Morte de Fidel Castro repercute pelo mundo

Quer aliados ou opositores, líderes políticos internacionais registram morte do líder socialista cubano como grande virada de página na história do século 20. Obama diz que a história julgará “essa figura singular”.

Logo em seguida ao anúncio da morte do líder cubano Fidel Castro, aos 90 anos, chefes de governo e de Estado de todo o mundo se apressaram em apresentar suas mensagens de condolências neste sábado (26/11).

Em comunicado, o presidente da França, François Hollande, observou que Castro encarnava tanto as “esperanças” como as “decepções” da Revolução Cubana.

“Como protagonista da Guerra Fria […] ele representava para os cubanos o orgulho de rejeitar a dominação externa”, disse, referindo-se à decisão do revolucionário, no início da década de 1960, de distanciar seu país dos Estados Unidos. Esse afastamento foi mantido até 2015, mesmo depois de a presidência cubana ser assumida, em 2008, pelo irmão mais novo de Fidel, Raúl Castro.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a história “registrará e julgará o imenso impacto” da “figura singular” que foi Fidel Castro. O presidente acrescentou que a Casa Branca estende a “mão da amizade” ao povo cubano depois da morte de Fidel e lembrou que, como presidente, “trabalhou arduamente” para abrir um novo capítulo nas relações entre os Estados Unidos e Cuba.

Como observou o ministro italiano do Exterior, Paolo Gentiloni, na rede social Twitter, a morte de Castro marca “a virada de uma das grandes e trágicas páginas da história do último século”. O presidente da China, Xi Jinping, limitou-se a declarar que “o camarada Castro viverá para sempre”.

Havana decretou nove dias de luto nacional por seu antigo presidente, que será cremado já neste sábado. As cinzas serão enterradas na cidade de Santiago, no sul, após quatro dias de procissão através do país.

Rússia e Castro: velhos camaradas

O chefe de Estado russo, Vladimir Putin, louvou o histórico líder: “O nome desse destacado homem de Estado é corretamente considerado o símbolo de uma era na história do mundo moderno […] Fidel Castro era um amigo sincero e confiável da Rússia.”

Por sua vez, o primeiro-ministro Dimitri Medvedev tuitou uma foto sua ao lado do líder cubano, comentando que este tinha “um interesse pronunciado nos eventos do mundo e da Rússia”.

As relações entre a república insular caribenha e a extinta União Soviética se aprofundaram no fim da década de 50 e início da de 60, devido ao impasse entre Havana e Washington. Para diversos analistas, essa foi a época em que o mundo esteve mais perto de uma guerra nuclear.

O ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov afirmou que Castro deixou um legado significativo para Cuba. “Fidel se levantou e fortaleceu seu país durante o mais duro bloqueio americano, quando a pressão sobre ele era colossal. E ele ainda conduziu sua nação para fora desse bloqueio, a caminho do progresso independente.” Por isso, Castro será recordado como um “político proeminente”, que teve a capacidade de “deixar uma marca profunda na história da humanidade”, concluiu Gorbatchov.

Amigos e admiradores em diversos continentes

O presidente Michel Temer disse que Fidel Castro foi um líder de convicções. “Ele marcou a segunda metade do século 20 com a defesa firme das ideias em que acreditava”.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou como “a perda de um irmão mais velho” a morte de Castro, que para ele foi “o maior de todos os latino-americanos”.

“Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres da minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança”, escreveu Lula no Twitter. Sobre o ex-metalúrgico, Castro declarara, certa vez: “Tem alma de campeão, admiro a sua perseverança. É o otimismo e a esperança da região.”

Também aliado próximo do regime cubano, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pronunciou palavras combativas na estação de TV Telesur: “Vamos continuar vencendo e continuar lutando. Fidel Castro é um exemplo da luta por todas as pessoas do mundo. Vamos seguir adiante com esse legado.” O antecessor de Maduro, Hugo Chávez, é citado como “filho espiritual” de Fidel.

Igualmente aliada de Cuba na era socialista, a Índia registrou pesar pela morte do líder latino-americano, com o presidente Pranab Mukherjee prestando “condolências comovidas pelo triste falecimento do líder revolucionário cubano, antigo presidente e amigo da Índia”.

Em Bruxelas, a chefe da política externa da União Europeia, Federica Mogherini, rendeu homenagem ao “homem decidido e figura histórica”, frisando: “Ele morre em tempos de grandes desafios e incertezas. E de grandes mudanças em seu país.” Agora, a UE deseja cooperar mais estreitamente com Cuba, acrescentou a política italiana.

Cuban-americans festejam

Depois que Fidel Castro assumiu o governo, em 1959, muitos cidadãos fugiram da ilha, estabelecendo-se nos Estados Unidos, sobretudo em Miami e Nova Jersey.

