Embaixador russo na Turquia é morto a tiros

O embaixador russo na Turquia, Andrêi Karlov, foi assassinado nesta segunda-feira (19) por um homem armado que invadiu as instalações de uma galeria de arte contemporânea em Ancara. O governo de Moscou sugere a possibilidade de atentado terrorista.

O atirador disparou contra Karlov, que participava da cerimônia de abertura da exposição fotográfica “Rússia como vista pelos turcos”, enquanto o diplomata russo finalizava seu discurso. Após os tiros, Karlov caiu no chão e foi prontamente levado ao hospital, mas não conseguiu resistir aos ferimentos.

“Nós qualificamos os eventos como um ataque terrorista, e estamos em contato com as autoridades turcas que prometeram realizar uma investigação completa. Os agressores serão punidos”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakhárova.

A Rússia irá abordar o assassinato de Karlov junto ao Conselho de Segurança da ONU reunido nesta segunda, segundo a porta-voz da chancelaria russa.

“Esta questão será imediatamente levantada hoje com os membros do Conselho de Segurança da ONU”, disse Zakhárova. “Não há lugar para terrorismo e nós iremos resolutamente lutar contra ele”, completou.

Ainda segundo Zakhárova, a “memória do proeminente diplomata russo Andrêi Guenndadievitch Karlov permanecerá para sempre em nossos corações”.

As Nações Unidas também emitiram uma declaração condenando o assassinato do embaixador russo na Turquia e descartando qualquer justificativa para o ato. De acordo com Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, os culpados devem ser encontrados e levados à justiça o mais breve possível.

Federica Mogherini, chefe de política externa da União Europeia, também prestou condolências, em nome do bloco, pela morte de Karlov.

PÁVEL RÍTSAR

Com a agência de notícias Tass

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

Opinião: assassinato do Embaixador russo e reunião em Moscou sobre Síria estão conectados

Especialista militar turco disse que o assassinato do Embaixador russo em Ancara estaria relacionado com a reunião dos ministros das Relações Exteriores do Irã, Rússia e Turquia sobre situação na Síria, marcada para esta terça-feira (20).

O Embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, foi assassinado em Ancara. O incidente ocorreu na véspera de importantes reuniões entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã e Turquia sobre a Síria. A conexão do incidente com a reunião em alto nível é óbvia. Essa é a opinião do especialista militar e ex-diretor do conselho de veteranos da Turquia, Koray Gurbuz, que conversou com Sputnik Turquia.

Gurbuz frisou a importância dos EUA não estarem participando dos encontros. “Nesta terça-feira (20) em Moscou serão realizadas reuniões trilaterais de extrema importância, com a participação de órgãos diplomáticos e militares da Rússia, Turquia e Irã. É muito importante o fato dos Estados Unidos não estarem participando, pois o país não está interessado em normalização, mas em escalada do conflito. São eles (os EUA) que armam a oposição síria e os terroristas”.

“Já Rússia, Turquia e Irã estão realmente interessados em uma paz duradoura na região. Por isso as decisões que serão tomadas amanhã são tão importantes. Todos sabem que os americanos têm seus planos para a reorganizar os Oriente Médio. Foi justamente no âmbito da realização desses planos que a região foi mergulhada no caos. É impossível encontrar um denominador comum com um ator como esse. Por isso as reuniões de Moscou são tão importantes. Ainda mais que serão realizadas na véspera do encontro de Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan em Astana. Ou seja, as reuniões em Moscou são uma espécie de plataforma preparatória. Somente os esforços conjuntos da Rússia, Turquia e Irã podem proporcionar a esperança de uma breve solução do conflito sírio e de um destino pacífico para a região.

Ao comentar o assassinato do Embaixador da Rússia na Turquia, o interlocutor da agência destacou que os eventos de segunda-feira e de terça podem estar relacionados. “Hoje o Embaixador da Rússia em Ancara, Andrei Karlov, sofreu um ataque armado. Está sendo divulgada a informação de que um grupo terrorista estaria por trás do incidente. Eu considero revelador o fato do atentado ter sido realizado na véspera das reuniões de Moscou, que acontecem sem a participação do Ocidente. É possível vislumbrar uma tentativa de sabotar os contatos trilaterais em Moscou sobre a Síria. É óbvio que no Ocidente não querem que essas reuniões aconteçam. Não querem a paz na Síria. Por isso esses tipos de atentados são cometidos”.

