Morre Fidel Castro – “O último revolucionário”

Líder da Revolução Cubana e uma das personalidades mais carismáticas e controversas do século 20 falece aos 90 anos em Havana. Corpo será cremado, anuncia presidente Raúl.

O histórico líder cubano Fidel Castro morreu aos 90 anos, informou neste sábado (26/11) seu irmão, o presidente do país, Raúl Castro, num discurso transmitido pela televisão estatal.

“Com profunda dor é que compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de Novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, disse Raúl Castro, visivelmente emocionado.

O presidente cubano acrescentou que o corpo do líder histórico será cremado nas primeiras horas deste sábado, segundo sua “vontade expressa”, e que nas próximas horas divulgará ao povo a “informação detalhada sobre a organização da homenagem póstuma a Fidel”.

Como cabeça da Revolução Cubana, Fidel Castro foi uma das personalidades mais carismáticas e controversas do século 20 e era a última grande figura do comunismo ocidental.

Fidel Castro ao lado de Ernesto “Che” Guevara durante uma parada militar em Cuba em 1960.

“O último revolucionário”, como era chamado pelos seus admiradores, liderou Cuba durante 49 anos, até passar o poder ao irmão mais novo, Raúl. Mesmo afastado, continuou exercendo influência e marcando a identidade coletiva do país.

Fidel foi, ao lado de Ernesto “Che” Guevara, o principal líder da Revolução Cubana, que em janeiro de 1959 encerrou o regime de Fulgêncio Batista, um aliado dos Estados Unidos.

Em 1961, declarou Cuba um Estado comunista, e os EUA cortaram relações diplomáticas com Havana, uma situação que se prolongou até 2015. Apenas em março de 2016, Barack Obama tornou-se o primeiro presidente dos EUA no cargo a visitar a Cuba em 88 anos. Já o embargo econômico dos EUA a Cuba, iniciado também em 1961, dura até hoje.

Fidel decidiu afastar-se do poder devido a problemas de saúde em 31 de julho de 2006, quando delegou a liderança do regime cubano ao irmão Raúl, cinco anos mais novo, de forma provisória. Em fevereiro de 2008, a transferência de poder foi oficializada.

As últimas imagens de Fidel são de 15 de novembro de 2016, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. A última vez em que foi visto num ato público foi no dia 13 de agosto, por ocasião da comemoração de seu 90º aniversário, num evento no Teatro Karl Marx, em Havana.

Naquela ocasião, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Desde seu aniversário, recebeu também em sua residência outros líderes, como o presidente do Irã, Hassan Rohani; de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; e os primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe; da China, Li Keqiang, e Argélia, Abdelmalek Sellal.

AS/efe/lusa

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

Fidel Castro, o herói e ditador de Cuba

Ele comandou Cuba por 49 anos, mais tempo que qualquer não monarca no século 20. Para uns, será lembrado como o líder que tornou a nação um modelo de saúde e educação. Para outros, foi um ditador e inimigo da democracia.

Fidel Castro podia fazer discursos que duravam horas. Às vezes, o carismático revolucionário prendia seu público durante cinco, até sete horas. Seu alvo favorito nunca mudou, e até o fim da vida ele foi um incansável crítico do arqui-inimigo: os Estados Unidos da América.

“A multinacionais yankees jamais renunciarão ao controle das terras, das águas, das minas, dos recursos naturais de nossos países”, escreveu o ex-chefe de Estado, de governo, do Exército e do Partido Comunista – o único oficialmente reconhecido – na edição de 16 de abril de 2012 do Granma, o órgão oficial do partido.

Fidel, como é chamado por muitos cubanos, escolheu cedo lutar pelo socialismo e lutou toda a vida pelo seu ideal de justiça e pela independência de Cuba. Ele nutria ódio às nações industrializadas e sua ordem econômica capitalista.

