Rússia instala mísseis para proteção da costa nas ilhas Curilas

Complexos de mísseis Bastion e Bal foram instalados nas ilhas Curilas, nomeadamente em Iturup e Kunashir.

A respectiva informação foi divulgada pela revista da Frota do Pacífico da Rússia e citada pela mídia russa, inclusive pela agência RIA Novosti.

A revista não especificou quando os complexos militares foram instalados nas ilhas, mas notou que dois batalhões prestam serviço no local, um dos quais, localizado em Iturup, está se preparando para realizar ensaios destes mísseis. Um dos complexos pode ter até 36 mísseis.


Os complexos Bastion e Bal são destinados a controlar as águas territoriais e proteção da costa em zonas acessíveis para tropas de desembarque. O complexo Bastion tem um alcance de até 500 km; o sistema Bal é capaz de atingir alvos na distância de cerca 300 km.

Uma das duas ilhas, Itutup, é um dos territórios reivindicados pelo Japão. Tóquio baseia-se no tratado de comércio bilateral e de fronteiras de 1855.

Foto: 1°- Sistema “Bal”

Foto: 2°- Vitaly Ankov / © Sputnik – Sistema “Bastion”

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

Japão promete responder à instalação de sistemas de mísseis russos nas Curilas

O Japão tomará as medidas cabíveis face à implantação de sistemas de mísseis russos nas ilhas de Iturup e Kunashir, declarou aos jornalistas o chanceler japonês Fumio Kishida.

Na terça-feira o jornal oficial da Frota do Pacífico da Rússia, Boevaya Vakhta, informou sobre a instalação de sistemas de mísseis costeiros Bal e Bastion nas Ilhas Curilas.

Segundo a fonte, os militares das divisões de mísseis estão se preparando para realizar exercícios de tiro.

“Atribuímos a isso grande importância, depois de recebermos os detalhes vamos reagir da forma mais adequada”, informa a agência Kyodo citando o chanceler.

Os sistemas Bastion, com mísseis de cruzeiro Onix, e Bal, com mísseis de cruzeiro X-35, têm por objetivo garantir a defesa da costa marítima e são capazes de destruir vários tipos de navios.

Em Novembro, o sistema Bastion instalado na Síria foi usado pela primeira vez para atacar alvos terrestres dos terroristas.

Em Agosto deste ano, o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu anunciou que, em 2015, no Extremo Oriente da Rússia foi criado um sistema de defesa costeira – desde a costa sul da região de Primorie até o Ártico, medida necessária para proteger a navegação da Frota do Pacífico nas zonas marítimas do Extremo Oriente e do Norte e para aumentar a estabilidade militar das forças nucleares estratégicas.

Tóquio reclama a soberania das ilhas Iturup, Kunashir, Shikotan e Khabomai, referindo-se ao Tratado de Shimoda sobre comércio e fronteiras assinado em 1855. Moscou, por sua vez, considera que Ilhas Curilas do sul passaram a pertencer à União Soviética em resultado da Segunda Guerra Mundial e que a soberania da Rússia sobre esses territórios não pode ser contestada.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

3 Comentários

  1. …………………….os russos tem posse destas ilhas desde o pós guerra e não sairão nem tão cedo….. poderiam ser pegos de surprêsa pelos EU a partir de bases no Japão porquanto desde já se previnem………….

  2. Pouco antes da queda do Japão os Soviéticos declaram guerra e tomam as ilhas, era o fim das Curilas como território Japonês. São ilhas ricas e de sua posição estratégica, são guardadas com zelo e duvido muito que Elas voltem para o Japão por vias diplomáticas. Os Russos sabem muito bem das promessas que foram feitas na queda do muro de Berlim, hoje a OTAN chega a suas fronteiras e o que foi prometido está na lata de lixo.

    * Essas ilhas no auge da guerra Fria eram monitoradas diariamente, essa brincadeira de escuta eletrônica custou a vida de uns 250 Sul Coreanos que estavam em um Boeing 747.

    Sds

  3. Exatamente, muttley. A Rússia não pode acreditar na promessa do Japão, pois é um país ocupado e faz o que os EUA mandam fazer. Se a Rússia entregar essas ilhas para o Japão seria um tiro no pé.Os EUA usarão essas ilhas futuramente para intimidar a Rússia.
    Acordo não significada nada os EUA, quebram acordos quando querem. Aproximação dos EUA e da OTAN da fronteira da Rússia é um dos exemplos…

Comentários não permitidos.