Russia desloca sistema antiaéreo S-400 para Kaliningrado

A Rússia avança com uma demonstração de força no Mar Báltico, em resposta aos sistemas antimíssil norte-americanos instalados na Europa.

O Kremlin anunciou o reforço do sistema de defesa no enclave russo de Kaliningrado, entre a Polónia e a Lituânia, com baterias antiaéreas S-400 e mísseis balísticos Iskander. Para os Estados Unidos, trata-se de uma provocação desnecessária.

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby, afirmou que “a implantação de mísseis Iskander e S-400 em Kaliningrado é destabilizador para a segurança europeia.

Trata-se de uma ameaça feita pela Rússia durante a última década, em resposta a uma variedade de acontecimentos na Europa, nenhum dos quais justificou uma resposta militar desse tipo”.

Os mísseis Iskander, com um alcance de 500 quilómetros, dispõe de capacidades nucleares. Militares russos afirmam que é uma resposta ao escudo antimíssil dos Estados Unidos na Europa, ampliado nomeadamente em Maio na base romena de Deveselu.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: EuroNews

5 Comentários

  1. kaliningrado é mesmo um ponto ultra-estratégico pra Russia

    Olha a posição do local

    A OTAN deve fica indignada com o fato de esse territorio pertencer à Rússia

  2. Esta é com certeza a resposta mais dura da Rússia em relação aos avanços da OTAN no leste europeu, e foram avisados sobre os resultados disso, agora terão que lidar com um sistema anti aéreo de vasto alcance varrendo aquela região, adquirindo dados pra estudo sobre diversos caças e aviões europeus.

    • Verdade ARC.
      Nos últimos anos a OTAN vem implementado ações que são vistas como ameaça à segurança nacional pelos Russos. Nada mais lógico do que a Rússia responder à altura.
      Agora é só aturar a choradeira dos Americanos e aliados.
      Imagina se a Argentina começasse a concentrar tropas, blindados, aviões e mísseis próximo à nossa fronteira. Como nós Brasileiros reagiríamos?

  3. – John Kirby, afirmou que “a implantação de mísseis Iskander e S-400 em Kaliningrado é desestabilizador para a segurança”.
    Essa declaração chega a ser ridícula.
    O que desestabilizou a região foi a intransigência da OTAN que na tentativa de encurralar e assustar os Russos moveu suas armas para posições próximas à fronteiro com este pais.
    Isto criou um grande desconforto no Kremlin que com a implantação dos Iskander e agora dos S-400, entre outras medidas, esta apenas tentando respondendo á altura e equilibrar a balança de forças naquela região.

Comentários não permitidos.