De advogado a líder rebelde

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu em 1926, em Birán, no leste de Cuba. Alguns historiadores citam 1927 como o ano de nascimento. Ele e seus seis irmãos cresceram num ambiente abastado. Depois de estudar Direito, Fidel se estabeleceu como advogado em Havana. Sua clientela seria composta principalmente por habitantes dos bairros mais pobres. Ele já atuava politicamente nos tempos de universitário, chegando a se candidatar em 1952 às eleições parlamentares. Mas as votações não chegaram a acontecer devido ao golpe de Estado promovido por Fulgencio Batista.

A partir desse momento, Fidel passou a ter como sua principal meta derrubar o ditador, reunindo em torno de si pessoas com essa mesma intenção – entre elas, Ernesto “Che” Guevara. As tentativas promovidas pelo exército rebelde de Fidel fracassaram em 1953 e 1955, e o comandante en jefe foi forçado a fugir para as montanhas.

“Quando Castro anunciou que derrubaria Batista, as pessoas pensavam que ele não estava muito bem da cabeça”, afirma Volker Skierka, jornalista alemão e autor de uma biografia sobre o “máximo líder”. Foi então que aconteceu o triunfo que o transformou num libertador, aos olhos de muitos cubanos e de seus seguidores. Batista fugiu da ilha. Em 1° de janeiro de 1959, Castro proclamou o triunfo da revolução e chegou ao poder na nação caribenha, consolidando-o, a partir de então, de forma contínua.

Cuba de Fidel

Marcha triunfal dos rebeldes liderados por Fidel Castro em Havana, em 1959.

Com seus planos socialistas, Fidel atraiu repetidamente contra si a ira dos Estados Unidos – encontrando aliados no chamado bloco comunista, incluindo a Alemanha Oriental. De acordo com estimativa do Ministério alemão do Exterior, cerca de 30 mil cubanos estudaram ou trabalharam na Alemanha, especialmente na antiga Alemanha Oriental.

A União Soviética apoiou Cuba, a princípio financeiramente, e em 1962 também estacionou mísseis de médio alcance na ilha. Os EUA responderam prontamente, mas a chamada “crise dos mísseis de Cuba” conseguiu ser superada sem a temida guerra nuclear.

No entanto, o embargo comercial dos EUA a Cuba, que entrou em vigor naquele mesmo ano, ainda pesa sobre a relação entre os dois países – e sobre a economia da nação caribenha. Após o colapso da União Soviética, a situação econômica de Cuba voltou a piorar devido à dependência dos recursos vindos de Moscou.

Desde o início, Fidel investiu continuamente nos sistemas estatais de educação e de saúde. Até hoje, são considerados os melhores da região. Mas, ao mesmo tempo, negou a seu povo a liberdade de expressão e de informação, mandou opositores políticos para a prisão e “acertou as contas de forma implacável com seus inimigos”, como definiu o ex-embaixador alemão em Cuba, Bernd Wulffen.

“Fidel Castro ficará em nossa memória como aquele que mandou prender centenas de pessoas apenas devido a suas pacíficas atividades políticas”, ressalta Maja Liebing, especialista em Cuba da seção alemã da Anistia Internacional. Ela lembra que centenas de milhares de cubanos deixaram a ilha por causa da política de Fidel.

Para o consultor financeiro alemão Hans-Olaf Henkel, detentor de diversos prêmios por seu engajamento social e econômico, Fidel era um exemplo na década de 60, por causa de sua coragem. “Se ele tivesse se tornado um democrata, as pessoas construiriam monumentos para ele no mundo inteiro”, afirma.

Ernesto “Che” Guevara e Fidel Castro em 1961, ainda nos primeiros anos após o triunfo da Revolução Cubana.

Quase meio século no poder

Após adoecer gravemente, em julho de 2006, Fidel se retirou da política e, em 2008, entregou formalmente a liderança do Estado a seu irmão Raúl Castro. Fidel permaneceu 49 anos no poder – nenhum outro não monarca governou por mais tempo uma nação no século 20.

