O robô androide russo Fedor é capaz de abrir espacate e parafusar lâmpadas, segundo o CEO da fabricante Android Technics Research and Production Association, Aleksander Permiako, ao descrever as capacidades técnicas da tecnologia.
“Além disso, ele pode ficar em uma perna só, nosso chassi permite com ele faça isso. O robô também tem dedos móveis”, acrescentou Permiako.
Segundo o CEO da Android Technics, o robô, que pode realizar mais funções do que o exigido pelo projeto Resgate, para o qual foi desenvolvido, também consegue parafusar lâmpadas, abrir a porta de casa com chave, ligar luzes e dirigir carro.
O Fedor, originalmente conhecido sob o nome Avatar, foi desenvolvido por incumbência do Ministério para Situações de Emergência russo e se tornará o único passageiro da nova nave russa Federatsia em sua primeira missão espacial, em 2021.
“O robô será produzido em série em uma perspectiva de longo prazo, mas hoje é preciso simplificar o projeto e aumentar sua vida útil”, disse Permiako.
A fabricação em série de androides com propósitos específicos pode ser implantada em Magnitogorsk, nos Urais, onde a Android Technics está construindo sua própria base de produção em uma área de 11 mil metros quadrados.
Autoaprendiz
A ideia é que o Fedor também seja capaz de autoaprendizagem.
“O processo de autoaprendizagem não está incorporado no modelo que está sendo demonstrado agora. Mas, no futuro, ele irá necessariamente apresentar tal função, por se tratar de um importante aspecto do desenvolvimento da robótica autônoma”, disse.
Atualmente, o robô já pode agir por iniciativa própria dentro de cenários limitados.
“Por exemplo, ele consegue construir um mapa em 3D de instalações para navegação local, identificar um objeto ou um obstáculo e executar uma ação como parte de um cenário prescrito”, acrescentou Permiakov.
Edição: konner@planobrazil.com
Fonte: Gazeta Russa
Uau, futuros astronautas , aonde será que a Rússia vai mandar eles ?
A Rússia não tem tecnologia…. está decadas e decadas atras do ocidente… tudo na Rússia funciona a base de manivela
Só que não
Esse ai perto dos robôs japonezes é um australopitecinus… 🙂
Conseguem sim mas ações limitadas explorar terreno como a sondas americanas oportunity e tal.
Mas o mais interessante seria trabalhar em conjunto com os cosmonautas aí sim seria muito mais vantajoso.
Rafa_positron, não entendi suas colocações? A Rússia foi pioneira no espaça, em satélites de comunicações e foguetes pesados e super pesado para espaço. Além foi pioneira em diminuir um bomba nuclear e por na cabeça de um Míssil .Foi a única criar um estação espacial própria, a MIR. Tudo isso envolver robótica, computação, hardware, software, sabia? A estação Espacial Internacional só existe devido a Rússia. Você hoje só sobe para estação Espacial Internacional com foguetes ultra modernos da Rússia, sabia? Foi o maior produto de ogivas nucleares do mundo, sabia? Até disputa com EUA a hegemonia de submarinos de ataques modernos, sabia? Tem os melhores software de vírus e ant-vírus,sabia?Tem uma computação e chip próprio, sabia?Tem hoje os melhores drones ao lado dos EUA a e Israel, sabia? tem a melhor faculdades de Matemática, Física,Química, Biologia, Nuclear, álgebra, tudo que envolve números, cálculos e outros, sabia?É O único país creio eu que EUA tem também faculdade de aeronáutica do planeta, sabia? Ao lado do EUA eles criaram a “CIDADE SEGURA”, sabe que significa isto? Eles vêem você até cagando no vaso do metrô, sabia? Eu já estive na Rússia e os campos tecnológico da Rússia não deve nada ao EUA, sabia?
A maioria das sondas, rovers e satélites são robôs, podem não ter braços e pernas porem eles têm capacidades autônomas de tratar com problemas e produzir respostas e ações, no espaço as distâncias são grandes e não dá pra controlar remotamente em tempo real.