O que esperar de Trump em relação à Coreia do Norte?

É difícil de prever como EUA vão se comportar em relação ao regime de Kim Jong-un quando magnata chegar à Casa Branca. Mas ele parece mais aberto a um contato direto com o regime de Pyongyang do que Obama.

Um líder americano será capaz de ter uma conversa direta com o ditador norte-coreano Kim Jong-un? Isso não deve ser um problema para Donald Trump. O presidente eleito dos EUA deixou isso claro durante a campanha em diversas ocasiões.

“Por que não? O que há de errado em falar?”, disse Trump em maio de 2016, segundo a agência Reuters.

Trump disse que gostaria de dissuadir Kim a desistir das suas “maldita ogivas”, ainda que as chances de sucesso fossem mínimas. O bilionário afirmou até que estaria disposto a receber o ditador norte-coreano em Washington.

“Eu não vou oferecer um jantar de gala pra ele. Vai ser a mesma coisa com os chineses e outros que tiraram vantagem de nós”, disse Trump. Em vez disso, ele brincou que ofereceria hambúrgueres para os líderes comunistas durante conferências.

As declarações foram recebidas com críticas duras nos EUA, mas em Pyongyang o líder republicano foi enaltecido. A imprensa oficial da Coreia do Norte saudou Trump como um “político sábio”.

Segundo Michael Madden, um acadêmico do Instituto EUA-Coreia da Escola de Estudos Internacionais da Universidade Johns Hopkins, os comentários de Trump sobre o isolado país comunista podem ser uma reviravolta nas relações bilaterais. “Só que num futuro imediato isso não parece um cenário realista”, pondera.

Conversas congeladas

Trump parece mais aberto a um contato direto com a Coreia do Norte do que o presidente Barack Obama.

Em abril de 2009, o país comunista deixou unilateralmente as chamadas “conversas de seis lados”, que incluíam Coreia do Sul, Rússia, China, Japão e Estados Unidos.

Desde então, conversas oficiais entre Pyongyang e Washington estão congeladas. Os EUA estão praticando uma espécie “paciência estratégica” ou, em outras palavras, uma “não interferência” na Coreia do Norte. Os EUA repetidamente pediram aos governantes norte-coreanos que promovam uma desnuclearização como pré-requisito para reiniciar as conversas diretas.

A insistência de Pyongyang em negociar sem pré-condições foi rejeitada até agora por Obama. O fato de a Coreia do Norte ter conduzido cinco dos seus seis testes nucleares durante o governo Obama foi explorado pelos republicanos nos EUA, que acusam o presidente de falta de uma abordagem mais enérgica na relação com país comunista.

“Ao menos que Trump transforme a relação com a Coreia do Norte em uma prioridade durante seus primeiros cem dias no poder, nós não devemos ver alguma grande alteração na política atual dos EUA em relação a Pyongyang”, argumenta Madden.

Posição sul-coreana

É exatamente isso que a Coreia do Sul deseja: nenhuma mudança na política americana em relação à sua vizinha no norte.

Em sua mensagem de congratulações, a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, disse que Seul e Washington vão continuar a exercer pressão sobre o regime norte-coreano. De acordo com a imprensa sul-coreana, em uma conversa telefônica de dez minutos, Trump assegurou à Coreia do Sul de que a aliança entre os dois países vai continuar.

Contudo, parece que a Coreia do Sul está enfrentando dificuldades com os custos dos 28.500 soldados americanos baseados em seu território. Durante a campanha eleitoral, Trump disse repetidamente esperar que os aliados dos EUA na região ajudem a pagar parcialmente ou até mesmo integralmente os custos da proteção aos seus países.

Em uma entrevista à rede CNN em 6 de janeiro, logo depois do quarto teste nuclear norte-coreano, Trump descreveu a Coreia do Sul como um país que só deu alguns “trocados” para os EUA em troca da sua ajuda. Trump também reclamou da China na mesma entrevista.

“Os chineses afirmam que não têm controle sobre a Coreia do Norte. A China tem controle total, e sem apoio chinês, os norte-coreanos não teriam nem o que comer. A China precisa tomar alguma atitude para resolver esse problema”, disse Trump.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

18 Comentários

    • Ele pode sentar o aço,a Coreia do Norte não tem nenhuma condição de ganhar ninguém,mas escreva aí ,ela fará um Estrago Colossal e se não levar a China a Guerra ,agora tranquilo,os EUA só gostam de Moleza , Osso duro eles fogem !

    • Esperando e vestindo todo o estoque de fralda né kkkkk! Quero ver o Nhônho fazer gracinha agora! Tá tranquilo, tá favorável, tá tranquilo, tá favorável…. 😀

  1. Lembre se, a Coréia do norte não “empatou” a guerra sozinha!

    Os EUA já foram lá e não venceram. O que faz vc pensar que seria diferente agora?