Raúl Castro, que foi eleito em 2008 pelo Parlamento como o novo presidente dos conselhos de Estado e de Ministros e, depois, como secretário-geral do PCC, começou lentamente a abrir o país. Como consequência dessa abertura, em julho de 2015, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a normalização de suas relações diplomáticas e a abertura de embaixadas após mais de 50 anos sem laços diplomáticos. Em 20 de março de 2016, Barack Obama se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício do cargo a visitar Cuba em 88 anos.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

A vida de Fidel Castro

Mesmo após abdicar do poder, Fidel Castro permaneceu sendo uma presença marcante. Não só em Cuba: admirado ou atacado, o líder revolucionário merece integrar a seleta galeria dos grandes mitos da política mundial.

Educação jesuítica

Esta foto data de 1940, época em que Fidel Castro estudava no Colégio de Dolores, dirigido por jesuítas. Aos 14 anos, ninguém poderia prever como transcorreria sua biografia. Ainda assim, ele se destacava entre seus companheiros em Santiago de Cuba, sobretudo pela inteligência e aptidão oratória.

Aluno destacado

Nascido no povoado cubano de Birán em 13 de agosto de 1926, Fidel Castro Ruz queria chegar longe. Seus pais, imigrantes da Galícia, eram bem estabelecidos, e Fidel desfrutou de uma boa educação. Esta foto é de 1945, quando finalizou o bacharelado. O anuário do colégio o descreve como um “aluno destacado e bom esportista”. Cinco anos mais tarde, formava-se como advogado.

Luta contra Batista

Sua candidatura como deputado, em 1952, foi frustrada pelo golpe de Estado do general Fulgencio Batista. Tendo tentado combatê-lo nos tribunais, Castro logo passou à luta armada. Depois do assalto fracassado ao quartel de Moncada, da prisão, anistia e temporada no exterior, ele retornou clandestinamente a Cuba. Em Sierra Maestra, onde começou a luta de guerrilhas, foi tirada esta foto, em 1958.

A Revolução triunfa

Vitórias dos guerrilheiros custaram a Batista o apoio militar e o forçaram a fugir. Em 1º de janeiro de 1959, a Revolução celebrava vitória. No mês seguinte, Castro foi nomeado primeiro-ministro pelo novo presidente, Manuel Urrutia. Devido a diferenças com o líder revolucionário, ele renunciou em meados do ano, sendo substituído em Havana por Osvaldo Dorticós, que confiou o poder a Fidel Castro.

Baía dos Porcos

A tensão entre Cuba e os EUA aumenta à medida que as desapropriações na ilha afetam os interesses americanos. Washington responde com embargo amplo, e em 3 de janeiro de 1961 rompe relações diplomáticas com Havana. Em abril, 1.500 exilados cubanos apoiados pela CIA desembarcam na Baía dos Porcos, com o intento de derrubar Castro. Este dirige a contraofensiva, e a invasão fracassa após três dias.

Crise dos mísseis

“Não sei se Fidel é comunista, mas eu sou fidelista”, dizia Nikita Krushchev em 1960. Moscou reatou relações diplomáticas com Cuba, interrompidas desde 1952, e incrementou seu apoio. A descoberta pelos EUA de bases nucleares soviéticas na ilha desencadeou a “crise dos mísseis”. A URSS só cedeu com a promessa de John Kennedy de não invadir Cuba e também de desmontar as bases americanas na Turquia.

Laços na América Latina

O episódio da Baía dos Porcos acelerara a proclamação do caráter marxista-leninista da Revolução Cubana. Em resposta, a OEA expulsou de suas alas o país, isolando-o. Mas não indefinidamente, pois a esquerda avançava em outros Estados da América Latina. Em 1971, Fidel Castro foi recebido pelo presidente chileno Salvador Allende (foto), que dois anos mais tarde seria derrubado por Augusto Pinochet.

