Secretário de Segurança do Rio de Janeiro diz que manutenção de helicóptero estava em dia e lamenta mortes

Roberto Sá lamentou morte de PMs em queda de helicóptero (Foto: Reprodução/TV Globo)
Roberto Sá lamentou morte de PMs em queda de helicóptero (Foto: Reprodução/TV Globo)

Quatro policiais morreram em queda de helicóptero na Cidade de Deus. Polícia faz operação na comunidade desde a madrugada.

Em entrevista na madrugada deste domingo, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, afirmou que o helicóptero da PM que caiu na noite do sábado nos arredores da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, estava com a manutenção em dia. Além de lamentar a morte dos quatro policiais que estavam no helicóptero e prestar condolências às famílias, ele também explicou que a aeronave prestava auxílio a agentes que estavam em operação no solo quando caiu.

“Todos os policiais lamentam muito como se tivessem perdido um irmão”, disse o secretário. Na entrevista, Sá disse também que precisa esperar o resultado da perícia para saber o motivo da queda do helicóptero.

“Nas polícias do Rio de Janeiro, e acredito que do Brasil inteiro, a aeronave não levanta voo se não estiver com a manutenção em dia. Então a informação que o comandante geral me passou é de que as aeronaves, se estavam voando, é porque estavam com a manutenção em dia. Então isso é uma coisa muito séria, que o próprio seguro, as proprias polícias e os próprios órgãos que cuidam da manutenção da aeronave fazem com muito rigor”, afirmou.

O secretário explicou ainda que o helicóptero que caiu não era blindado. Ele prestava auxílio aos policias que estavam solo, mapeando o território por onde os agentes poderiam avançar. Roberto Sá disse ainda que, na região, milicianos e traficantes brigam pelo domínio do território.

“Eu não posso falar de investigação, porque não podemos dar detalhes de investigação, mas dados de inteligência dão conta de que há uma instabilidade entre a milícia na Gardênia e o tráfico na Cidade de Deus. E nós estamos investigando isso.”

Policiais fazem operação na Cidade de Deus no dia seguinte à queda do helicóptero (Foto: Reprodução/TV Globo)
Policiais fazem operação na Cidade de Deus no dia seguinte à queda do helicóptero (Foto: Reprodução/TV Globo)

Desde o primeiro minuto desse domingo, policiais militares e civis fazem uma operação na comunidade da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o secretário de Segurança do estado, Roberto Sá, a ação dos policiais “não tem prazo para terminar”. O anúncio foi feito depois de cinco horas de reunião entre o secretário, subsecretários, o comandante geral da Polícia Militar, Wolney Dias, e o chefe da Polícia Civil, Carlos Augusto Lêba, no Centro de Comando e Controle, na Cidade Nova. O encontro foi marcado às pressas depois da queda de um helicóptero com quatro policiais militares durante operação da Polícia na Cidade de Deus.

“A Polícia Civil vai através da delegacia local em estreito contato com a Policia Militar colaborar com a investigação e a Polícia Militar vai permanecer na área por tempo indeterminado”, disse o secretário.

Até o início da manhã, o Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) já  tinha apreendido em uma mata da comunidade três fuzis, duas pistolas, três radiotransmissores, carregadores, munição e drogas (653 trouxinhas de maconha, 830 sacolés de cocaína e 53 pedras de crack). Um homem, identificado como Christian Keivan Alves Aniceto, 23 anos, foi preso em flagrante com um radiotransmissor. Ele foi indiciado por associação com o tráfico. O material e o preso estão na 32ª DP (Taquara).

Os quatro policias mortos foram o Capitão Willian de Freitas Schorcht, 37 anos,que pilotava a aeronave e estava na PM há 13 anos; o Major Rogério Melo Costa, 36 anos, na PM há 17; o
Subtenente Camilo Barbosa Carvalho, 39 anos, na PM desde 2001; e o Terceiro Sargento Rogério Felix Rainha, 39 anos, também desde 2001 na corporação. Os corpos deles chegaram ao Instituto Médico Legal, no Centro do Rio, por volta de meia-noite e meia deste domingo.

