Presidente colombiano recebe Nobel da Paz em premiação na Noruega

Juan Manuel Santos durante a cerimônia de pfremiação do Nobel, na Noruega - TOBIAS SCHWARZ / AFP
Juan Manuel Santos durante a cerimônia de pfremiação do Nobel, na Noruega – TOBIAS SCHWARZ / AFP

Juan Manuel Santos descreveu o título como um “presente do céu”

OSLO – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, recebeu oficialmente neste sábado o Prêmio Nobel da Paz em uma cerimônia em Oslo, na Noruega. No evento que começou pela manhã e se estende ao longo da tarde também serão honrados os vencedores deste ano em Economia, Física, Química, Medicina e Literatura.
Santos dedicou o título às vítimas do conflito em seu país, assim como às Forças Armadas e aos negociadores do governo e os das guerrilhas das Farc. Em seu discurso, ele também agradeceu ao apoio da comunidade internacional, em particular da Noruega, Cuba, Chile, Venezuela, Estados Unidos e União Europeia, para acabar com um conflito de mais de meio século.

– O povo da Colômbia, com o apoio de amigos em todo o planeta, está tornando possível o impossível – afirmou o presidente. – A guerra que causou tanto sofrimento e angústia a nossa população por todo nosso belo país acabou.

Fortemente aplaudido, o presidente colombiano afirmou que o acordo com as Farc é um modelo para países em guerra, como a Síria. Ele recordou a frustração que representou a vitória do “não” no referendo convocado para legitimar o acordo de paz assinado com a guerrilha das Farc. Este fato recordou a ele, disse, uma passagem do livro “Cem Anos de Solidão”, do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, seu compatriota.

– Nós colombianos nos sentimos como habitantes de Macondo: um lugar não apenas mágico, como também contraditório.Eu me propus converter este revés em uma oportunidade – disse, reafirmando que a concessão do Nobel da Paz foi “um presente dos céus”. -Em um momento em que nosso barco parecia ir à deriva, o Prêmio Nobel foi o vento de popa que nos impulsionou para chegar a nosso destino: o porto da paz!.E conseguimos. Chegamos ao porto!

Santos também convocou esforços para um combate mundial contra as drogas e lançou uma pergunta ao público presente:

– Se conseguimos aqui, por que não se podemos conseguir no resto do mundo?

O anúncio do Nobel da paz 2016 a Santos foi feito no dia 8 de outubro, apesar da inesperada rejeição, cinco dias antes em um plebiscito, a um acordo fechado em 26 de setembro em Cartagena entre o governo e a guerrilha das Farc.

Dentro e fora da Colômbia, o prêmio foi visto como um aval ao processo de paz, apesar do revés eleitoral.

Depois da cerimônia deste sábado, Santos se reunirá com o ex-secretário de Estado americano, Henry Kissinger, Prêmio Nobel da Paz 1973 e com o ex-conselheiro do presidente Jimmy Carter, Zbigniew Brzezinski, premiado em 2002.

No domingo, depois de vários encontros políticos em Oslo, Santos oferecerá uma coletiva de imprensa e assistirá um show em sua homenagem do colombiano Juanes e do britânico Sting.

Fonte: O Globo

4 Comentários

  1. Depois do Premio Nobel para Obama, este título ficou bastante desmoralizado.

    Porém, ao contrario do presidente estadunidense…Juan Manuel Santos merece a premiação.

      • Realmente, mortandade de um lado só. MORTANDADE DO POVO COLOMBIANO INOCENTE que caiu nas mãos dos narcoguerrilheiros das farc que agora serão perdoados como o zé dirceu foi pela cumpanheira. IMORALIDADE. O mal do nosso tempo.

Comentários não permitidos.