Hora de Perestroika

A ascensão de Mikhail Gorbatchov ao poder, em 1985, marcou uma nova era em Moscou, de Glasnost e Perestroika. A “Cortina de Ferro” começou a ser perfurada, até se despedaçar; o império soviético acabou por cair. Sem sua principal base de sustento no exterior, Cuba precipitou-se em aguda crise. Milhares tentaram fugir para Miami em botes precários. Para muitos, era certo o fim do regime castrista.

Visita papal

Um decreto do papa Pio 12 proibia a todos os católicos apoiar os regimes comunistas. Em consequência, o Vaticano havia excomungado Fidel em janeiro de 1962. Com o fim da Guerra Fria, contudo, chegou também o momento da reaproximação. Em 1996, Castro visitou João Paulo 2º, que lhe retribuiu a visita dois anos mais tarde, num gesto considerado histórico.

Jimmy Carter em Cuba

Houvera poucos momentos de distensão em Washington e Havana desde1962, quando os EUA impuseram seu embargo comercial, econômico e financeiro a Cuba. Um dos poucos sinais nessa direção foi a viagem do ex-presidente americano Jimmy Carter em 2002, com o fim de encontrar pontos de aproximação. Mas seus esforços tampouco trouxeram mudanças substanciais a Havana.

Nova cara da Revolução

A partir da década de 90, Cuba deixou de ser vista como perigosa exportadora de revoluções. Com a estrepitosa queda do Bloco Soviético, as ideologias de esquerda naufragavam. Mas, na Venezuela, assumiu ao poder um dirigente disposto a propagar o que denominava de “Revolução Bolivariana”: Hugo Chávez, admirador declarado de Fidel, ofereceu a Havana respaldo efetivo, além de apoio econômico.

Entrega de poder

A enfermidade forçou Fidel a abandonar o poder formal, que entregou nas mãos do irmão Raúl Castro. Tudo para evitar uma guinada radical num sistema que – apesar de todos os avanços na educação e saúde – cobrava de seus cidadãos o alto preço da repressão e perda de liberdade. Enquanto apontavam os primeiros vislumbres de mudança, Fidel Castro ia se despedindo, embora defendendo sua visão até o fim.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte:DW

 

 

 

 

 

 

 

54 Comentários

      • Pois é Máquina… libertou cuba de um tirano e se tornou o próprio, se apropriando do país para ele e sua família.
        Essa é a história de quando uma boa causa se torna um problema maior…

      • Esse regime, como alguns outros, serviu ao seu propósito para o fomento da indústria militar americana. Nada é por acaso meu amigo tanto que quem forneceu armas para Fidel derrubar Batista foram justamente os EUA…. ou vc acha que desde a queda da URSS não poderiam ter varrido este de cuba? No entanto o mantiveram “ad eternum” fazendo seus próprios julgamentos e execuções sem ser questionado … ou vc tb acha que Gantanamo foi usada pelos EUA por questões logísticas? … onde o direito internacional não alcança tudo se pode.
        Todos servem aos seus propósitos…. o Tio Sam agradece!

  1. É o fim de uma era. Pena que muitos brasileiros ainda seguem idiotizados pela ranço ideológico. Vivem em 1960, não evoluem.

    • Uma data GLORIOSA para a liberdade no mundo. Se nos libertamos da presença desse crápula, então já evoluimos muito. Certas figuras são um peso para a humanidade, ainda que mortos-vivos. CREMEM, CREMEM, CREMEM… e joguem os restos na fossa das Marianas.

  2. Um grande guerreiro da guerra fria .. combateu o bom combate.. a verdadeira guerra santa ! .. o El COMANTE …guardou os seus ideais revolucionário e a sua fé nas causas sociais … não se acovardou como muitos generalzinhos da America-latina .. hoje se encontra no reino dos valentes … ele não permitiu que a sua pequenina ilha ..a CUBA .. se apequenasse e nem se curvasse ao grande império do mal … bem ao lado deles … que ainda é sede internacional do sistema devorador de pessoas e destruidora de nações.

