ADSUMUS: Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) participa de exercício de defesa no Porto de Aratu

8_2
Fuzileiros Navais montam guarda para impedir incursões ao porto

Entre os dias 25 e 28 de outubro, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou um exercício de defesa no Porto de Aratu, localizado no município de Candeias (BA). Denominado Operação “DEPORTEX LE/16”, a atividade simulou uma situação de conflito entre países fictícios, com o propósito de adestrar as forças em ações de defesa de porto.

A operação mobilizou cerca de 300 militares de organizações militares operativas e de apoio na área do Com2ºDN e contou, ainda, com a participação do Rebocador de Alto-Mar (RbAM) “Tridente”, pertencente ao Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, subordinado ao Comando do 1º Distrito Naval.

8b
NV “Araçatuba” atuando para livrar o Porto do perigo das minas marítimas

Durante o exercício, foram realizadas ações simultâneas no mar e em terra. O Navio Patrulha (NPa) “Gravataí”, do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, e duas embarcações da Capitania dos Portos da Bahia fizeram o controle da área marítima adjacente ao porto, por meio de ações de patrulha e inspeção naval, enquanto militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador faziam a proteção de áreas sensíveis e estabeleciam pontos de controle nos acessos às instalações do porto.

Em paralelo, o RbAM “Tridente” realizou o lançamento real de minas marítimas em uma área de exercício, próxima ao canal de acesso ao porto, possibilitando ao Navio Varredor (NV) “Araçatuba” executar ações de contramedidas de minagem, como o estabelecimento de canais varridos para o tráfego seguro de embarcações mercantes.

NPa “Gravataí” e lancha da CPBA controlam área marítima próxima ao porto
NPa “Gravataí” e lancha da CPBA controlam área marítima próxima ao porto

Para o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Silva Pinheiro de Souza, que comandou as operações de defesa, a “DEPORTEX” é uma atividade de grande importância para forças distritais. “Portos são pontos vitais para a economia, por isso são alvos visados que, se forem atacados, podem rapidamente causar o enfraquecimento do País”, declarou.

Fonte: MB