Em grande parte, esses exilados eram adeptos do presidente Fulgencio Batista, deposto pela revolução castrista; outros consideravam a política do socialista excessivamente opressiva. No fim de 2014, Cuba e Estados Unidos anunciaram a retomada e normalização de suas relações bilaterais, após 54 anos.

Na cidade de Miami, milhares de imigrantes cubanos, de diferentes gerações, comemoraram neste sábado a notícia da morte do ex-presidente. “Estamos todos celebrando, isso é como um carnaval”, comentou o cuban-american Jay Fernandez, de 72 anos à agência de notícias AP. “Satã, Fidel agora é teu, dá a ele o que ele merece, não deixa ele descansar em paz!”

A notícia da morte do revolucionário caribenho polarizou a imprensa dos EUA. Para o New York Times, ele foi alguém que “demonizou 11 presidentes americanos e por um breve tempo propeliu o mundo até a beira da guerra nuclear”.

Apesar disso, Castro “se tornou uma figura internacional de destaque, cuja importância no século 20 excedeu de longe o que se poderia esperar do chefe de Estado de uma ilha caribenha com 11 milhões de habitantes”, completou o diário nova-iorquino.

O Washington Post, por sua vez, relembrou o estadista revolucionário como “um fanal espiritual da extrema esquerda mundial”, enquanto “seus detratores o viam como um líder repressivo, que transformou Cuba num Gulag de fato”.

AV/afp/ap/efe/lusa/dpa/abr

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

Funeral de Fidel Castro previsto para 4 de Dezembro

O governo de Cuba informa que os restos mortais de Fidel Castro serão enterrados na cidade que foi fundamental para a sua vida e revolução.

No dia 4 de Dezembro terá lugar a cerimônia para o enterro das cinzas no cemitério Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba.

Os cubanos em todo o país serão convidados a prestar homenagem a ex-presidente na segunda-feira e terça-feira, assinando um “juramento solene de cumprir o conceito de revolução”.

Haverá então uma reunião em massa na Praça da Revolução em Havana, onde Castro frequentemente se dirigia a grandes multidões.

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, este Sábado aos 90 anos, na capital, Havana.

À frente de Cuba desde 2006, o Presidente Raul Castro, de 85 anos, tem agora como principal desafio conjugar a sobrevivência da revolução com as reformas para ‘atualizar’ o sistema socialista e retomar as relações com os Estados Unidos.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: euronews

36 Comentários

  1. Espero ver Putin no enterro de Fidel.

    off topic:

    “Discordo totalmente do que você diz; mas [b]morro[/b] pelo seu direito de dizer o que você pensa”

    Essa frase de efeito sempre foi um mote no Ocidente, que sempre se gabou de ser democrático e livre; uma das coisas mais sagradas para a imprensa ocidental sempre foi que todo país democrático deve ter uma imprensa livre. Mas parece que as palavras não combinam muito com o que realmente corresponde às ações da elite ocidental. Não só eles querem censurar o canal RT – que está causando transtornos aos globalistas, como já publicaram uma lista negra de todos os sites considerados “propaganda russa”.

    Essa lista saiu nesse sítio: http://www.propornot.com/p/the-list.html

    Não preciso dizer que essa lista vai me servir para conhecer e visitar vários outros sítios da internet, em busca de outras visões, em busca de outros paradigmas; claro que é importante também ler a imprensa ocidental, mesmo sabendo que ela é propaganda pura. Mas o certo é confrontá-la com esses outros sítios e com a realidade e, partir daí, tirar nossas próprias conclusões – sempre em busca da verdade.

    Agradeço à imprensa ocidental por divulgar essa lista e expandir meus horizontes. Vou ter muitos sítios para ler e me informar, já que a lista é relativamente grande.

    Chris

  2. Fidel morreu com 90 anos, fez história e entrou para a imortalidade … LULA tem hoje 71 anos e em 2018 … terá 73 anos e corre o risco de ser novamente presidente do Brasil e quem sabe… fará um governo melhor como foi antes e este já entro para a história e se imortalizou nos corações dos brasileiros mais humildes e isso ninguém apagará .. assim como é com o Fidel … amado por uns e odiado por outros más uma coisa é certa mesmo depois de mortos ainda ouviremos falar do Fidel com carinho por uns e praguejado por outros … sempre foi assim.
    .
    Karl Marx… muitos falaram e falam mal dele … chegam até escrever sobre as obras dele… quer de bem ou de mal más, até hoje continuam falando de marx e das suas publicações más ninguém se lembra das críticas feitas sobre ele na semana passa e nem daquele que praguejam contra o Marx … más até hoje falam de Karl Marx que faleceu em 14 de março de 1883.
    .
    Olha que nem falei do maior dos maiores socialista de todos os tempos … que foi martirizado a dois mil anos atras na Palestina pelo império romano e os doutores da lei através de uma justiça viciada … a “justiça” da velha elite conservadora daquela época.

