Morre em Moscou Ivan Mikoian, projetista do MIG-29

Morreu em Moscou, nesta sexta-feira (25), Ivan Mikoian, um dos desenvolvedores do caça Mig-29. O projetista de aeronaves tinha 90 anos.

Ivan Mikoian era filho de um dos mais influentes políticos soviéticos, Anastás Mikoian, chefe de Estado durante os governos de Iossif Stálin e Nikita Khruschov.

Após terminar a escola de mecânica de aviação militar, Ivan entrou na Academia de Engenharia Militar Aérea Jukóvski e tornou-se projetista de aeronaves.

Trabalhou toda a vida no Bureau de Projetos que seu tio Artiom Mikoian fundou em 1939.

Foi condecorado duas vezes na União Soviética pelo projeto do Mig-29. Manteve-se como conselheiro da corporação de construção de aviões Mig até o final da vida.

O Mig-29 começou a ser desenvolvido na década de 1970 e tornou-se o principal caça das Forças Aeroespaciais da Rússia.

Diferentemente de todas as aeronaves Mig anteriores, ela foi projetada com fuselagem autossustentável, a fuselagem ou o corpo, produzia toda a sustentação necessaria.

Os engenheiros aplicaram uma alta qualidade na construção do caça, o que permitiu, posteriormente, a criação de algumas variações modernizadas.

Diversos modelos do Mig-29 são utilizados em mais de 25 países pelo mundo. Em muitos deles, a aeronave se tornou o principal tipo de caça leve de frente nas Forças Aéreas.

Com a agência Ria Nôvosti.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

6 Comentários

  1. Um dos melhores engenheiros aeronáuticos que já existiu e que ajudou a produzir uma das máquinas voadoras mais esbeltas que já apreciei.

    • Verdade Dilson, toda a doutrina de emprego dos bombardeiros estratégicos de longa distancia teve que ser alterada e o cancelamento do XB-70 e posteriormente o B-1 foi uma consequência direta deste projeto fantástico.

Comentários não permitidos.