EUA pretendem confrontar Pequim por clamores no Mar do Sul da China

Os Estados Unidos estão prontos para confrontar a China caso Pequim continue com suas reivindicações excessivas no Mar do Sul da China, disse o comandante da frota dos EUA no oceano Pacífico nesta quarta-feira, em comentários que criam o risco de uma escalada nas tensões entre os dois países.

A China reclama para si a maior parte do Mar do Sul da China, uma região marítima rica em recursos energéticos e através da qual circulam anualmente 5 trilhões de dólares em mercadorias. Os vizinhos Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã têm clamores semelhantes.

Os EUA pediram que a China respeite as conclusões às quais a corte de arbitragem de Haia chegou no início deste ano, quando invalidou suas amplas pretensões territoriais na rota estratégica.

Mas Pequim continua a agir de uma maneira “agressiva” à qual os EUA estão prontos para responder, disse o almirante Harry Harris, chefe do Comando dos EUA no Pacífico, em um discurso feito em Sydney.

“Não iremos permitir que um domínio compartilhado seja interditado unilateralmente, não importa quantas bases sejam construídas em pontos artificiais no Mar do Sul da China”, disse. “Iremos cooperar quando pudermos, mas estaremos prontos para confrontar quando precisarmos”.

Os comentários podem atiçar as tensões entre os dois países, já intensificadas pela decisão do presidente eleito norte-americano, Donald Trump, de aceitar um telefonema da presidente de Taiwan no dia 2 de dezembro, o que levou a um protesto diplomático de Pequim.

Indagado sobre a fala de Harris, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, disse que a situação no Mar do Sul da China é estável no momento, graças ao trabalho duro da China e de outros na região.

Colin Packham

Foto: USS Spruance (DDG 111), USS Momsen (DDG 92) e USS Decatur (DDG 73) – Destróieres da Marinha dos EUA no Mar do Sul da China / 27 de junho / 2016.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

3 Comentários

  1. Não creio que os chineses chegarão “as vias de fato” com o yankees por causa do Mar do Sul da China.

    Já Taiwan é outra história,
    por que praticamente toda a população chinesa considera “a Ilha” território histórico chinês, e além disto, o governo considera Taiwan um território vitalmente estratégico pra a segurança da nação chinesa.

    E isto se reflete nas declarações contidas na matéria do jornal chinês Global Times:

    ——-
    “O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no domingo, sugeriu publicamente que a política de Uma China Única pode ser usada como uma moeda de troca para fazer com que Pequim se comprometa com Washington em áreas como acordos comerciais. O empresário calculista pode se sentir esperto tentando empurrar garganta abaixo o destino da China através da questão de Taiwan. No entanto, a verdade é que este inexperiente presidente eleito provavelmente não tem conhecimento do que está falando. Ele superestimou a capacidade dos EUA de dominar o mundo e não consegue entender a limitação dos poderes dos EUA na era atual.

    A China tornou-se um país com força substancial entre os países no Oceano Pacífico Oeste. Nunca expandiu sua frente de batalha e, portanto, acumulou poder suficiente para lidar com qualquer desafio estratégico em suas áreas periféricas. Especialmente no Estreito de Taiwan, a China agora está bastante segura para lutar com os EUA.”
    (…)
    A China precisa ser respeitada pela equipe de Trump, caso contrário, será difícil interagir com Washington nos próximos quatro anos. Fantasiar sobre uma política de apaziguamento não é uma opção. Uma nova rodada entre os dois países será necessária para testar o respeito que os dois devem ter um com o outro com base em suas forças.

    Ao longo de décadas de desenvolvimento, os interesses fundamentais da China pouco foram ampliados, mas sua capacidade de controlar os riscos no Estreito de Taiwan e no Mar da China Meridional tem sido muito ampliada. Temos toda uma série de ferramentas para lutar contra as ameaças econômicas e comerciais de Trump. Será uma batalha decisiva para Pequim para salvaguardar seus interesses fundamentais. Se Trump quer jogar duro, a China não vai correr do jogo.

    Pequim deve começar a punir severamente as forças de independência de Taiwan, explorando a possibilidade de disciplinar essas forças por meios não pacíficos e tornar o uso da força militar uma opção real para realizar a reunificação.”
    —————–

  2. Com isso os EUA estão antecipando a a Reincorporação a Força de Taiwan ,depois a Imprensa Vendida dirá que a China Invadiu Taiwan como fazem e repetem diariamente sobre a Crimea .
    Eu aposto com qualquer um ,a China fará uma ataque fulminante e reintegrará a Ilha de Formosa , e quero ver os EUA PIAR ,ficarão Pianinhos !!querem Apostar !!

  3. Os yankes não ficarão com rabo entre as pernas ,sem dúvida haverá conflito entre China x USA guerras e +, guerras este é o lema da atualidade.

Comentários não permitidos.