EUA suspende restrições ao fornecimento de armas aos aliados ocidentais na luta contra o terrorismo na Síria

O levantamento pelos EUA das restrições formais ao fornecimento de armas, munições e equipamento militar para os aliados ocidentais na luta com o terrorismo na Síria visa provocar uma nova escalada da tensão neste país, disse o vice-chefe do Comitê de Defesa da Duma de Estado, Yury Shvytkin.

De acordo com o serviço de Imprensa da Casa Branca, o presidente dos EUA, Barack Obama, na quinta-feira (8) levantou as restrições formais ao fornecimento de armas, munições e equipamento militar para os aliados dos EUA envolvidos na luta contra o terrorismo na Síria.

“Eu acho que isto é um passo com um determinado objetivo, a criação de uma escapatória legal para armar a oposição moderada. E, claro, sob o pretexto do armamento da oposição moderada na luta contra o Daesh, também indiretamente o armamento dos terroristas”, disse o deputado a RIA Novosti nesta sexta-feira (9).

De acordo com ele, há numerosos casos em que, sob o pretexto de a oposição moderada estar lutando contra o terrorismo, “na verdade, acontece exatamente ao contrário e o resultado disso é o recente ataque de morteiro contra o nosso hospital militar.”

“Claro que este passo provoca perplexidade, e claramente, ele visa provocar, do meu ponto de vista, uma nova escalada da tensão na luta contra o terrorismo na República da Síria”, acrescentou Shvytkin.

Foto: Serviço de imprensa do Ministério de Defesa russo

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

Kremlin: Após levantamento do embargo pelos EUA, armas podem cair nas mãos de terroristas

O fato de os lançadores de mísseis poderem vir a cair nas mãos dos terroristas no Oriente Médio seria o pior resultado do levantamento do embargo de armas pelos EUA, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O presidente dos EUA Barack Obama levantou na quinta-feira (8) embargo ao fornecimento de armas, munições e equipamento militar aos aliados dos EUA na luta contra o terrorismo na Síria.

“Aqui é preciso compreender com muita cautela o objetivo, perceber as intenções e compreender os detalhes desta decisão. Sem dúvida, o pior resultado desta decisão seria diversos tipos de armas, inclusive lançadores de mísseis portáteis, poderem ir parar nas mãos dos terroristas, o que contradiz as convenções internacionais dedicadas a este assunto e representa uma ameaça séria não somente para a região <…>, mas para todo o mundo “, disse Peskov.

Peskov afirmou que isso também é uma ameaça para a Força Aeroespacial da Rússia na Síria.

“Embora, com certeza, haja certos meios de proteção. São tecnologias contemporâneas, há medidas de precaução que os pilotos nestas condições devem observar. Mas claro que a ameaça é ainda muito grande”, acrescentou.

Mais cedo, os EUA informaram sobre fornecimento de lotes limitados de armas e munições à oposição síria.

Desde 2014 os EUA realizam ataques na Síria contra o grupo radical Daesh sem permissão das autoridades sírias. No país atuam também grupos das forças especiais norte-americanas que ajudam as forças locais não controladas pelo governo sírio a lutar contra os terroristas. Se trata, em particular, das chamadas Forças Democráticas da Síria e de outros grupos, cuja  lista os EUA se recusam a publicar.

Foto: © AP Photo/ Khalil Hamra

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

 

2 Comentários

  1. …………..agora que sírios,russos iranianos e demais aliados botam pra correr de Alepo a bandidagem terrorista, “casualmente” os ianques liberam armas e munição pra combater o EI!….peraí, ninguém é ingenuo e trouxa para acreditar nos “bons propósitos” desse presente de Natal !!…. esse armamento vai direto e justo pra cambada do tal estado islâmico através da “oposição à Assad”!.a quem querem enganar?………..

Comentários não permitidos.