Secretário lamentou policiais mortos
Roberto Sá lamentou a morte dos policiais. Ele anunciou também a morte de um outro militar morreu no sábado à noite enquanto fazia um patrulhamento no bairro do Jacaré. O terceiro sargento Cristiano Bitencourt Coutinho, de 40 anos, levou um tiro na cabeça quando bandidos atacaram a viatura onde ele estava na Rua Matinoré. O policial era lotado no 3º BPM (Méier) e chegou a ser socorrido ao Hospital Salgado Filho, no Méier, mas morreu. Ele estava na corporação desde 2002.

“Eu queria lamentar profundamente a morte de cinco policiais na noite de sábado (4 na queda do helicóptero e 1 na região do méier). Eu queria me solidarizar com a família e também com a instituição Polícia Militar. Todos os policiais lamentam muito como se tivessem perdido um irmão”, disse o secretário.

O comandante da Polícia Militar, Wolney Dias, também lamentou: “O policial militar é o maior patrimônio da PMERJ. É uma perda insubstituível”, disse.

O secretário negou que haja qualquer tipo de ação orquestrada dos bandidos e que a queda do helicóptero tenha relação com a morte do policial no Jacaré.

Helicóptero caiu na região da Cidade de Deus (Foto: Reprodução/ Centro de Operações Rio)
Helicóptero caiu na região da Cidade de Deus (Foto: Reprodução/ Centro de Operações Rio)

“Não dá pra dizer que aconteceram ataques orquestradas. O que nós tivemos no Rio de Janeiro são episódios lamentavelmente rotineiros. Em taxas de homicídio doloso, nós estamos reduzindo muito. Em tese, a cidade tá menos violenta, mas eu concordo que como profissional de segurança pública, operador de segurança, estamos longe do ideal. E isso é trabalho dos nossos heróis anônimos, os policiais. Por isso, eu volto a pedir à sociedade: respeitem os nossos policiais. Vamos ficar indignados com o que aconteceu. Só a sociedade indignada vai poder mudar alguma coisa, porque a polícia sangra todos os dias, trabalha todos os dias, prende todos os dias, apreende armas todos os dias, então ela tá fazendo o possível com os recursos que ela tem”, finalizou.

Fonte: G1

9 Comentários

  1. CADÊ AS PANELAS …pois é .. a mentira tem vida curta ?
    .
    .
    O mais engraçado .. é que estados governado por partidos golpista … que adora dá lição de competência de governança e de ética para os outros partidos … ( presunçosos golpistas) …. como são os estado governado pelo PSDB e pelo PMDB no Paraná,São Paulo,Rio Grande do Sul,Rio de Janeiro .. todos na sua maioria na Região Sul e Sudeste .. a “nata” da competência administrativa e da economia do atual brazil hoje estão mostrando a sua capacidade .. coisa que a mídia golpista adora esconder.
    .
    Enquanto isso … estados da região Nordeste .. que sofre da milenar seca .. que não tem as bençãos naturais daquelas duas regiões mais ricas do brazil … se mostram que não padecem do mal administrativo daquelas duas regiões .. repito .. as mais “ricas” do brazil pós golpe .
    .
    Afinal ? …os comunistas estavam errados ? ..a corrupção sempre existiu e ainda persiste em existir depois do golpe .. bons tempos mesmo .. eram na época da marolinha … o tsunami dos golpistas fadem mais do que aquela lama da tragédia de Minias Gerais … cadê os paneleiros .. os arautos da ética,vergonha e da democracia …. a mentira tem vida curta e a história será implacável com esses vermes golpistas 😉

