ADSUMUS: Corpo de Fuzileiros Navais utiliza aparelho que auxilia na prevenção da rabdomiólise em treinamentos

03_11
Segundo-Sargento (FN-EF) Wellington Amorim Silva realiza teste com refratômetro

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo recebeu três refratômetros para serem utilizados nos cursos operativos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O material foi uma doação do Comitê Organizador da Rio 2016, por intermédio do Gerente do Dopping da Rio 2016, Eduardo Henrique de Rose.

Esse aparelho tem como finalidade ler a densidade da urina. Ele proporciona, junto à avaliação bioquímica, ao histórico e ao exame físico do paciente, a exclusão de várias patologias, principalmente a rabdomiólise (síndrome que pode afetar os rins), evitando a progressão para uma insuficiência renal aguda. Por ser portátil, facilita seu transporte, podendo ser levado para ambientes de condições adversas.

A medição da densidade avalia a capacidade de diluição e concentração renal, pois a perda da habilidade de concentração costuma ser o primeiro sinal de doença tubular renal. O aparelho visa auxiliar o médico a tomar a decisão quanto à hidratação precoce dos alunos mesmo sem apresentação de sintomatologia, evitando síndromes que podem levar à morte.

Seu primeiro uso ocorreu em Manaus (AM) durante o Curso Especial de Comandos Anfíbios, transcorrido no período de 29 de setembro a 12 de outubro, ocasião em que foi realizada uma operação em ambiente de selva, durante a qual os refratômetros, recém-recebidos, mostraram sua utilidade como uma importante ferramenta para a prevenção da rabdomiólise.

A rabdomiólise é uma síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. É um resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina. Em certos casos, a rabdomiólise pode até causar a morte.

Fonte: MB

Edição Plano Brasil

3 Comentários

    • pois é … até parece que as FFAA do brazil … são como aquelas santas casa de misericórdias …. que vivem de donativos, doações e de caridades dos outros.

  1. ……………..creio que de agora em diante o Corpo de Fuzileiros já conhece essa tecnologia pra saúde da tropa ….penso tbm que eles antes de receberem a doação nem ao menos sabiam o que seria um refratômetro e pra que serviria ….quando esses que lhes foram doados defasarem, terão por lógica que adquirir novos refratômetros….a MB comprará?……………………

Comentários não permitidos.