Rússia e Irã mantêm conversas sobre acordo de 10 bilhões de dólares em armamentos

A Rússia e o Irã estão em conversas sobre um acordo no valor de cerca de 10 bilhões de dólares para que Moscou entregue tanques T-90, sistemas de artilharia, aviões e helicópteros a Teerã, disse nesta segunda-feira um senador sênior russo, segundo a agência de notícias RIA.

Viktor Ozerov, chefe do comitê de defesa e segurança na câmara alta do Parlamento russo, ou Conselho da Federação, disse a repórteres que conversas sobre o possível acordo aconteciam durante visita parlamentar ao Irã, relatou a agência.

Maria Kiselyova

Foto:© Sputnik/ Ramil Sitdikov

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

Irã está interessado em armamento russo

Moscou está pronta para desenvolver a cooperação técnica e militar com Teerã, e o Irã está interessado em uma vasta lista de armamento russo, afirmou o diretor do segundo departamento da Ásia do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Zamir Kabulov, em entrevista à RIA Novosti.

“Os iranianos realmente têm uma vasta lista de equipamentos militares que eles gostariam de comprar à Rússia. Naturalmente, uma parte deles – tanques e caças – está sob as sanções do Conselho da Segurança da ONU, porque existe a moratória. Isso significa que, se houver um acordo de fornecimento destes produtos, nós devemos pedir ao Conselho da Segurança, isso acontece há já quatro ou cinco anos para obter o consentimento”, disse Kabulov.

Ele comentou assim a declaração do embaixador iraniano em Moscou, Mehdi Sanaei, que afirmou em entrevista à RIA Novosti que Irã espera acordar com a Federação da Rússia um “volume sério de aquisições” de armamentos, incluindo aqueles que exigem a concordância da ONU.

Segundo as palavras de Kabulov, Moscou está pronta para interagir com Teerã na esfera da cooperação técnica e militar.

“Há outros equipamentos desta esfera que não exigem a autorização do Conselho da Segurança da ONU. Aí não há problemas, mas aqui temos de proceder de acordo com o mecanismo do Conselho da Segurança”, acrescentou o diplomata.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

4 Comentários

  1. Daqui a 5 anos né Irã! E olhe lá! Vai saber como será a postura do novo governo eleito ante à suspensão do embargo na administração Obama…

  2. Se as compras de armamentos como caças,
    só estarão liberadas, sem necessidade de autorização do conselho de segurança, em Outubro de 2020. Agora seria o momento de começar as negociações, para deixar tudo já “engatilhado”…

  3. woww 10 bilhões em armamento militar um volume consideravel fora que Irã já tem bastante.
    Gostaria de saber o cardapio desta lista de equipamentos militares que eles gostariam de comprar da Rússia.

  4. …………………….10 bilhões de dólares é muita grana….bem,o Iran já tem uma experiencia relevante em mísseis daí que seria mais inteligente manter o foco nesse tipo de armas em especial aperfeiçoando seu sistema de defesa antiaérea Bavar-373 cópia inferior do S-300 russo…..os russos por sua vez poderiam fornecer aos iranianos dados tecnológicos e desenhos para fabricação local de seus tanques e aviões ao invés de esperar fim de moratória da ONU,mas ao que parece os iranianos tem pressa……bem, se podem pagar……esperar pra ver……………

Comentários não permitidos.