Defesa & Geopolítica

Rússia e Irã mantêm conversas sobre acordo de 10 bilhões de dólares em armamentos

Posted by

A Rússia e o Irã estão em conversas sobre um acordo no valor de cerca de 10 bilhões de dólares para que Moscou entregue tanques T-90, sistemas de artilharia, aviões e helicópteros a Teerã, disse nesta segunda-feira um senador sênior russo, segundo a agência de notícias RIA.

Viktor Ozerov, chefe do comitê de defesa e segurança na câmara alta do Parlamento russo, ou Conselho da Federação, disse a repórteres que conversas sobre o possível acordo aconteciam durante visita parlamentar ao Irã, relatou a agência.

Maria Kiselyova

Foto:© Sputnik/ Ramil Sitdikov

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

Irã está interessado em armamento russo

Moscou está pronta para desenvolver a cooperação técnica e militar com Teerã, e o Irã está interessado em uma vasta lista de armamento russo, afirmou o diretor do segundo departamento da Ásia do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Zamir Kabulov, em entrevista à RIA Novosti.

“Os iranianos realmente têm uma vasta lista de equipamentos militares que eles gostariam de comprar à Rússia. Naturalmente, uma parte deles – tanques e caças – está sob as sanções do Conselho da Segurança da ONU, porque existe a moratória. Isso significa que, se houver um acordo de fornecimento destes produtos, nós devemos pedir ao Conselho da Segurança, isso acontece há já quatro ou cinco anos para obter o consentimento”, disse Kabulov.

Ele comentou assim a declaração do embaixador iraniano em Moscou, Mehdi Sanaei, que afirmou em entrevista à RIA Novosti que Irã espera acordar com a Federação da Rússia um “volume sério de aquisições” de armamentos, incluindo aqueles que exigem a concordância da ONU.

Segundo as palavras de Kabulov, Moscou está pronta para interagir com Teerã na esfera da cooperação técnica e militar.

“Há outros equipamentos desta esfera que não exigem a autorização do Conselho da Segurança da ONU. Aí não há problemas, mas aqui temos de proceder de acordo com o mecanismo do Conselho da Segurança”, acrescentou o diplomata.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

4 Comments

shared on wplocker.com