Foto: © AP Photo/ Burhan Ozbilici

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

Embaixador da Rússia é morto a tiros na Turquia

Ministério do Exterior russo confirma morte de diplomata após ataque em galeria de arte em Ancara. Atirador é identificado como um policial fora de serviço e gritou “não esqueçam Aleppo!” ao efetuar disparos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=EO635J4CLmA

O embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, morreu após ter sido baleado por um desconhecido no início da noite desta segunda-feira (19/12) na capital, Ancara, confirmou uma porta-voz do Ministério do Exterior russo.

O ataque ocorreu quando Karlov, de 62 anos, discursava na abertura de uma exposição fotográfica numa galeria de arte. A agência de notícias Anadolu afirmou que o responsável pelo ataque foi “neutralizado”.

Fotos publicadas pelo jornal turco Hurriyet mostram ao menos dois homens de terno deitados no chão enquanto outro homem segurava uma arma. Dois membros das forças de segurança turcas identificaram o atirador como um policial que estava fora de serviço.

O Ministério do Exterior russo confirmou que o embaixador, na Turquia desde 2013, foi hospitalizado após ter sido gravemente ferido, mas não resistiu aos ferimentos.

“Quando o embaixador fazia um discurso, um homem alto que usava um terno disparou primeiro para o ar e depois apontou para o embaixador”, disse Hasim Kilic, correspondente do jornal Hurriyet, à agência de notícias AFP. “Ele mencionou algo sobre ‘Aleppo’ e ‘vingança'”, acrescentou.

Imagens na internet mostram que o atirador gritou em árabe “Não esqueçam Aleppo! Não esqueçam a Síria!”. Ele também gritou Allahu akbar, a expressão árabe para “Deus é grande”.

O ataque aconteceu na galeria de arte Cagdas Sanatlar Merkezi, no distrito de Cankaya, onde estão localizadas várias embaixadas estrangeiras, incluindo a da Rússia. O atirador, que vestia terno e gravata, disparou oito tiros, segundo testemunhas.

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, afirmou às agências de notícias que o presidente Vladimir Putin já tomou conhecimento do atentado e que irá se reunir com os serviços de inteligência.

O ataque ocorreu após dias de protestos na Turquia sobre o papel da Rússia na Síria, embora Moscou e Ancara estejam trabalhando em conjunto para retirar cidadãos de Aleppo. Manifestantes na Turquia acusaram Moscou de violar direitos humanos em Aleppo.

A Rússia apoiar militarmente o regime de Bashar al-Assad, enquanto a Turquia se posiciona ao lado dos rebeldes que tentam derrubar o presidente sírio. Ataques aéreos russo foram fundamentais para o avanço das tropas do governo na parte oriental de Aleppo.

TMS/afp/rtr/ap

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

 

 

 

 

18 Comentários

  1. pelo visto os russos vacilaram… falha na segurança… logo na turquia,ninguém previu que algo assim nao era dificil de acontecer?

    • vacilaram? Ou confioaram demais eu seus parceiros no Ocidente. Eu acredito que esse ato terrorista, mas aquele que ocorreu hoje em Berlim faz parte de de um plano dos neoconservaores entregar o poder a Trump com a situacao mundial bem complicada, seja financeira\, seja militar.

  2. Realmente, entender o papel da Turquia neste conflito não é fácil. Não acredito que a Rússia retaliará a Turquia (nem militarmente nem diplomaticamente). Dedo dos globalistas? Muito provável! Mas como dizem aí: xadrez se joga com cabeça fria…

    • Warpah eu nao estou em condicoes agora de fornecer as fontes, mas eu ja escrevi em varios de meus comentarios no Plano Brasil, sobre um discurso de um dos ex Diretores da CIA proferido alguns meses atras, onde ele expressou claramente, sem nenhum rodeio, que os EUA iria usar metodos terroristas contra os russos, assassinatos de membros importantes do governo russo incluido. Ele disse, ‘…obviamente nos nao iremos dizer que fomos nos, mas os russos entenderao a mensagem, eles saberao que fomos nos….’ Os parceiros de Putin nao vao aceitar as derrotas que estao sofrendo na Siria. Eu creio que neste periodo ate Trump assumir o poder, os neoconservadores vao forcar Obamas ser bem agressivo contra os Russos. Tudo e possivel. E uma situacao feia muito perigosa.