    • 1. PMDB, PSDB e PT são comunistas se originaram do antigo PCB, eles depois se desdobraram nos outros partidos comunistinhas só pra confundir a população, o próprio lula falou que só tinha de esquerda concorrendo nas eleições.
      2. A agência que fiscalizava a mineração foi desmantelada nos governos PT, queriam criar outra agência que eles controlada pelo PT pra fazer o que quisessem com nossos recursos minerais, e o próprio Aécio já disse que era de esquerda nem é novidade, no final a fata de controle e corrupção levou a tragédia do Rio Doce.
      3. Quando o Exército assumiu a distribuição de água em umas localidades do Nordeste, a pouco tempo, alguns prefeitos ficaram putos porque estava atrapalhando a compra de votos em troca de distribuição da mesma água, vai ver os partidos dos prefeitos: partido socialista não sei das quantas, partido social não sei das quantas, é tudo comunista, vide item 1.
      4. No Rio de Janeiro um tal governador …, da internacional socialista, começou a favorecer a criminalidade, sua própria filha era envolvida com traficantes, a semente plantada no passado dá frutos hoje.
      5. etc.

    • HAHAAH… sempre é assim … os neofascistas quando são confrontados com os fatos e cai por terra a esquerda é a sua bengala … especialmente com aquela desculpa com aquela tese doentia da teoria de ” socialismo fabiano ” .. até Hitler,Obama viraram esquerdista na hora da onça beber água … esses hipócritas da direita querendo ser santos de pau-oco realmente são patéticos quando buscam explicar o inexplicável .. HAHAHAHA …

      • Pra ser neofascista eu teria de ser comunista porque o nome completo do partido nazista era: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães “Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei”. Fascismo é só outro nome para nazismo que por sua vez é outro nome para socialismo. E o socialismo é a etapa que se passa para chegar ao comunismo. Os esquerdistas (socialistas=fascistas=nazistas a caminho do comunismo) gostam de chamar todo mundo de fascista. É uma das suas estratégias comunistas: “acuse os adversários do que você faz chame-os do que você é”. Eu respondo então pra eles “nazista é socialista”.

  2. Com golpe ou sem golpe a realidade é q a segurança esta a cada dia pior ,ninguém esta seguro ,ninguém confia em policia e pior ninguém confia na justiça ,estamos nas mãos daqueles que tem maior poder de fogo e pronto,somos apenas números e mais nada o Brasil esta sem controle e já estava antes desse atual governo e vai estar com o governo futuro.

    • Números ? $$$$$$$$$$$$$$$ !
      VIVA O CAPITALISMO
      Nao tinha um barbudo que dizia que o capitalismo ia terminar em barbárie e isso ta so no comeco e pode terminar de modo TERRÍVEL !

  3. A pergunta é simples quem é mais criminoso o que tem conciencia de que esta fornecendo um colete aprova de balas feito de papel carbono e obriga um policial a enfrentar um marginal protegido pelas leis dos direitos humanos lei esta que foi criada pelo mesmo fornecedor do colete ao policial que deve enfrentar um marginal armado com um 7.62 ou o marginal perguntem a este Secretario de segurança se ele sobrevoa a mesma area num equipamento não blindado quem matou os policiais foram os governantes do estado.

  4. Pois é… ponte que cai mas a manutenção está em dia, o blindado enguiça mas a manutenção está em dia, viaturas que desaparecem da rua mas não falta combustível, falta policiamento mas o policiamento está normal…
    A única coisa que não falta é a cara de pau para dizer que está tudo normal.
    Que a verdade seja dita : No Rio de Janeiro há uma GRANDE promiscuidade entre a autoridades e o CRIME. Em TODAS as instituições (Federais, Estaduais e Municipais) , LEGISLATIVO e sobretudo no JUDICIÁRIO.O Governador bandido quebrou o estado do Rio e NINGUÉM fez nada ! Não houve oposição nem sequer questionamentos na mídia e pelo Judiciário…É o local com mais bandidos por metro quadrado …é a malandragem institucionalizada e apadrinhada pela mídia canalha de um certo canal de televisão carioca. Canal esse que paga o salário de muitas autoridades policiais do estado.

Comentários não permitidos.