Obama não é diferente dos falcões neoconservadores, afirmam analistas

A decisão do presidente norte-americano, Barack Obama, de fornecer armamentos à chamada oposição moderada na Síria confirmou que sua política no Oriente Médio foi igual ao rumo belicista dos falcões e neoconservadores republicanos, afirmam especialistas consultados pela Sputnik.

O anúncio oficial de Obama, no qual o presidente confessou que estava fornecendo armas à oposição síria, teve relação direta com o ataque contra a cidade de Palmira, disse o presidente da Síria, Bashar Assad, ao canal de TV Russia Today nesta quarta-feira (14).

“Ele tirou a máscara do Partido Democrata, que gosta de fingir ser diferente da ala cheneyita do Partido Republicano [corrente neoconservadora na política dos EUA que tem sido usada muito ativamente nos últimos anos e arquitetada pelo ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, que exerceu funções no governo Bush, entre 2001 e 2009]”, afirmou o ex-major do Exército norte-americano e historiador Todd Pierce.

Piece afirmou que as iniciativas políticas de Obama de apoiar os rebeldes sírios, inclusive a Frente al-Nusra, foram idênticas às da presidenciável democrata derrotada, Hillary Clinton, quando ela ocupava o cargo da secretária de Estado e às dos neoconservadores que apoiaram a candidata.

“Se analisarmos o apoio prestado… pelos republicanos a Clinton nas últimas eleições, podemos ver que este veio dos representantes mais extremistas e radicais do neoconservadorismo, tais como Eliot Cohen e Robert Kagan, ou seja, do Projeto para o Novo Século Americano, que nos levou à guerra no Iraque”, argumentou Pierce em uma conversa com a Sputnik Internacional.

O acadêmico advertiu que hoje em dia os neoconservadores estão buscando um pretexto para desencadear uma guerra contra a Rússia e o Irã. Os neoconservadores também reconheceram que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, gostaria de evitar um conflito com a Rússia, adiantou.

“Eles veem Trump como menos entusiasta do que eles gostariam, e talvez bastante forte para sacudir o sistema, que exige a guerra perpétua e o expansionismo militar”, sugeriu o analista.

Obama tem seguido a agenda neoconservadora e conduzido guerras clandestinas desde 2009, mas planejava passar a tarefa de atacar a Síria diretamente para Clinton, que, segundo suas expetativas, deveria ser a próxima presidente, ressalta Pierce.

“Mas após sua derrota nas eleições… e havendo pouca probabilidade de Trump travar uma guerra na Síria, Obama foi obrigado a tirar seu disfarce e virar militarista total, tal como Clinton e seus apoiantes neoconservadores, e tentar derrubar Assad antes de deixar o cargo”, explicou.

Robert Naiman, diretor do departamento de política na organização não-governamental Just Foreign Policy, concorda que o anúncio feito por Obama não foi mais que uma ação coerente com o seu apoio contínuo dos rebeldes.

“Para mim, isto não representa grande mudança. Acho que se trata primeiramente dos curdos sírios e da campanha para conquistar Raqqa”, disse.

Se for possível, Obama, sem dúvida, vai fazer tudo o possível para terminar a batalha por Raqqa antes de deixar a Casa Branca, concluiu.

Foto: © Sputnik/ Sergey Guneev

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

Forças da Síria e da Rússia barram avanço de terroristas em Palmira

O Estado-Maior russo disse nesta quinta-feira (15) que o exército sírio apoiado por aviões de guerra russos conseguiu parar o avanço dos terroristas em Palmira.

As ofensivas múltiplas dos terroristas do Daesh (autodenominado Estado Islâmico) em Palmira foram repelidas, disse o Estado-Maior russo em comunicado.

Os combates principais ocorrem perto do aeródromo militar T4 e da cidade de Tiyas. O Estado-Maior também disse que a situação na antiga cidade síria se estabilizou devido à operação do exército sírio com o apoio aéreo da Rússia.

Além disso, Moscou também está ajudando Damasco a lançar uma contra-ofensiva para recapturar Palmira, que é considerada um Patrimônio da Humanidade.

“As tropas sírias apoiadas pela Força Aeroespacial da Rússia estabilizaram a situação perto da cidade de Palmira. Múltiplos ataques de militantes do Daesh foram repelidos. A principal linha de frente está localizada perto da cidade de Tiyas e do aeródromo T4. A Federação Russa está assistindo a liderança síria na organização de uma contra-ofensiva em Palmira”, disse o tenente-general Viktor Poznikhir, representante do Estado-Maior das Forças Armadas russas.

No domingo (11), o Daesh recapturou a antiga cidade, situada em um ponto estratégico da província de Homs. De acordo com fontes variadas, o número de terroristas que participaram da tomada de Palmira chegou a cerca de 5.000, incluindo centenas de homens-bomba e dezenas de veículos blindados.