    • Segunda as pesquisas a popularidade e o apoio a ele só aumentaram com o circo e espetáculo dos golpistas…pois o efeito saiu o inverso do esperado…o que indica que tentarao de tudo para impedi-lo de concorrer nas próximas eleições pois a vitória será certa…e por isso que querem prendê-lo a todo custo…e extinguir/criminalizar o partido do Pt…

      • Senhor Lucena no outro blog já tem débil mental afirmando que os êxitos alcançados do governo lula só foram possíveis graças ao governo fhc e suas políticas…o governo daquele maconheiro vagabundo apologista de drogas em nada contribuiu para este pais…nem o plano real foi contribuição dele e sim do itamar franco…a quantidade de besteiras e asneiras ditas e impressionante…um ex que ilustra bem isso e que chegam até fazer chacota com a lenda do papai noel o colocando como uma figura fictícia sendo que o papai noel existiu de fato …a lenda e tradição começou de são Nicolau de mira um bispo de patara/Turquia que ficou conhecido por sua caridade aos pobres especialmente com as crianças carentes….que foi canonizado pela sua imensa generosidade e milagres atribuídos…mas um analfabeto desses só pode ser algum flamenguista ou corintiano pra manifestar tamanha ignorância ….o choro e livre caboclada …meu time campeão…Teve outro, um sósia do Pedro de Lara, que chega até a declarar que o Netanyahu foi um estadista e um dos grandes heróis da humanidade…um genocida isso sim que esteve envolvido nas atrocidades mais desgraçadas e absurdas…a falta de vergonha na cara e o cinismo desta gente e algo indescritível ….

      • O Plano Real tem por trás de si verdadeiros economistas, como Clóvis Carvalho, Rubens Ricupero e Paulo R. Haddad; todos reunidos sob Itamar Franco. Evidente que o mérito não é todo de FHC, mas este último teve participação na coordenação dos esforços dessa gente. Foi ele quem assumiu a bucha no final, e seria responsabilizado pelo sucesso ou fracasso. Mas, muito mais inteligente e esperto que a maioria daquele establishment, sabia que o sucesso era certo.

        Itamar Franco foi quem teve a responsabilidade segurar o rojão da então oposição, que se posicionou contra…

        E sim… A “Era de Ouro” dos anos 2000 somente foi possível graças as políticas econômicas adotadas nos anos 90 e a uma situação econômica incrivelmente favorável no período, que providenciaram uma estabilidade como nunca antes se viu na história da República…

        A administração anterior poderia não somente ter capitalizado o Plano Real, como poderia ter feito muito mais com investimentos regrados nos lugares certos ( apenas infraestrutura ). Mas seduziu-se por uma ilusão keynesiana a base de investimentos massivos a fundo perdido… Na real, não precisava fazer mais nada além do que já estava sendo feito, já que o povo de fato trabalha bastante ( ao contrário do que muita gente diz ); e a economia poderia crescer sozinha…

        É uma mentira que brasileiro não trabalha; é provavelmente um dos povos que mais trabalha no mundo. O problema é que o trabalho não rende. E não rende por conta de um sistema econômico burocratizado, que impede investimentos em escala massiva de quem quer que seja.

        E Netanyahu é sim um verdadeiro estadista; como poucos… Só um verdadeiro estadista pra conseguir se equilibrar entre Rússia, EUA e os governos árabes. Aliás, Israel tem uma grande tradição em gerar bons estadistas… Tanto é que ainda existe…

      • Cuba quase não tem crianças,pois sua população com cerca de 10 milhões de habitantes tem uma baixa natalidade.Certamente estão precisando de novos habitantes para substituir aqueles que envelhecem.
        Cuba é um mito da dita esquerda,pois os seus indicadores econômicos são piores que o do outro ditador:Fulgencio Batista.

  3. Fidel, mais conhecido como “el maricon” pelos exilados e perseguidos por esse farsante, sequestrou um país inteiro apoiado na bravata “revolução”, papo furado e infantil

  4. O que a ilha tem?
    Depois de tantos anos continua sendo pobre,atrasada…falta tudo,porém para os seus lideres que vivem vida de nababo não falta nada.E citada por alguns fanáticos e outras almas iludidas,enganadas como modelo.
    Concordo que a mesma é um modelo que não deve ser seguido.
    Como o socialismo demanda fé,crença,apesar dos fiascos, não faltara seguidores.