      • Pois é, JOJO. Faltam basicamente 30 dias para os globalistas perderem a tetinha*… até lá, muito sangue frio será exigido dos Russos! Aguardemos cenas dos próximos capítulos! Outra coisa: vingança é prato que se serve frio e frio é algo que os Russos entendem muito! 😉

        * se é que vão perder. Quero ver se Trump terá capacidade de bater de frente com este establishment…

      • Três assassinatos bastam… não me pergunte de quem… e TRUMP deixará de ter problemas por um bom tempo… corte as cabeças da hidra com rapidez e ela ficará cega por algum tempo… isso serve para nós também…

  3. É triste…muito triste… ver uma pessoa jovem assim ser usada como massa de manobra ….como uma peça de xadrez/peão descartável e ter sua vida e alma sacrificadas/perdidas por almas sebosas apóstatas , racistas e xenófobas que vêem e liquidam hoje com a nação muçulmana como baratas literalmente ….

  4. É como eu disse senhores… O que este “novo governo” estadunidense fará, nada mais será do que continuar com o que o governo anterior vinha fazendo…as incursões e atrocidades desta gente maldita, desgraçada e vil contra nações pelo o mundo, para assegurar sua hegemonia e status quo, se intensificam cada vez mais…

    • rsrsrsrssrsrsss… enquanto eles asseguram seu status quo de liderança global nós asseguramos nosso status de silvícolas ignorantes através do gramscismo alinskyano que grassa em nossa sociedade adivindo de ongs, universidades e afins que se encontram infiltradas de pervertidos ideológico esquerdistas… povo que não sabe praticar as quatro operações matemáticas básicas mesmo depois de se “formar” em uma universidade… e ainda quer ter o direito de criticar outras nações… rsrsrsrsrssrss…

    • Guerra fria? Oxala fosse Guerra fria. Durante a guerra fria as armas nucleares servia como meio de controlar os mais afoitos. Predominava a doutrina MAD, Mutual, Assured Destruction, a destruicao garantida de ambos contendores, isto e tanto os EUA como a URSS estavam ciente que no evento de uma guerra nuclear, nao haveria vencedore. Nos ultimos 20 anos, desde que os neoconservadores tomaram o controle da politica externa norte americana, eles acreditam que os EUA estao em condicoes de vencer uma Guerra Nuclear contra Russia e China juntos, e eles ja fizeram a pergunta, ‘para quer ter armas nucleares senao for para usa-las?’ Os neoconservadores sao fanaticos, so resta sabert se Trump conseguira marginaliza-los. O Pentagono esta dividido, entre os conservdores tradicionais, o pessoal que esta por detras de Trump e os neoconervadores. Se os neoconservadores permanecerem no controle da politica externa estaremos nao numa Guerra Fria, mas numa Guerra muito quente, Very Hot War indeed.my friend..

      • Não viaja JOJO… quer dizer então que a turma esquerda de Hilary é “neoconservadora” ?!… logo essa malta discípula de SAUL ALINSKY!?… DUVIDO… esclareça a minha ignorancia please… como pode BARACK HUSSEIN OBAMA, que estudou a vida inteira num centro educacional fundado por S ALINSKY ser ou estar ligado a um grupo neoconservador, pelo menos no sentido estrito da palavra?… Sds…

      • Saul Alinski comunista? Nem social democrata ele era. Era um liberal defensor do sistema capitalista. Obamas, cuja familia trabalhava para CIA, e produto do MK Ultra Project, um robot em forma de gente.Agora mastiga, eu creio que vc e o Blue Eyes, portanto eu creio que vc le Ingles.NEO CONS, as extrotskyst are bad enough, but those who follow the pro-pagan Leo Straus, are deadly. He advocated the Big Lie….these people…with help of the CIA, perverted the American Right into loving the Welfare-Warfare State, Burt Bhumert citado por Justin aimondo, em seu artigo Behind the Headlines, que pode ser lido no google. E sao os neoconservatives que tem controlado a politica externa norte americana, desde que o Bush Senior os trouxe de volta ao poder, quando ele assumiu a presidencia. Nao se esqueca que Ronald Reagan os haviam demitido de seus postos e ate enviou alguns para prisao.

      • Mateus 7

        15Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores.

        16Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas?

        17Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

Comentários não permitidos.