Plano Brasil Analise: Programa MRAP (Mine Resistant Ambush Protected)

General Dynamics Cougar 6x6 durante testes de explosão de mina.

other_jpo-mrap_o10633

Ghost Especial para o Plano Brasil

O MRAP ou Mine Resistant Ambush Protected, é uma especificação norte-americana que se aplica a veículos militares especialmente projetados e equipados para resistir a explosão de artefatos explosivos improvisados e minas além de possuir blindagem contra projeteis balísticos. Inicialmente os primeiros veículos desenvolvidos para esse fim foram desenvolvidos durante a década de 1970.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=CWgN5Esy7WU[/embedyt]

O Hippo e considerado o primeiro Veículo blindado a ser projetados especificamente para combater e suportar as ameaças das minas terrestres e foram empregados durante o conflito da Rodésia . Posteriormente os projetos foram amadurecendo e a Africa do Sul desenvolveu uma família de veículos com essas características denominado Casspir.

Hippo um dos primeiros veículos desenvolvidos para suportar explosões de minas. Foi desenvolvido pela Africa do Sul e usava um chassi do caminhão Bedford RL.
Hippo um dos primeiros veículos desenvolvidos para suportar explosões de minas. Foi desenvolvido pela Africa do Sul e usava um chassi do caminhão Bedford RL.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=yC2pnjN4qT8[/embedyt]

O programa do veiculo Sul Africano Casspir serviu de base para o programa Norte Americano MRAP inclusive inspirando alguns modelos que foram desenvolvidos. O programa visou o desenvolvimento de uma serie de veículos (atendendo aos requisitos estabelecidos) devido a isso existiram vários fornecedores dentro do âmbito estabelecido pelos EUA.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=iXGO8SEhS3A[/embedyt]

Casspir veiculo que serviu de base para as especificações do Programa MRAP dos EUA.
Casspir veiculo que serviu de base para as especificações do Programa MRAP dos EUA.

Inicialmente o programa surgiu como uma necessidade do Corpo de Fuzileiros Navais Americano em meados de 2004 onde se previa substituir os Humvee (  High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle HMMWV) em zonas de conflitos devido ao grande números de mortes causados pela fraca blindagem do veiculo. Os requerimentos dos Marines serviu de base para o programa MRAP (Mina-Resistant Ambush Protected) do departamento de defesa ( 2007–2012 ).

BAE RG-33 4x4 categoria I
BAE RG-33 4×4 categoria I
 Caiman categoria I (mina-resistente Utility Vehicle – MRUV)e 16 unidades do Caiman categoria II ( Joint EOD Rapid Response Vehicle or Joint Engineering Rapid Response Vehicle – JERRV )
Caiman categoria II ( Joint EOD Rapid Response Vehicle or Joint Engineering Rapid Response Vehicle – JERRV ).

Posteriormente o programa gerou outros desenvolvimentos como programa MRAP II (2007) e o MRAP All Terrain Vehicle (2009). O programa teve vários contratempos e criticas porem mesmo com esses problemas os veículos foram implantados no Iraque e Afeganistão. Apos a implantação dos mesmos o numero de mortes de militares causado por explosões de minas e explosivos improvisados diminuiu consideravelmente .

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=ujbMAwHYqQQ[/embedyt]

General Dynamics Cougar 6x6 durante testes de explosão de mina.
General Dynamics (antes Force Protection Inc) Cougar 6×6 durante teste de explosão de mina.

Apos o fim da Guerra no Iraque e a diminuição do efetivo americano no Afeganistão houve uma diminuição considerável na operação desses veículos já que os mesmos são veículos projetados para guerra assimétrica. Tendo em vista também que o programa de substituição dos Humvee ( Joint Light Tactical Vehicle JLTV ) esta em andamentos a maior parte da frota dos veículos da categoria MRAP esta estocada sendo que alguns deles foram doados ou vendidos para aliados.

untitled

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=ft5y9spDhVk[/embedyt]

c2

2 Comentários

  1. Considerando que estamos vendo desde a guerra do Golfo, este tipo de veículo se tornou essencial para qualquer exercito moderno. Por mais sofisticados que sejam também precisam se manter em constante evolução pois o outro lado sempre irá aumentar cada vez mais os mecanismos de destruição de blindagens …basta ver o que os sauditas estão sofrendo contra forças irregulares no Iêmen …e tem um bocado de MRAPs por lá se desintegrando..

Comentários não permitidos.