta últimas homenagens a embaixador assassinado

Andrei Karlov, morto a tiros na Turquia, é homenageado por Putin e membros do alto escalão do governo. Moscou envia investigadores para a Turquia para colaborar com as forças locais.

O governo russo realizou nesta quinta-feira (22/12) o funeral do embaixador russo Andrei Karlov, assassinado em Ancara no início da semana, com a presença de familiares, diplomatas e autoridades.

O presidente russo, Vladimir Putin, que havia prometido retaliar a morte do embaixador, esteve presente à cerimônia na sede do Ministério russo do Exterior. Ele depositou rosas vermelhas aos pés do caixão e conversou com a viúva e familiares de Karlov.

O primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, e o ministro do Exterior, Sergei Lavrov, também participaram do funeral. “Nos despedimos de nosso amigo Andrei Karlov, que foi vítima de um desprezível ato terrorista”, disse Lavrov.

A cerimônia no Ministério do Exterior foi seguida de uma missa na Catedral de Cristo Salvador, rezada pelo patriarca Kiril da Igreja Ortodoxa Russa. Karlov foi enterrado mais tardecom honras militares num cemitério no subúrbio de Moscou.

Condecoração militar

O diplomata foi treinado na era soviética e trabalhou por muitos anos na Coreia do Norte, antes de ser designado para Ancara em 2013. Ele foi homenageado postumamente por Putin com a maior condecoração militar do país, a medalha de herói da Rússia.

Moscou e Ancara afirmaram que o assassinato foi uma tentativa fracassada de desestabilizar a reaproximação entre os dois países, que trabalham em colaboração em meio à crise na Síria, ainda que apoiem lados diferentes no conflito.

As autoridades turcas identificaram o assassino como o policial Mevlut Mert Altintas, de 22 anos. Ele foi morto pelas forças de segurança. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o clérigo Fethullag Gülen, exilado nos Estados Unidos, pela morte do embaixador.

Gülen já havia sido acusado por Erdogan de estar por trás da tentativa de golpe de Estado na Turquia em julho. O religioso nega ambas as acusações.

O Kremlin, por sua vez, reagiu com maior cautela. O porta-voz do governo, Dmitry Peskov, afirmou que o governo prefere evitar “conclusões precipitadas”. A Rússia enviou uma equipe de investigadores russos para a Turquia para trabalhar em conjunto com as forças locais.

RC/rtr/afp

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

 

7 Comentários

  1. Ta na hora da inteligência dessa Russaiada fazer se “acidentar” jatinhos de certos empresários vagabundos que ajudam a organizar e patrocinar golpes mundo afora como aqueles irmãos kochs, Soros e Pierre Omidyar…está na hora de fazer como fizeram aqui com o Eduardo Campos…

  2. É impressionante como os fatos de mesma equivalência podem assumir uma relevância tão
    distinta , refiro-me a imprensa nacional brasileira, parece que tudo o que ocorre de ruim ou
    desastroso em países fora da orbita ocidental não importa ser comentado ou descrito neste
    pais, quando ocorre um atentado em capitais do ocidente a divulgação é imediata e plena,
    no entanto, quando um embaixador é assassinado ao vivo ou um avião é derrubado com
    centenas de passageiros (no Egito) por terroristas pouca informação se dá sobre o assunto.
    As vezes me pergunto qual é a finalidade de imprensa nacional, será a de informar ou desqualificar
    determinado assunto.

    • No atentado Agora de Berlim como era de se esperar está sendo toda aquela demagogia e hipocrisia de sempre…enquanto acendem velinhas e colocam fitinhas negras nos avatares dos perfis na net em comoção as vítimas do pais de primeiro mundo…no México passou desapercebido a notícia de um caminhão que descobriram com centenas de corpos de crianças assassinadas ….que tiveram os seus órgãos retirados por traficantes de órgãos …para serem comercializados…pra este incidente não houve nenhuma divulgação, repercussão , comoção ou importância …feliz Natal CABOCLAAAADDDAAAA…. Rs…

  3. ATAQUE DE FALSA BANDEIRA… o embaixador “assassinado” deve estar a essa hora tomando uma vodka em alguma dasha a beira do lago Vostok e rindo dos russófilos desesperados mundo afora… 🙂

Comentários não permitidos.