    • Não sou comunista e discordo de muita coisa em relação à Cuba, mas antes de Fidel Cuba era um puteiro e antro de jogatina da máfia. Parece que é a mesma coisa que os golpistas e o PSDB querem para o Brasil.

      • ““que para sempre ficará marcado na história …

        Tal como ficou Hitler, Mussolini, Stalin, Lênin, Marx…”

        Sim…..

    • Tão marcante que Miami inteira está em festa fazem três dias. E pelo jeito não vai parar tão cedo com a comemoração. Como será que estão as comemorações em Havana? kkkkkk

      • Realmente ficara marcado por algum tempo,pois o vetusto tirano consegui destruir a ilha sem detonar nenhuma bomba.
        Sonho número um da juventude cubana: emigrar (provavelmente para os USA).

  5. Fidel o maior lider socialista revolucionario apos a segunda metade do seculo XX. Comecou a carreira como revolucionario burgues nacionalista mas se tornou socialista quando percebeu que seu aliado, a burguesia cubana, estava sendo usada pelos EUA para depor seu regime. Fez, o que Lula, Allende e Chaves/Moreno nunca entenderam: Desapropriou a burguesia, fe-la correr a nado para Miami, com seus puxa sacos a pequena burguesia cubana e a Mafia.

      • Se alguem destruiu Cuba foi os EUA que depois que o robou da Espanha, fez dele um antro de protistuicao, cassinos e centro de trafico de heroina e coccaina para os EUA, tudo sob o controle da Mafia. Ainda me lembro lendo os jornais de 1950, os dois paises mais pobres do mundo em renda per capita era Cuba e Haiti. Os dois paises com mais alto indice de mortalidade infantil. Cuba e Haiti com maior numero de analfabetos, Cuba e Haiti. Agora compara os padroes de vida de Cuba e Haiti, Haiti continua la embaixo

      • Não minta JOJO. Aqui não tem neófitos. Assim até vc passa a contar com a mesma avaliação que tem seus demais alinhados. Vc era o último que escapava da mácula que persegue todo esquerdista: a falta de honestidade intelectual.

        “_RR_
        27 de novembro de 2016 at 9:59

        Antes da revolução fidelista, 3/4 dos cubanos já eram alfabetizados e o sistema só melhorava. E o mesmo pode ser dito do sistema de saúde, bastante abrangente para os padrões da época… Tudo o que o regime fez foi dar prosseguimento a esse processo de melhora… A questão é o que restou desse sistema hoje após a hecatombe soviética, já que Cuba sempre foi dependente de seu comércio com o Pacto de Varsóvia para manter esse estado imenso criado após a revolução.

        No período pré-revolucionário, a economia cubana era dona da maior renda per capita da América Latina ( maior que a de muitos países europeus ). Grandes centros como Havana eram pujantes; e a produção agrícola era modelo… Hoje, importa mais de 80% de tudo o que come…”

  6. Fidel,Marx,Lula comparar com Deus é muita insanidade,estamos falando de um assassino que era Fidel,Marx um desocupado sustentado pela mulher que deixou seus filhos morrer de fome,Lula um vagabundo de 9 dedos encostado porque isso já lhe rendia aposentadoria desde muito sedo sendo que isso não da aposentadoria para trabalhadores comum,um câncer desde jovem mantido as custas do povo,hoje mais ainda visto que ele e seus familiares gozam de toda as benécias do dinheiro do povo,agora Jesus pregou o amor fraternal nunca matou mas sim deu foi vida e com abundância.Que Deus tenha piedade de todos nós que estamos sitando seu santo nome em vão,Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

  7. “Não há fracasso maior do que comemorar a morte daqueles que não puderam ser vencidos em vida.”

    Cuba:
    2014 Life expectancy at birth, total (years) 79.4
    2015 Youth literacy rate, population 15-24 years, both sexes (%) 99.9
    2015 Adult literacy rate, population 15+ years, both sexes (%) 99.7
    2016 IDH 0.77
    2013 GDP per capita (current US$) 6,789.8
    Brasil
    2014 Life expectancy at birth, total (years) 74.4
    2015 Youth literacy rate, population 15-24 years, both sexes (%) 92.6
    2015 Adult literacy rate, population 15+ years, both sexes (%) 98.9
    2016 IDH 0.76
    2015 GDP per capita (current US$) 8,538.6
    USA
    2014 Life expectancy at birth, total (years) 78.9
    2015 Youth literacy rate, population 15-24 years, both sexes (%) NÃO TEM DADOS
    2015 Adult literacy rate, population 15+ years, both sexes (%) NÃO TEM DADOS
    2016 IDH 0.92
    2016 GDP per capita (current US$) 55,836.8

Comentários não permitidos.