Morte de Fidel Castro atrai atenção para políticas de Trump sobre Cuba

O presidente norte-americano Barack Obama ofereceu uma “mão amiga” aos cubanos neste Sábado após a morte de Fidel Castro, enquanto seu sucessor, o republicano eleito Donald Trump, reagiu no Twitter declarando apenas “Fidel Castro está morto!.”

Trump, que assume a presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro, insinuou durante a campanha que o desrespeito à liberdade religiosa em Cuba poderia fazer com que ele revesse o acordo de Obama para abrir relações com o antigo adversário da Guerra Fria após quase meio século de afastamento.

Obama disse que a morte de Fidel Castro mexe com as emoções de cubanos e cubano-americanos devido às “incontáveis maneiras” com que Castro “alterou o curso de vida de indivíduos, famílias e da nação cubana”.

“Neste momento de morte de Fidel Castro, estendemos uma mão amiga à população cubana”, disse Obama, oferecendo condolências à família de Castro, mas acrescentando que sua administração “trabalhou duro para deixar o passado para trás”.

Os republicanos esperam para ver o que Trump, um milionário empresário conhecido por seu jeito não-convencional de tratar a política, irá fazer a respeito de Cuba assim que ele sentar na cadeira da presidência.

Em um evento de campanha em Miami em setembro, Trump prometeu reverter a política de Obama em Cuba a não ser que líderes cubanos permitissem “liberdade política” e libertassem prisioneiros políticos.

“O próximo presidente pode reverter isso, e é o que eu farei a não ser que o regime Castro cumpra nossas demandas”, disse Trump a apoiadores.

Uma série de políticos majoritariamente republicanos e cubano-americanos tem trabalhado ao longo dos anos para manter as restrições no comércio e deslocamento com Cuba. Alguns republicanos chegaram a romper com a ortodoxia do partido ao apoiar as reformas de Obama, atraídos pelos benefícios econômicos que a medida trouxe.

Mas muitos deles mostraram irritação com as mudanças, argumentando que o governo cubano ainda é muito repressivo para que os EUA retirem as restrições. 

O senador pela Flórida Marco Rubio, que concorreu contra Trump pela nomeação republicana para a presidência, disse que Fidel transformou Cuba em “uma empobrecida prisão insular”, onde dissidentes eram rotineiramente presos e mortos.

“O ditador morreu, mas a ditadura ainda não”, disse Rubio em comunicado. “O destino de Cuba depende do povo cubano e mais do que nunca agora o Congresso e a nova administração devem ficar ao lado deles contra os brutais governantes daquele país, e apoiar o esforço da população para conquistar liberdade e direitos humanos básicos.”

Ileana Ros-Lehtinen, uma deputada republicana que fugiu de Cuba quando criança, disse à emissora de televisão CNN que a morte de Castro nada muda no país.

“Nós perdemos nosso país-natal para o comunismo”, disse Ros-Lehtinen. “Eles comandam Cuba com punhos de ferro.”

O líder da maioria no Senado norte-americano, Mitch McConnell, disse esperar que Raúl Castro “vire a página” a respeito da opressão. “Liberdade e democracia estão muito atrasados em Cuba”, disse em comunicado.

Enquanto isso, o vice-presidente eleito dos EUA, Mike Pence, afirmou no Twitter que “o tirano Castro está morto. Nova esperança nasce. Apoiamos o oprimido povo cubano que busca uma Cuba livre e democrática. Viva Cuba Libre.”

Por sua vez, Trump afirmou que sua administração “fará tudo o que puder” para ajudar a apoiar a liberdade e a prosperidade do povo cubano assim que ele assumir a presidência norte-americana.

“Apesar das tragédias, mortes e dor causadas por Fidel Castro não poderem serem apagadas, nossa administração fará tudo o que puder para assegurar que o povo cubano possa finalmente começar sua jornada em direção à prosperidade e liberdade”, disse Trump em comunicado.

“Enquanto Cuba continua sendo uma ilha totalitarista, é minha esperança que a data de hoje marque um passo para além dos horrores vividos por tanto tempo e para um futuro em que o povo cubano possa finalmente viver a liberdade que tanto merece”, acrescentou Trump.

Roberta Rampton

Idrees Ali

Foto: AP – Presidente Barack Obama em um gesto ao Presidente Raul Castro de Cuba, durante uma conferência de imprensa na sequência de uma declaração conjunta em Havana, Cuba, em 21 de Março.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

18 Comentários

    • Para os cubanos será mais um FDP na casa branca que os cubanos terão que encarar .. para quem encara furacão … será café pequeno o principiante a Hitler .
      .
      Uma pequena ilha no Caribe que dá para o mundo um exemplo a altivez e a determinação de uma nação que constantemente é atacada pelo sistema maléfico mundial … basta vê os seguidores desse sistema..tudo. produto patético da lavagem cerebral pela mídia presunçosa e hipócrita e arcaica .

