Rússia pode vir a lamentar vitória de Trump

Parece que Putin apostou no cavalo certo, ao decidir apoiar o bilionário americano. Mas o novo presidente provavelmente vai decepcionar o Kremlin.

Quando a notícia da vitória de Donald Trump chegou ao plenário da Duma em Moscou, houve aplausos. Os deputados russos festejaram o triunfo do republicano americano quase como se fosse o seu próprio.

O Kremlin já tinha manifestado muito cedo, anos atrás, sua simpatia pelo então azarão na corrida pela Casa Branca. Agora, no final da maratona eleitoral americana, a elite política russa confirma: Vladimir Putin, mais uma vez, apostou no cavalo certo.

A preferência de Moscou por Trump foi baseada, por um lado, na rejeição resoluta a Hillary Clinton. O Kremlin não queria ver de jeito algum a ex-secretária de Estado americana na Casa Branca, pois esperava dela uma política linha dura contra a Rússia – seja na Ucrânia, na Síria ou em questões de direitos humanos.

Por outro lado, o Kremlin ficou satisfeito com os sinais enviados pelo magnata em seus discursos de campanha. Pois ele falou várias vezes do desejo de uma reaproximação com a Rússia e tinha até dado a entender que poderia aceitar a anexação da Crimeia.

A esperança de Vladimir Putin foi, e continua sendo, que Trump, como um idiossincrático presidente dos EUA, o conceda absolvição internacional pelo seu pecado de direito internacional – a conquista da península ucraniana da Crimeia – e suspenda as sanções contra a Rússia.

Esta esperança é reforçada pelo sentimento de que, com alguém tão autoritário, é bastante possível se fazer negócio e até mesmo amizade – por haver sintonia pessoal e ideológica. Donald Trump é como uma espécie de segundo Berlusconi, só que muito mais poderoso.

Será que isso pode mesmo dar certo? Ninguém sabe como alguém tão inexperiente politicamente vai atuar no Salão Oval, até que ponto ele vai ouvir assessores, respeitará seu Partido Republicano, o Congresso, o Senado e os aliados europeus. Mas a imagem criada nas cabeças de Moscou – de uma parceria entre dois governantes que se reúnem na mesa de negociação em pé de igualdade e, de mútuo acordo, dividem o mundo em esferas de influência, como na Conferência de Ialta de 1945 – tem uma falha fundamental.

Donald Trump foi eleito com a promessa de restaurar a grandeza da América. Essa grandeza é feita de sucessos econômico interno e na liderança global. Se Trump realmente conseguirá oferecer a seus eleitores do centro-oeste os postos de trabalho que ele prometeu trazer de volta da China e de outros lugares, é questionável. De qualquer forma, mudanças estruturais vão levar um longo tempo para serem concluídas. Será que o magnata acostumado ao sucesso e à vitória terá paciência para esperar tanto tempo?

Pois ele ainda tem o palco internacional, onde poderia tentar definir a grandeza da América através de façanhas espetaculares. E quem tem posto mais em dúvida nos últimos anos a liderança global dos Estados Unidos? Vladimir Putin. O conceito veementemente propagado por ele de um mundo multipolar que, na sua visão, causará uma valorização geopolítica da Rússia não é compatível com a ideia de Trump de uma América como a maior nação da Terra.

Isso não significa necessariamente um grave conflito entre as duas potências nucleares mais fortes do mundo, como muitos temem. Mas o impulsivo Trump, com o seu chauvinismo centrado nos EUA, pode muito em breve ser tentado a dar uma lição em Vladimir Putin, caso ele entre no caminho americano. Por exemplo, na Síria, na luta contra o EI. E então, o sonho russo de um “eixo dos poderosos” Moscou-Washington rapidamente vai se dissipar.

Mas mesmo que Donald Tramp dê marcha-ré na política externa, fiel a sua promessa isolacionista: também seu programa econômico promete não ser muito bom para Moscou. Porque ele ameaçava a subsistência da Rússia – as receitas provenientes da exportação energética. O futuro presidente dos Estados Unidos não dá muito valor à proteção climática e, portanto, quer voltar a investir mais em combustíveis fósseis.

Através da redução de exigências ambientais ou mesmo de apoio público direto, ele poderia incentivar a extração de óleo de xisto nos Estados Unidos, para criar postos de trabalho e, em particular, para reforçar a independência das importações. Isso pressionaria ainda mais os já baixos preços do petróleo no mercado mundial, sob os quais a Rússia já vem sofrendo enormemente. E uma maior extração do gás de xisto, com simultâneo aumento do uso do carvão para geração de eletricidade, levaria os EUA a exportar muito mais gás para a Europa, o que faria derreterem os lucros da líder do setor, Gazprom.

Em suma, o aplauso na Duma parece ter sido prematuro. No final das contas, com grande probabilidade, a vitória eleitoral de Donald Trump vai acabar sendo para a Rússia de Putin, tal como a anexação da Crimeia, uma vitória tática brilhante e uma derrota estratégica devastadora.

