Super Tucano recebe proteção adcional

a-29-super-tucano-para-o-las-da-usaf-31
A Força Aérea Brasileira, em parceria com a Embraer e o IAE, estão desenvolvendo um kit de proteção adicional aos ocupantes do cockpit da aeronave EMB-314, ou mais conhecido A-29 Super Tucano, aeronave que vem sendo sucesso no mercado externo, acumulando diversas horas de voos em várias forças ao redor do globo e tendo sido provado em combate em diversos teatros operacionais.
O novo kit de proteção é feito em placas de cerâmica balística, que confere a aeronave maior capacidade de sobrevivência ao enfrentar oposição inimiga sem comprometer o desempenho excepcional da aeronave em voo. O programa de desenvolvimento encontra-se em fase avançada, e esta previsto que após sua homologação, o Super Tucano será ofertado aos clientes externos com essa proteção adicional como item de série.
A frota operada hoje pela FAB também deverá receber esse implemento, devendo receber essa modificação como parte do pacote de soluções a ser integradas a aeronave no processo MLU a ser executado pela própria Embraer.
As versões do Super Tucano produzidas em parceria com a Sierra Nevada nos EUA, afim de atender os requisitos do programa LAS do governo norte americano, já saem da linha de produção com essa proteção adicional e tais aeronaves tem obtido uma excelente folha de serviços em missões do tipo COIN no Afeganistão.
FONTE: GBN

1 Comentário

  1. É bom que façam mesmo. Em caso de guerra esse vetor seria o cavalo de batalha das forças brasileiras. Com o pensamento dos nossos estrategistas poupariam o creme (A1 e F5) e mandariam os Tucanos para apoiar os conscritos que serviriam de bucha.

Comentários não permitidos.