  3. “Renato de Mello Machado 26 de novembro de 2016 at 8:57
    Graças a Deus! Já foi tarde,esse assassino.”

    Estes são os nossos “conservadores” de direita…rs ….analfabetos religiosos que blasfemam e usam a palavra de Deus em vão …por favor não usem a palavra de Deus para comemorar a morte de alguém aqui…

    • Pois é máquina … lembrando que o Fidel morreu velho …. viveu muito bem diga-se de passagem , fez na vida muita coisa que muito neofascista não terá capacidade de um dia vivenciar … como o Fidel viveu … morreu em casa cercado de amigos e com uma história de vida que muitos idiotas da direita não teria condições de ter ..

    • É Troll, isso é só o resumo do caráter dessa gente. Tem um vídeo da Hillary Clinton rindo por causa da morte e linchamento do Kadafi. Muitos desses aí comemoraram junto com ela.

      Quando os EUA assassinam, matam, torturam, tiram o sustento de milhões, eles não se importam.

      • Senhor professor trata-se de uma mesma gente que está por trás de mercenários genocidas que decapitam crianças …o que o senhor esperava?!…rs….

    • Antes da Revolução cubana , Cuba era uma ilha particular de estrangeiros mafiosos onde a prostituição e o submundo reinava …o pais era governado por um dos regimes mais sanguinários e malditos que já existiu na história da humanidade …

      • Defina MORAL, pois esta palavra saindo da boca de vcs socialistas não faz sentido algum. Agora, PUTEIRO, faz todo sentido. É no que vcs transformam as nações em que passam a esmagar.

  4. Vai tarde, tarde até demais. Não sei como alguns vivem tanto tempo falando e fazendo tanta besteira. Lamentavel sua existencia e aos milhares que foram mortos devido a ela!

  5. a revolução cubana foi consequência do regime Fugencio batista…de um regime corrupto, tirano, autoritário, atroz e genocida… fantoche de estrangeiros mafiosos..portanto a revolução cubana foi algo legítimo e necessário …Viva Fidel…VIVA LA REVOLUCION….vc para sempre estará em nossos corações ….

    • “regime corrupto, tirano, autoritário, atroz e genocida… fantoche de estrangeiros mafiosos..portanto a revolução cubana foi algo legítimo e necessário”. Kkkk

      Mas é tudo o que o regime cubano do barbudo se tornou! Isso que é relativismo moral das esquerdas. Quando eles matam, roubam, traem e abrem as pernas pros estrangeiros (união soviética), se acham revolucionários, quando sai os outros que fazem, são reacionarios.

  6. “Em dezembro de 2011, Fidel Castro foi incluído no Guinness Book of Records como um homem, que sobreviveu ao maior número de tentativas de assassinato; 638…

    Em 167 casos, os participantes de conspirações foram presos e levados ao julgamento; alguns deles foram transferidos para autoridades judiciais de outros países. Segundo relatos, a maior parte das tentativas de assassinato foi preparada pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) na época, quando Fidel Castro assumiu o cargo de Presidente de Cuba.

    Desde os famosos cigarros explodindo até pílulas envenenadas, ocultas em um frasco de creme frio, a CIA e os grupos de exilados cubanos passaram quase 50 anos planejando maneiras de matar Fidel Castro, no entanto, eles não conseguiram fazê-lo.”

    ————————–

    Esse aí,
    apesar do Tio Saan tentar de todos os jeitos abreviar-lhe a vida, só se foi quando chegou sua hora e o anjo do Senhor apareceu e tocou em seu ombro esquerdo…

  7. De charuto envenenado a canetas tóxicas: os planos dos EUA para matar Fidel

    De rifles de alta potência até comprimidos envenenados, passando por canetas tóxicas e a contratação de assassinos profissionais, estes foram alguns dos métodos que teriam sido utilizados pelos Estados Unidos na tentativa de se livrar de Fidel Castro, o líder cubano, incômodo à política americana de ampliação da influência que exercia na região.

