Caça Su-33 do porta-aviões russo Admiral Kuznetsov sai da pista (convoo) e cai no mar durante o pouso

Depois de completar uma missão na Síria, o caça Su-33 da aviação embarcada do porta-aviões Admiral Kuznetsov não conseguiu aterrissar e caiu no mar, informou o Departamento de informações e mídia do Ministério da Defesa da Rússia.

“Depois de completar uma missão militar no céu da Síria, ao aterrissar sobre o porta-aviões Admiral Kuznetsov, o caça Su-33 escorregou para fora do convés devido a rompimento do cabo do retentor de aterrisagem. O piloto conseguiu se ejetar e, com ajuda do serviço de busca e resgate, foi recolhido para bordo do Admiral Kuznetsov. A saúde do piloto não foi afetada”, destacou o Ministério da Defesa russo.

O ministério informou também que o grupo naval russo atua no mar Mediterrâneo segundo o plano de viagem longa.

“Os voos da aviação embarcada continuam de acordo com suas missões”, acrescentou o ministério.

A Rússia enviou o porta-aviões Admiral Kuznetsov, o cruzador Pyotr Velikiy, os contratorpedeiros antissubmarino Severomorsk e Admiral Kulakov e navios de apoio para o leste do mar Mediterrâneo para realizar treinamentos militares e aumentar as capacidades de luta contra o terrorismo na Síria. O grupo chegou ao destino em 8 de novembro.

O Admiral Kuznetsov entrou em combate pela primeira vez na história do navio alguns dias depois, em 15 de novembro. Os caças multifuncionais Su-33, embarcados no porta-aviões, realizaram ataques contra alvos do Daesh e da Frente al-Nusra (organizações proibidas em muitos países, incluindo Rússia) nas províncias de Idlib e de Homs, depois de um reconhecimento abrangente, informou o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu. Como parte dessa operação, os militares russos eliminaram Abul Baha al-Asfari, um comandante operacional da Frente al-Nusra que estava encarregado de várias operações ofensivas na província de Aleppo.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

 

 

14 Comentários

  1. Depois ainda querem bater de frente com a marinha dos EUA, por favor… já é a segunda perda….. estão anos atrasados nesse tipo de operação.

    • “Depois ainda querem bater de frente com a marinha dos EUA”

      Eles estão batendo de frente (e com muito gosto) é com os terroristas apoiados pelos globalistas. E até então, os Russos demostraram não se abalar e não recuar ante a presença militar da OTAN e EUA.
      Sobre o porta-aviões Russo, esta é uma oportunidade de ouro para a Marinha Russa treinar e avaliar suas deficiências e adquirir conhecimentos. E fica claro que eles precisam de um novo sistema de lançamento de aviões (CATOBAR) e uma melhora na segurança no recolhimento das aeronaves. Ou talvez até aeronaves de menor porte para a função…

      • Estamos falando na operação como um todo e não em OTAN, terroristas e etc.

        Como eu falei, os EUA esta anos na frente da Russia nesse tipo de operação, e não adianta negar..

        Não duvido nada que daqui a pouco a maria fumaça tb fique pelo caminho.

      • Não tem ninguém negando o avanço dos EUA sobre a Rússia neste tipo de operação; é claro que os Americanos estão décadas à frente dos Russos em operações embarcadas, porém isso não intimida os Russos de ‘botar a cara pra bater’… e sobre a possibilidade do Kuznetsov dar pau e ficar pelo caminho (como já aconteceu anteriormente) aí só tempo dirá… eu já não acredito. O que ficou claro até o momento foi a limitada capacidade operacional dos Su-33 e a duvidosa qualidade do motor do MiG-29K que não deu mais as caras após o acidente sofrido. Em suma, os Russos vão ter que contar com outro tipo de PA porque os Kuznetsov não se compara em nada com os PAs Americanos e Franceses.

  2. Acidentes com o cabo de frenagem acontecem mesmo na US Navy, a marinha com maior expertise com operações embarcadas em porta-aviões:

    https://youtu.be/nYXbFJrA4Ik

    Por outro lado, a frequência de acidentes deste tipo no Kuznetsov está muito elevada, provavelmente porque
    leva muitos anos de constante treinamento e operações práticas, para alcançar proficiência em porta-aviões.
    O que năo é algo que você vai conseguir quando seu único porta-aviões, fica no porto a maior parte do tempo…
    Pelo lado positivo, a longo prazo esta implantação do kuznetsov proporcionará uma experiência e lições inestimáveis ​​para a Marinha russa.

  3. Embora neste caso específico de rompimento do cabo, possa ter havido causas como falha nos componentes do sistema de cabo, creio que não está excluído o rompimento ser causado por uma aproximação e aterragem do caça em excessiva velocidade…

    • Já viu um pelicano pousar? Esse é o problema dos caças russos adaptados para serem embarcados. São grandes, pesados e desajeitados demais para qualquer nave que se conheça. Teriam que dobrar o tamanho do convoo para garantir uma aterrisagem tranquila.

  4. Acidente acontecem onde há grandes variações de aviões operando num clima de guerra. Isso não diminui a capacidade da Rússia e seus equipamentos em nada.
    A gente houve as vezes caça dos EUA ou helicóptero cair no mar e todo mundo ficar quieto. Como é caça da Rússia, parece o fim do mundo.

    • Claro que diminui, amigo.

      Estão operando com Su-33 em terra. Só isso já levanta dúvidas sobre a capacidade do navio. Fica parecendo que o PA deles não tem condições de cumprir a missão de proteger a frota russa com segurança.

      Pode até ser coincidência dois acidentes em três semanas, porém, se cair mais um os russos vão passar vergonha.

    • O navio leva um rebocador com acompanhante, os aviões operam em terra, pediram tecnologias de controle de operações embarcadas para os franceses, e agora dois acidentes graves.

      Pode ser que eles se recuperem, mas bem na foto esse navio não está.

    • Se fossem dois acidentes em um PA que funciona bem, a plena capacidade, a conversa seria outra. Não seria nada grave.

      O problema é soma de tudo.

Comentários não permitidos.