Rússia denuncia ataque químico contra militares sírios em Aleppo

Pelo menos 30 militares sírios terão sido vítimas de um ataque químico realizado no Domingo por membros do autoproclamado Estado Islâmico em Alepo. A informação foi passada pelo Ministério da Defesa da Rússia, que adianta ainda este é o terceiro incidente deste gênero registado nas últimas duas semanas.

Ao que tudo indica, terão sido lançados morteiros com gás tóxico em vários bairros do sudoeste da cidade. Os cerca de 30 militares do batalhão 415 da divisão 115 da Guarda Republicana da Síria terão sofrido intoxicações de diversos graus, tendo sido depois retirados para um hospital de Alepo.

O governo russo garantiu ter provas da utilização projéteis com cloro e fósforo branco e exigiu ainda que estes ataques químicos sejam investigados por especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

E nesta batalha parece não haver limites. Esta segunda-feira voltaram a ser bombardeados dois hospitais em zonas de Alepo controladas pelos rebeldes. Para já há apenas registo de feridos.

Foto: Reuters – Meramente ilustrativa

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: EuroNews

3 Comentários

  1. E falando em Rússia, caiu no mar um MiG-29KUBR durante os procedimentos de pouso no Admiral… Das 4 unidades agora restam 3 do modelo biplace.

    É brincadeira hein! Eu aqui querendo ver o desempenho do aparelho na campanha militar e já começa assim! Segundo o comunicado Russo, foi por conta de problemas técnicos. E uma vez saiu uma reportagem falando da má qualidade dos componentes e peças encontrados nos MiG-29K da aviação naval Indiana! Agora resta ver se os Russos ‘groundearão’ o modelo e operarão apenas com os Su-33… brincadeira viu, isso é decepcionante….

    E sobre os ataques químicos, então agora temos uma organização terrorista armada por não sei quem utilizando armamento químico que agora opera na Síria mas que amanhã poderá ser usado em outras partes do mundo…

  2. Acidente acontece, principalmente quando há muita movimentação de aeronaves. Só porque um aeronave se acidentou é sinal que seus componentes são ruins? Quantos caças dos EUA se acidentou nesse ano? Isso é sinal que componente dos EUA são ruins?
    Cada comentário sem lógica….

    • “Só porque um aeronave se acidentou é sinal que seus componentes são ruins?”

      Prezado: saiu uma notícia a um tempo atrás da marinha indiana RECLAMANDO da qualidade dos seus MiG-29K. E agora, exatamente um MiG-29K Russo cai por problemas técnicos (conforme declarado pelas autoridades). Portanto, eu vejo muita lógica na minha dúvida, sim senhor!

      E é verdade que aviões caem o tempo todo mas, neste caso, não poderia ter sido com o Su-33 ? (que é um avião mais velho que o MiG-29K) ?

Comentários não permitidos.