    Nas últimas décadas, as tentativas de assassinato de Fidel vêm sendo objeto de análises e especulações. O fato de algumas dessas tentativas ainda permanecerem sem comprovação só colabora para fortalecer ainda mais a imagem heroica de Fidel, que como líder de uma pequena e frágil república caribenha, se opôs com ferrenha determinação ao vizinho gigante e todo poderoso do norte

    Um dos homens que teve a missão de cuidar da segurança de Fidel Castro durante anos, o ex-chefe do serviço secreto cubano Fabián Escalante, escreveu um livro no qual detalha 634 maneiras usadas pelos adversários de Fidel na esperança de assassiná-lo.

    Igualmente, o documentário produzido em 2006 pela TV britânica Channel 4, “638 Ways to Kill Castro” (638 Maneiras de Matar Castro, em tradução literal em português) lista casos que vão desde charutos explosivos até mulheres fatais. Entre os que poderiam ter interesse na eliminação de Fidel, o documentário inclui a CIA, o serviço secreto americano, e alguns cubanos que vivem exilados nos Estados Unidos.

    Entre os documentos oficiais, destaca-se um dossiê de 1975 preparado por uma comissão do Senado americano. A comissão, apelidada de Comitê Church, diz ter encontrado provas concretas de pelo menos oito complôs envolvendo a CIA para assassinar Fidel Castro, entre os anos 1960 e 1965.

    Muitas iniciativas citadas seguem sem confirmação, porém o que se sabe com toda certeza é que nenhuma delas foi bem sucedida.
    Fidel sobreviveu à vários atentados graças à fidelidade de seus gurdas costa e a Rússia.

    • Isso é mito. Não quiseram de fato mata-lo. Até porque isso não era tão dificil assim. Mas pra que? Sai um tirano e entra outro pior. O povo é que tem que aprender a se defender sozinho de seus escravizadores. Aqui já começamos no nível municipal. Logo será no nível federal. Acredite: NINGUÉM, NINGUÉM é inalcansável. Sei o que falo. Ele durou porque estava a serviço de forças maiores que ele. Senão, já tinha rodado á décadas.

  8. Tirano e Ditador ! Se fosse tão amado pelo seu povo, não haveria milhares de cubano exilados e refugiados espalhados pelo mundo e não haveria milhares deles comemorando sua morte nas avenidas da Florida.

    • A revolução cubana foi legítima e necessária …sem ela Cuba hoje ainda estaria sob o domínio de estrangeiros corsários/exploradores acomunados com um regime ainda mais atroz e maldito…sem a revolução cubana o povo Cubano teria ficado numa situação muito pior..

      • Potência olímpica …Melhor medicina da América latina….cada família tem seu médico pessoal…a melhor educação da América latina com zero de analfabetismo…com nenhum analfabeto bem diferente de uma certa repúbliqueta de bananas……….e o que o regime do Fudencio Batista tevê/fez de bom!?….vc é a prova de um sistema educacional vagabundo, falho, pobre e omisso senhor diego…

      • Antes da revolução fidelista, 3/4 dos cubanos já eram alfabetizados e o sistema só melhorava. E o mesmo pode ser dito do sistema de saúde, bastante abrangente para os padrões da época… Tudo o que o regime fez foi dar prosseguimento a esse processo de melhora… A questão é o que restou desse sistema hoje após a hecatombe soviética, já que Cuba sempre foi dependente de seu comércio com o Pacto de Varsóvia para manter esse estado imenso criado após a revolução.

        No período pré-revolucionário, a economia cubana era dona da maior renda per capita da América Latina ( maior que a de muitos países europeus ). Grandes centros como Havana eram pujantes; e a produção agrícola era modelo… Hoje, importa mais de 80% de tudo o que come…

        “…cada família tem seu médico pessoal…”

        Que…?