De acordo com o governador de Homs, as forças governamentais conseguiram evacuar cerca de 80% da população civil da cidade. O presidente sírio, Bashar Assad, prometeu que o exército retomaria Palmira depois de libertar Aleppo.

Foto: © Sputnik/ Maksim Blinov

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

6 Comentários

  1. Não é diferente por um motivo simples o sistema é conservador e não permite espaço para nenhuma mudança. Segundo alguns é o melhor sistema do mundo, com propina regulamentada e tudo isso sem contar que necessariamente não se ganha quem tem mais votos. Antes das eleições foi publicado uma serie de artigos sobre o sistema eleitoral dos EUA aqui no PB, e é extremamente claro que ele não permite mudanças apesar das tentativas de Robert John Burck.
    Hoje posso arriscar em dizer que os EUA é governado por corporações(que viraram um câncer) que dividem entre si todo o legislativo (inclusive estados e municípios) fazendo com que o presidente seja meramente decorativo.
    Não canso de citar o alerta que Dwight David Eisenhower fez sobre o avanço dessas corporações sobre o sistema, e olha que Ele não era nenhum comuna ou qualquer coisa assemelhada.

    * Hoje infelizmente qualquer pessoa que defenda a democracia plena e que o cidadão pratique a cidadania será taxado de comuna.
    ** Quero ver se o Trump tem força para fugir dos arreios.
    *** Viva a democracia, lá na Suécia, Dinamarca, Alemanha, França, Canada …

    Sds

  2. tudo uma fraude….uma farsa estas eleições estadunidenses…montam todo aquele circo e espetáculo para dizerem/mostrarem que são uma “Democracia” mas tudo não passa de fachada…o povo não elege/escolhe quem governa naquele lugar….não
    importa qual lado…ambos possuem as mesmas orientações….o que este
    “novo governo” fará nada mais será do que continuar com tudo que o
    governo anterior vinha fazendo…não importa qual governo…se democrata
    ou republicano… ambos seguem a mesma cartilha… pois quem realmente
    “da as cartas” e governa aquele pais são os que estão por trás daqueles 2
    partidos….nas eleições presidenciais daquele lugar o presidente e vice-presidente não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos…o voto é indireto…quem decide as coisas são os delegados do Colégio Eleitoral…que não são obrigados a votar de acordo com a vontade dos cidadãos….

    • Certos ou errados, o que temos nós POBRES latinos a criticar a democracia deles quando a nossa, de faz de conta, anda a trancos e barrancos? isso sem citar DEMOCRADURAS como a venezuelana… assim fica claro o seu papel de dissiminador propagandista da esquerda caquética… tipos mágicos como o Sr. tem os dias contados na mente das pessoas que buscam maior esclarecimento… tanto é verdade que vcs não ganharam nem 10% das prefeituras essa eleição e tendem a diminuir ainda mais nas próximas… BON VOYAGE… 🙂

  3. concordo com vc 2, troll e muttley, e lembrem-se, essa fraude do sistema governamental:Hoje posso arriscar em dizer que os EUA é governado por corporações(que viraram um câncer) que dividem entre si todo o legislativo (inclusive estados e municípios)… GOVERNA O MUNDO E O NOSSO BRASIL TAMBÉM !!! ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS !!! SOMENTE A DEMOCRACIA DIRETA PODERIA AMENIZAR ISSO, PORQUE PARA AS CORPORAÇÕES COMPRAREM MILHARES DE CIDADÃOS TORNA-SE PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL !!! CORRUPÇÃO NO POVO NÃO ROLA !!! DEMOCRACIA DIRETA = INDEPENDÊNCIA !!!

  4. Como bem disse o Muttley o sistema é que dita as regras. Trump será enquadrado como Obama foi. Inclusive, o primeiro já andou dizendo em criar zonas de segurança na Síria para o “povo sírio” ou seja as No-Fly-Zone da Hillary para proteger os rebeldes.

  5. Bem ,os Delegados não são obrigados ,mas nunca votaram contra os votos que receberam ,outra coisa é a chamada eleição direta pelo povo, o americano em Média é tão Imbecil quanto a Média do brasileiro então ,para mim esta coisa de voto popular no BRASIL e EUA não enchem meus olhos ,pois no fim os interesses escusos através de manobras e manipulações dominam o Poder , o Colégio Eleitoral deles trás a vontade de cada Estado perante a União ,isto aqui não acontece , não temos mais um Poder Moderador como no Império e eles nunca tiveram , nós tínhamos um Parlamentarismo na Monarquia em Franca Evolução com Liberais e Conservadores se Revezando no Poder sem nenhum Trauma , enquanto tivermos aqui esta Bagunça Política e todas as Distorções que vêm se ampliando ano ano depois da Infeliz queda do Império ,tudo se repetirá e se ampliará Ad Eternum, Roma avançou de República para Império e nós como dizia Zeca Diabo fomos de CAVALO para BURRO !!

Comentários não permitidos.