Boeing Fecha Contratos Bilionários no Oriente Médio

ca-dec-6-pic-7-1024x682
Após uma longa espera pela autorização do governo dos EUA, finalmente a Boeing pode comemorar o fechamento de dois contratos bilionários, que juntos ultrapassam a casa dos 30 bilhões de dólares!
O anúncio foi feito na última quinta feira (17), quando o DSCA (Agência de Cooperação em Segurança e Defesa) anunciou a aprovação para venda de 40 aeronaves F/A-18 E/F da Boeing ao Kuwait em um contrato estimado em cerca de 10 bilhões de dólares, além da aprovação para venda de 72 aeronaves F-15 Advanced ao Qatar em outro contrato bilionário, estimado em 21 bilhões!
[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=xGY2JBuSCU0[/embedyt]
Os contratos estavam há tempos em espera de um aval do governo americano, que manteve os mesmos em espera devido á grande oposição do governo de Israel em face do grande aparato que seria fornecido aos seus vizinhos, algo que influenciaria a balança de poder regional desfavoravelmente á Israel. A situação foi superada com a aprovação da venda de aeronaves F-35 á Israel, conferindo grande superioridade ao “Leão de Judá”.
f-18e_vfa-31_04_of_66
A compra realizada pelo Kuwait irá proporcionar um salto enorme nas capacidades de defesa da nação, que até então dispõe de vetustos caças F/A-18 C/D, sendo 32 aeronaves monoplace F/A-18C e 8 variantes biplace F/A-18D adquiridas após o conflito com o Iraque nos anos 90. O contrato compreende igual número de aeronaves, sendo 32 aeronaves F/A-18E e 8 aeronaves F/A-18F, além de um pacote de armamentos e equipamentos para operação e manutenção da mesma, valendo lembrar que o Kuwait ainda irá receber 28 caças Eurofighter, aumentando consideravelmente as capacidades de sua força aérea.
O contrato fechado com o Qatar prevê nada mais e nada menos que 72 aeronaves F-15QA, esta versão do Advanced Eagle foi criada para atender aos requerimentos do Qatar, sendo muito similar aos Eagles recentementes adquiridos pela Arábia Saudita, os diferindo pela avionica e sistemas, além de contar com um potente radar AESA. O Qatar irá aumentar expressivamente seu poder de ataque e defesa, somando os 72 F-15QA aos 24 Rafales recentemente adquiridos junto a francesa Dassault e que deverão assumir o lugar dos 12 caças Mirage 2000-5 até então operados proporcionando um imenso salto.
[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=EUbSMz6d-WA[/embedyt]
A Boeing irá garantir a manutenção da linha de produção do F/A-18 E/F e do F-15 com estes contratos, além de possibilitar a mesma a manter os investimentos nas futuras soluções de defesa que devem surgir no horizonte.
O tabuleiro geopolítico da região deverá sofrer algumas importantes alterações e tais aquisições devem levar outros estados da região a buscar soluções em defesa para manter o equilíbrio de forças na região.
Fonte: GBN
Edição Plano Brasil

7 Comentários

    • Será que os EUA não possui uma sucata de porta-aviões para vender para uma certa marinha Sul-americana?
      Já compramos uma sucata francesa, que deveria ser vendida para virar cassino em águas internacionais.

  1. meu sonho ver a fab com 120 gripens 40 f15 24 f35 54 kc390 5 a400 36 mi35 17 chinook 42 blackhawlk 12 alerta aereo antecipado

  2. Olha, modernizados, acho que sao mais atrativos do que os atuais vetores dessa marinha sulanericana…. mas o que me preocupa e se nao vem por ai uns Mirage 2000-5 pra certa FA Sulamericana.

  3. Estes contratos devem vir com robustos pacotes de armas e amplos planos de logística e manutenção das aeronaves contratadas, porque respectivamente:

    – US$ 21 bilhões por 72 F-15 Advanced Eagle
    e
    – US$ 10 bilhões por 40 F-18E

    São valores bem altos em relação ao número de aeronaves adquiridas…

Comentários não permitidos.