Trump diz que custo do programa de caças F-35 está “fora de controle”

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta segunda-feira mais um importante fornecedor de equipamentos de defesa do governo norte-americano, afirmando que o custo do programa de caças F-35, da Lockheed Martin, está alto demais.

As ações da gigante do setor aeroespacial caíram cerca de 4 por cento nos primeiros negócios após a declaração de Trump no Twitter, e ações de várias outras empresas do mesmo ramo também sofreram impacto na bolsa.

“O programa do F-35 e seu custo estão fora de controle”, disse Trump no Twitter. “Bilhões de dólares podem e serão poupados em compras militares (e outras) após 20 de janeiro”.

Jeff Babione, líder do programa F-35 da Lockheed Martin, respondeu dizendo que a companhia entende as preocupações sobre os custos e que tem investido milhões de dólares para reduzir o preço dos caças.

Uma semana antes de Trump vencer a eleição presidencial de 8 de novembro, o Departamento de Defesa dos EUA e a Lockheed Martin concluíram as negociações de seu nono contrato para 90 caças de combate F-35, após 14 meses de negociações sobre o acordo, informou o Pentágono.

A Lockheed conquistou o contrato, avaliado em até 7,18 bilhões de dólares, no final de novembro, e recebeu uma parcela do pagamento.

Durante a campanha, Trump fez promessa de reduzir desperdícios no governo federal.

Na semana passada, o republicano também atacou a Boeing no Twitter pelos custos “fora de controle” de uma nova frota de aviões presidenciais Força Aérea Um, e fez um apelo ao governo federal para cancelar a encomenda.

A Lockheed e seus principais sócios, Northrop Grumman Corp, Pratt & Whitney e BAE Systems, estão desenvolvendo e construindo três variantes do F-35 para as Forças Armadas dos EUA e 10 países aliados: Grã-Bretanha, Austrália, Noruega, Dinamarca, Holanda, Itália, Turquia, Israel, Japão e Coreia do Sul.

Doina Chiacu

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

 

 

12 Comentários

  1. Papo pra Inglês ver ou melhor para “americano” conservador ver e achar que Ele vai mudar alguma coisa, basta ver a lista de doadores da campanha. Esse caça vai (e esta) ser embutido no contribuinte e fim de papo, primeiro porque são as empresas e bancos que apitam o jogo (lá o lobby é legal e o dinheiro corre como em nenhum outro lugar do mundo) e segundo o caça está longe de ser ruim (mas não é nenhuma nave alienígena como muitos pensam) apesar dos pesares e já foram longe de mais para pular fora do barco.

    Sds

      • Sr Luis
        “como em qualquer parte do mundo civilizado”.
        Tipo o mundo civilizado que vende arma calibre .22 em loja de brinquedos (matar a irmã de 4 anos foi literalmente brincadeira de criança) ? Ou AK-47 em supermercado? Ou é tipo o mundo civilizado da terra das oportunidades, que logo apos (mais) uma carnificina em uma escola infantil um cidadão lança no mercado mochila infantil a prova de balas (sera que vendeu muito ?). Ou será o mundo civilizado da obesidade mórbida, em que um presidente tentou mudar a merenda e foi taxado de comuna apesar do Pais estar vivendo uma epidemia de gordura. Devem ter pensado, que horror se acabarem com os gordinhos não teremos mais reality shows com adolescente de meia tonelada, então é melhor não mudar a merenda.
        Mas graças ao bom Deus Eles podem comprar um fuzil e comer tudo que querem, só não podem decidir o futuro do Pais já que isso é para as empresas.

        Sds

      • O dia que eu conhecer um esquerdista que não se estenda ao chão para ser pisado pelo Estado nomenklatura socialista eu dou um tiro no ouvido. Armas são sinônimo de liberdade. Vc jamais entenderá isso porque já nasceu escravo do sistema socialista escravagista. Como se aqui as empresas não mandassem também. Já ouvistes falar da Odebrecht? 🙂

        PS: ironia é para quem sabe usar. Quem não sabe usa-la acaba tornando-a como corrente de ouro no pescoço de escravo. Sds.

      • Sr Luis

        O Sr acha isso correto, a Odebrecht mandar ? Ou qualquer outra(s) empresa(s) mandar em um Pais? Interessante a sua ideia sobre escravidão ou servidão e dizer(e aparentemente concordar) que são as empresas que mandam nos Países civilizados, mas não me surpreende já que para o Sr ter uma arma é ser um homem livre.
        Sds

      • Interessante Sr. muttley é a esquerda nacional, crítica da burguesia americana, criticar o sistema de lobby daquele país e aqui, onde ela, esquerda, manda e desmanda, estrelarem os MAIORES DESVIOS DE DINHEIRO PÚBLICO QUE O MUNDO JÁ OUVIU FALAR e se fazer de estarrecida e envergonhada com o que acontece nos EUA e aqui no Brasil… qualquer da esquerda não tem o menor direito de criticar ninguém quando na verdade são os maiores ladrões do erário público mundial através de seus MENSALÕES, PETROLÕES e demais esquemas de corrupção pública… e digo mais… garanto que as empresas nacionais citadas nos esquemas de corrupção são menos culpadas que os agentes públicos esquerdistas que, com certeza, obrigavam os concorrentes das licitações fraudadas a praticar corrupção ativa, se quisessem ganhar alguma concorrencia viciada. Era pagar propina ou não jogar o jogo. A esquerda age assim no mundo todo. Nos EUA o sistema deles é melhor que o nosso. Pelo menos é menos hipócrita e menos lesivo ao Estado.

  2. O programa JSF consumiu recursos de forma exacerbada e agora terá problemas. Ess1e mal não se limita a Lockheed Martin mas a toda indústria norte americana, que devido ao apoio da classe política que até agora governa, desfrutaram de recursos em níveis como nunca antes foi visto, mas isso terá com fim em breve, principalmente por conta da dívida divida publica norte americana, que anda em níveis de 120% só PIB deles.

  3. De manter orçamentos sobre controle essa cara entende muito bem!

    E esse “abacaxi voador” até agora é um dos aviões mais caros já produzidos, e com mais problemas também!

    • Só pra lembrar… ele não foi financiado por ninguém!
      E que o elegeu foi o povo, contra todas as indústrias e a mídia também!

      Atualiza aí Dilson!

      • Correto Mauro… distorcem tudo para manchar a figura do TRUMP… ele venceu contra tudo e todos do stablishment esquerdista americano… isso que é LIBERDADE Sr. muttley… com o apoio dos cultuadores armamentistas pela liberdade de poder defender sua vida e de sua família… ARMAS PARA OS HUMANOS DIREITOS… de preferencia baratas pois armas caras só marginais podem comprar…

Comentários não permitidos.