    • Trump é tão bom político que mal tomou posse e já se livrou de um estorvo que atrapalhou sua nação por décadas. kkkkk. Isso que é competência! 🙂

  1. Abaixo assinado mundial para incluir Cuba à União Econômica Eurasiática!

    Cuba poderia fazer parte da Grande Rota da Seda. Cuba tem um povo instruído, saudável e poderia contribuir muito. Ao mesmo tempo, a entrada de Cuba à UEE propiciaria o desenvolvimento econômico de que Cuba necessita.

    Vamos divulgar, vamos repercutir.

    • O Trump ( O aprendiz a Hitler ) … deveria se preocupar com o futuro do pais dele … caso ocorra a recontagem dos votos e se comprovar que houve marmelada.. como aquela na eleição do W.Buhs … veremos muitos moradores da Florida fazendo a viagem oposta de Miami para Havana .. refugiados de guerra.
      .
      Corre na imprensa social que há movimentação de comandos ( mercenários ) … vindo do Golfo Pérsico dos Emirados Árabes Unidos pela Reflex Consultoria de Gestão e Respostas (RRMC) para garantir que a posse do Trump ocorra sem problemas … isso sem falar da Ku Klux Klan ( KKK) .
      .
      Todo povo merece o tipo de elite que eles tem.. no caso dos americanos .. sai de cena a elite sionista e entra a elite nazista ( seis por meia dúzia ) que nem lá na Ucrânia e países bálticos ….. muitas praças americanas prometem virar uma Maidan

    • Muito bem citado, Lucena!

      Esperemos agora que a herança e as riquezas acumuladas pelo finado Fidel Castro sejam distribuídas (tal como fez Jesus com os pães) para toda população Cubana.

      Sds.

    • A diferença era que Jesus multiplicou o pão, o peixe, distribuiu vinho e ficou com um pouco pra ele. O fidel pegou uma nação sustentável empobreceu e depois dividiu a miséria igualmente, exceto pra ele que bebeu bastante vinho e viveu uma vida nababesca. Tanto que em Cuba existia bastante carros nos anos anteriores a 1950 que estão rodando até hoje lá porque não tiveram grana pra comprar mais com os ladão comunista mandando. Comunista não haje como Jesus que era um servo do povo, comunista haje como comunista se apossando de tudo escravizando o povo.

      • Comunista não age como Jesus que era um servo do povo, comunista age como comunista e se serve povo. corrigindo esse haje ficou bom assim também kkk

    • Pena que Fidel NÃO REPARTIU os 3,2 BILHÕES DE REAIS que amealhou as custas do suor de seus milhões escravos cubanos. kkkkkkkkk. Comunista citar Cristo é o mesmo que Cristãos citarem Maomé. 🙂

    • Fidel, o Blasfemo, tomou o pão dos cubanos, repartiu benesses entre seus militares terroristas narcotraficantes e seus puxa-sacos, transformou um país próspero num campo de concentração miserável, matou ou expulsou centenas de milhares de pessoas de Cuba, fez o milagre do enriquecimento ilícito próprio, promoveu o terrorismo e guerras civis na América e na África, e encontra gente que lhe incense a alma, em chamas nos carvões do inferno.

      • O inferno está em festa mais uma de seus grandes representantes a casa torna,está semana vai ter charuto Cubano de graça.Aqui na terra ficamos nós na esperança de que os milhões de Cubanos que vivem nos EUA retornem a Cuba e façam na uma nação de pessoas livres e próspera.

  2. Deixa de conversa o cara já era rico.Com o poder formou uma fortuna imensa,tinha uma ilha,carros,barcos,viagens, seguranças,armas, mulheres,charutos,bebidas,comida,andava de adidas e todas vontades feitas.Quem gosta dele,deveria de sair daqui e morar lá em Cuba. Eu aposto que se os que dizem ser comunistas, aqui no Brasil forem para lá agitar já estavam no paredão,há tempos.

  3. Para que Cuba fosse um lixo (podre seguramente) teria que ter a violencia do Brasil, algo que não sucede, teria que ter o povo doente e analfabeto do Brasil (são um povo sadio e educado) e teria que ter um IDH igual ou pior que o Brasileiro. Porém sobretudo teriam que ser um povo lacaio como o brasileiro, algo que não sucede.

    Cuba em 2 décadas vai estar bem evoluida, se trabalha bem, já o Brasil vai estar na mesma M.

  4. cuba será agora novo Haiti terá que se esquecida vez povo de la aprende comunista não presta cuba tem se varrida do Mapa como tb Haiti se esquecida .

  5. ……………o problema de Cuba não foi Fidel e a revolução mas tão somente o embargo que os ianques impuseram ao regime socialista…agora Cuba poderá trabalhar na Rota da Seda junto à China e Rússia sem temer o dito cujo embargo….caberá ao Raul Castro partir logo pra iniciativa…………….

    • SONHAR NÃO CUSTA NADA – NÃO SE PAGA PRA VIVER. Essa história dos embargos já foi imensamente discutida por aqui e todos sabem que os embargos eram somente para empresas americanas. Logo, quem afundou cuba foi a ditadura dos castros travestida de socialismo. Assim como fizeram na Venezuela. Só não vê quem não quer.

Comentários não permitidos.