Reestruturação: Primeira Ala é inaugurada na Força Aérea Brasileira

i16121211400953663

Nova organização, que fica em Natal, é um marco no processo de reestruturação da Força

Desde a última sexta-feira (09/12), a estrutura da Força Aérea Brasileira (FAB) em Natal (RN) não é mais a mesma: foram extintas a Primeira Força Aérea (I FAE) e a Base Aérea de Natal (BANT), dando lugar à Ala 10 – nova unidade operacional. A Ala 10, primeira das 15 que serão ativadas por todo o País, representa um passo importante no processo de reestruturação pelo qual passa a FAB.

Segundo o Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, a ativação da Ala 10 é a primeira medida relativa às mudanças na área operacional. “A Ala não substitui as bases aéreas ou os comandos aéreos regionais, mas trata-se de uma nova visão, um novo conceito de gestão operacional”, afirma o Tenente-Brigadeiro Machado.

Ele explica, ainda, que, além de gerenciar os três esquadrões de especialização dos pilotos recém formados na Academia da Força Aérea – Esquadrões Rumba (1º/5º GAV), Joker (2º/5º GAV) e Gavião (1º/11º GAV) – a Ala 10 irá contar com mais dois. Já em 2017, o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), que opera os helicópteros H-36 Caracal, será transferido de Belém (PA) para Natal; e o Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo, de Recife (PE), ficará subordinado à nova ala.

i161212114010113210

O comando da nova unidade está a cargo do Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, antes à frente da I FAE. Segundo o Coronel Cesar Faria Guimarães, Chefe do Estado-Maior da I FAE, a Ala vai repassar para o Grupamento de Apoio as atividades administrativas para poder focar nas atividades operacionais. “Com o recebimento dessas duas novas unidades aéreas, a Ala 10 vai ganhar uma importância ainda maior, não só na especialização dos pilotos, mas também no emprego operacional da Força”, afirma.

Fonte: FAB

2 comentários em “Reestruturação: Primeira Ala é inaugurada na Força Aérea Brasileira

  1. “Reestruturação…” apenas maquiagem, enxugar gelo ou “uma nova visão…” não vai mudar nada. Alguém fala em Unificação das Forças? Não. Más porque? ia acabar com o cabide e por o pessoal pra trabalhar ao envés de desfile, foto e festinhas…

    • Unificação das Forças seria de fato a reforma que o Brasil precisa, ia acabar com a sobreposição de função e melhorar a efetividade dos meios. Más no Brasil não avança esse tipo de projeto, ia interferir no interesses pessoais de alguns que estão no comando das forças.

Comentários não permitidos.