      • kkkkkkkkkkk. Esse não conhece a realidade dos caribenhos. Dá uma voltinha em havana e depois uma em San Juan, capital de Porto Rico e deixe de ser mentiroso contumaz.

  9. Já vai tarde paro o inferno.
    Com tantas mortes e atrocidades nas costas vai arder por anos a fio nas maos do Capeta
    Ontem conversei com um cubano refugiado no Brasil
    Quer ir para os USA
    A opiniao e o relato sobre a situacao em CUBA é a pior possível
    Seus antepassados foram fuzilados por FIDEL O GRANDE COMANDANTE E CRUEL ASSASSINO

  10. Notem como estas revoluções marxistas sempre surgem por causa de regimes/governos atrozes e desgraçados “apoiados pelos eua”….notem também como esta gente sempre está por trás de regimes sanguinários como os do sadan hussein…

    • Todas essas revoluções marxistas ocorreram tanto em países ocidentais e não ocidentais, quer fossem ou não apoiados pelos EUA… O movimento revolucionário de viés marxista é anterior a própria Guerra Fria; anterior até mesmo a ascensão dos EUA como potência… Se pegarmos todo o movimento revolucionário humano, desde a sua origem, veremos que ele é anterior até mesmo aos EUA…

      Saddan Hussein era unha e carne com a URSS… Mas seu regime esteve sempre dentro do contexto árabe; do jogo de poderes daquele pedaço de mundo. E nisso valia tudo…

  11. pequena e insignificante cuba; fez e faz muito barulho para o seu tamanho.além de possuir muitos medalhistas olimpicos, ainda participou de guerras de libertaçao na africa enfrentando contingentes da africa do sul

    • Embargos dos yankes e aliados que causaram tanta pobreza em Cuba alguém discorda.
      Se não fosse a familia castro, Cuba seria o que Brasil é hoje a casa da mãe juana colonizadores saqueando o quanto quiserem e ditando as regras (me lembrei do NIOBIO e Petroleo BR saqueados )
      Enfim se voçe parar para raciocinar Castro fez mais bem aos cubanos que mal.Quero diz que não sou lado direita nem esquerda ha ha sou simplesmente livre,liberto da alienação.

      • Os maiores inimigos dos Latino Americanos são os próprios Latino Americanos.
        Os americanos sozinhos não fazem nada, precisam ter sempre seus capachos para fazê-lo…. e a exemplo do Brasil, nossos inimigos não estão lá fora…. estão bem aqui dentro, roubando, espoliando, corrompendo ainda mais o DNA subserviente e corrupto que nos colonizou. Dizer que Castro fez bem pra Cuba é uma utopia pois tirou um ditador e se transformou num ainda pior…. é como se o Lula tomasse (e quase tomou) o Brasil pra si…. e o resultado catastrófico estamos vendo claramente.

      • A URSS também teve sua QUINTA COLUNA por aqui. TODA a imprensa, TODA a malta artística e dita intelectual, e praticamente TODO o espéctro partidário do país. Hoje, sem pai e mãe, visto que o Pacto de Varsóvia foi pro beleléu, se venderam aos megacapitalistas globalistas judeus americanos. ISSO SIM, é quinta coluna, pois nos destrói por dentro com seu gramcismo dialético tergiversante. Morou?

  12. “Morre Fidel Castro – “O último revolucionário”

    O título não condiz com a realidade; só lá no meu FB, pelo menos 85% dos meus amigos são todos revolucionários…

  13. Teve seus erros isso é inegável como qualquer regime,porém teve grandes acertos,suas tropas ajudou a colapsar o putrificado regime do apartheid.

    • Tá chamando o lula de carrapato? Só porque socialistas gostam de mamar no sangue estatal sustentado pelos trabalhadores nacionais? 🙂

Comentários não permitidos.