China deseja ampliar cooperação militar com a América Latina

A China planeja ampliar a cooperação com os países da América Latina e do Caribe no domínio militar e no combate ao terrorismo, diz-se no documento sobre os principais rumos da política chinesa nesta região, divulgado na quinta-feira (24) pela agência Xinhua.

O documento divulgado pela Xinhua frisa que a China se empenhará ativamente no intercâmbio e cooperação militar com os países latino-americanos e caribenhos, aumentará o número de intercâmbios de parceria entre os Ministérios da Defesa e chefias militares de ambos os países, reforçará o diálogo político e criará mecanismos de reuniões de trabalho entre os militares chineses, latino-americanos e caribenhos.

Segundo diz o texto, a China fomentará o envio recíproco das delegações militares e visitas dos tribunais militares de ambas as partes, estreitará os laços profissionais em tais esferas como a preparação de quadros e forças de paz.

A China também está disposta a ampliar a cooperação na prestação de assistência na liquidação de cataclismos, no combate ao terrorismo e noutras esferas de segurança. A RPC (República Popular da China) também planeja contribuir para cooperação na área do comércio de armamentos e tecnologias militares.

Além disso, de acordo com o texto, Pequim tem intenção de ampliar a cooperação com países latino-americanos e caribenhos em outras esferas, tais como energia, finanças, recursos naturais, construção de infraestruturas, estudos de engenharia, transportes, logística, informações e emissões televisivas.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

11 Comentários

  1. Made in China!!! dermilivre , os Bolivianos estão tiririca da silva..isso que eles só compraram helis……rsrsrsrsrsr

  2. Vamos ver agora se Brasília irá bravatear novamente, só que agora com os chineses, que “O ATLANTICO SUL É NOSSO”. Será?

  3. E a China está avançando em matéria de armamentos avançados, hoje mesmo saiu na Sputnik noticia sobre um míssil ar-ar de longo alcance, cujo desempenho, especula-se, supera o de todos os mísseis ar-ar de longo alcance ocidentais…

  4. Ter os chineses aqui, só aumenta a concorrência, pois teremos mais uma opção. Se os produtos ocidentais estiverem muito caro, podemos optar pelos chineses, e vice-versa.

    Mas claro, as americanetes não vão concordar, torcerão o nariz; engraçado é que elas se dizem capitalistas, a favor do livre mercado, da livre iniciativa e da concorrência. Acho que elas são muito mais comunistas do que pensam. Na hora de defender os interesses dos americanos, que para eles estão acima dos interesses do Brasil, elas se tornam até comunistas.

Comentários não permitidos.