    • Sr Athos infelizmente tem gente que não estuda historia
      Basta ver o que a Coreia do Norte fez com Gente que ocupou a casa branca antes do Obama e olha que Ela ainda estava começando a fazer o brinquedinho de plutônio, é desnecessário ir lá para a década de 50.

      * Por bem menos Bill Clinton e George W. Bush bombardearam mundo afora, mas na Coreia do Norte só ficaram no papo e nas sanções.
      ** Por falar em historia tem Gente achando que a bandeira comemorativa do centenário da imigração Japonesa é a bandeira comunista brasileira.

      Sds

      • E no mais, quem estuda história sabe que comunismo é crime! Sabe que nazismo era uma versão alemã do comunismo que foi derrotada. Sabe que nossa CLT é fascista (baseada na CLT italiana de Mussolini). E sabe também que nosso país é comunista!

        E sobre a bandeira Japonesa ser vista como bandeira comunista, já pensou do vídeo viralizado na net ser ‘falsa bandeira’? Fica a dica!

      • Sr Warpath.
        “E sabe também que nosso país é comunista!”

        Eu moro no Brasil, não imagino onde o Sr resida mas faço votos que a situação por ai mude.

        Sds

      • muttley,

        São situações totalmente distintas… A CN tem a costa quente da China pra se apoiar…

        Ademais, ninguém ali quer de fato o fim do regime norte coreano… Os sul coreanos não querem pagar a conta de um reunificação… Os japoneses não querem ver fortalecido um potencial agressor e concorrente… E os chineses desejam manter um “tampão”, separando-os das “democracias ao molde Ocidental”. Ou seja, quanto menos mexer, melhor…

      • _RR_, grato pelo comentário.

        “…Ademais, ninguém ali quer de fato o fim do regime norte coreano… Os sul coreanos não querem pagar a conta de um reunificação…”

        Concordo que uma reunificação não seja interesse de Japão entre outros, mas a Coreia do Sul ser contra eu discordo. Me desculpe mas se a unificação depender apenas do sacrifício econômico por parte do povo Sul Coreano ela ocorre no mesmo dia.

        Sds

    • Athos…

      MacArthur ficou a um passo de destroçar os coreanos do norte, empurrando-os para além de Pyongyang e quase ao Rio Yalu… Foram os chineses que salvaram o dia para a CN; e só salvaram porque na ‘hora H’ MacArthur foi impedido por Trumman de fazer a limpa…

  2. Não ira mudar nada,USA vai continuar com o mesmo objetivo seguindo a agenda que é: matar o presidente Kim anunciar para mundo todo calunia-lo de ditador, terrorista, estrupador etc) roubar recursos deste local instalar o caos bases e escudos anti (qualquer coisa) matar o que resta da população da CN desestabilizar mais a situação e destruir igual fez a Siria, Iraqe, afeganistão Libano etc.
    Porém a Russia é aliada CN e não pretende que isso ocorra,fora que KN leva defesa território á serio e tem bastante armas comprada da mãe Russia.
    Este papo que a coreia norte não tem que comer é pretexto dos moçinhos heróis americanos só para invadir a Coreia N fica sobre as nuvens? não tem terra para plantio? Se fosse verdade todos já teriam morrido de inanição e não teria soldados para formar um exército

    • Americanos não vão ao Banheiro sem antes fazerem Propaganda e não atacam os Países Frouxos ,sem antes fazerem a Caveira de seu ** LIDER ** !

  3. Eu não sei se é ignorância ou maldade,mas tem gente que acredita que um presidente pode fazer oque quiser depois de eleito,esquecem que ele esta sujeito a leis e tratados que o impedem de fazer oque lhe der na telha,e com Trump não sera diferente,além do mais existem a China e a Rússia !
    Trump vai fazer a mesma política de seus antecessores,não trocara os pés pelas mãos disso vocês podem ter certeza !

  4. Creio que Trump visa uma jogada de xarez mas podera quebrar a cara achando que se achegara a Russia e com ela isolar a China.O grande alvo dos Globalistas é a China.
    Trump estara lidando com o estadista mais estrategista dessa epoca que é Vladmir Putin.
    O Japão teme ficar sozinho,a Coreia do Sul teme ficar sozinha.A Europa esta atordoada por poder perder a tutela Americana.
    Mesmo tendo sido eleito como um antenado e demonstrando admiração e respeito pelo Wikileaqs Donald Trump é um homem de negocios,então como conciliara sua aversão Globalista com interesses Americanos ?
    Não quero apostar em nada mas acho que Trump quebrara a cara e acabara incorporando sua verdadeira personalidade Nazista.
    Este estasiante discurso de Donald Trump contra a dominação globalista não se assemelha a convincente artimanha populista de Adolf Hitler ???? https://www.youtube.com/watch?v=v4-6Z6I-diM

Comentários não permitidos.