Turquia irá retaliar após morte de soldados em possível ataque aéreo da Síria

A Turquia disse que irá retaliar após três de seus soldados serem mortos no que o Exército disse ter sido um possível ataque aéreo sírio, nas primeiras mortes por forças do governo sírio desde que Ancara iniciou uma incursão entre fronteiras em agosto.

O ataque ocorreu por volta das 3h30 desta quinta-feira, no horário local, durante uma operação de rebeldes sírios, apoiados pela Turquia, no norte da Síria, disseram militares turcos em comunicado.

Segundo o comunicado, 10 soldados ficaram feridos no ataque aéreo que “avalia-se ter sido realizado por forças do regime sírio”. Não foram dados detalhes sobre a localização exata.

“Está claro que algumas pessoas não estão felizes com esta batalha que a Turquia luta contra o Estado Islâmico. Este ataque com certeza terá retaliação”, disse a repórteres o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, em Ancara.

Um confronto direto entre a Turquia, membro da Otan, e forças do governo sírio, que são apoiadas por aliados que incluem a Rússia, marcaria uma grave escalada em um campo de batalha já confuso no norte da Síria.

A Turquia é parte de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, mas Washington disse que não está providenciando apoio para a ofensiva turca na Síria, que já dura três meses, num momento em que segue para a cidade de al-Bab, tomada pelo Estado Islâmico.

  • “A Turquia tem uma presença significativa no Norte da Síria. Ela já limpou a cidade de Jarablus do Daesh e agora está se movendo para a segunda cidade ocupada pelo Daesh na região, Al Bab. Depois de Al Bab, a Turquia pretende retomar a cidade de Manbij da SDF, que é de maioria curda “. – Javaid da Al Jazeera 

Não houve comentário imediato do Exército sírio. Mas o Exército disse em Outubro que a presença de tropas turcas em solo sírio era uma “violação flagrante da soberania da Síria” e alertou que iria derrubar aviões de guerra turcos que entrassem em seu espaço aéreo.

Tulay Karadeniz / Ece Toksabay

Imagens: Al Jazeera

 Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

1 Comentário

  1. Os arrogantes otomanos além de cínicos são hipócritas,pois eles são um dos apoiadores dos ensandecidos terroristas, que ainda sobrevivem graças ao apoio do dito mundo islâmico.
    O governo ditatorial sírio se defende como pode.Moderação é algo que não existe no mundo islâmico,é cobra engolindo cobra!

Comentários não permitidos.