Andrey Gurkov

  • Andrey Gurkov é jornalista da redação russa da DW

Foto: 1°- Donald TrumpReuters

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

19 Comentários

  1. Trump uma figura burlesca e populista … é bem ao estilo do Hugo Chaves más para por ai … alás …a diferencia fundamental entre eles …é que Hugo Chaves considera e respeita as mulheres , já o ultra direitista …como sabemos NÃO ! .. até parece que o neonazista nunca tivera uma mulher como mãe, deve ter nascido em algum laboratório ou de uma chocadora .. só assim explica a sua visão míope e cafajeste sobre as mulheres assim como todo nazi-fascista tem.
    .
    E o mais engraçado disso tudo.. rsrsr .. é a rinha que ficou hoje nas esquinas de hoje em especial em são Paulo … rssr … entre os Trupoletes e as hilariketes nas ruas .. brigas de vira-latas .. HAHAHAH.. … cada um tentando morder a calda do outro … esses americanófilos patéticos .. só falta agora baterem panelas em New York .. coisa bem típicos de golpistas … HAHAHAHHAH…

    • A plataforma do Trump é reconstruir os EUA …. transformá-lo em um grande canteiro de obras para que os americanos tenham trabalho( emprego ) …isso vai contra a certos países como no caso do brazil …em que os seus golpistas acham melhor congelar por VINTE ( 20 ) anos e vender as suas industrias estratégicas a preço de banana .

      • A plataforma do Trump e reconstruir os EUA imprimindo mais alguns trilhoes de dolares sem lastro que o resto do mundo tera que aceita-lo como moeda de reserva internacional. Ela ja disse que ele imprimira dolares sem lastro para pagar as dividas publicas. Como ficarao aqueles monetaristas tupiniquins que criticavam o PT por este ter imprimido uns pingados de reais sem lastro? Os EUA pode imprimir dolares ate a maquinas impressora deles esquantarem e deixar de funcionar. Brazil isso e proibido. Diferencs entre Metropolis e Colonia.

  2. A grande midia internacional que é de fonte unica e tendenciosa estonteada pela paulada Donald Trump continua querendo justificar-se imputando a Russia e a Putin o inexperado.
    Quem apostou as fichas em Trump foi a elite Sionista e Israel continuara recebendo afagos em suas covardias contra o povo Palestino.
    Ele não vai construir muro pois o muro ja existe mas sim acabar com a farra de empresas Americanas que atravez do Mexico tiram empregos de Americanos.
    Ele fara o mesmo com o Japão,Coreia do Sul e China.
    A Apple não gera emprego nos EUA,não arrecada impostos nos EUA,ela gera empregos,mão de obra especializada e qualificada na China.
    A industria automotiva Americana que sempre foi orgulho dos EUA foi engolida por Asiaticos.
    Donald Trump focara no crescimento interno Americano.
    Fortalecera sim suas forças armadas e acrescentara muito as pesquisas tecnologicas militares.
    Apos Ronald Reagan foi instituido nos EUA um sistema corporativo onde seleta casta multimilionaria e gananciosa prostituia o mundo com a globalisação.
    Aconselho a voces assistirem esse video CLINTON CASH completo legendado em Portugues para verem a imundice que se transformou os EUA : https://www.youtube.com/watch?v=PxpTIdfI-1U
    Quem ganhou com a eleição de Trump foi os EUA e o mundo.
    Aquilo que neo-nazistas unilateralistas homofobicos defendiam agora esta com os dias contados .
    Donald Trump O Mortadela Calabresa.

    • (Apos Ronald Reagan foi instituido nos EUA um sistema corporativo onde seleta casta multimilionaria e gananciosa prostituia o mundo com a globalisação.)
      Boa! E isso ai mesmo que chamam de potencia unipolar e liderança mundial!
      E ainda achavam que iam dobrar e fazer a farra na russia que nem napoleao e Hitler poderam e foram chutados da russia e tao sendo desmoralizados para todos que tenha juízo nesse mundo!
      E vem por ai ainda a china COMUNISTA a caminho de ser o pais mais RICO do mundo para vergonha dos capitalistas.

  3. A TIPICA VISÃO TENDENCIOSA DA GRANDE MIDIA INTERNACIONAL DE FONTE UNICA E TENDENCIOSA QUE CONTENTA_SE EXTRITAMENTE COM UM MUNDO UNIPOLAR UNILATERALISTA . ### E quem tem posto mais em dúvida nos últimos anos a liderança global dos Estados Unidos? Vladimir Putin. O conceito veementemente propagado por ele de um mundo multipolar que, na sua visão, causará uma valorização geopolítica da Rússia não é compatível com a ideia de Trump de uma América como a maior nação da Terra.###
    Multipolaridade é desejo da humanidade e não exclusividade de Putin.
    So escravos funcionais aceitam o unilateralismo corsario !

  4. Sempre o Ocidente com a Conversa da Crimeia ,a Rússia apenas anexou o que sempre foi dela ,estes observadores não gastam uma linha sobre as Atrocidades e Intervenções dos EUA pelo mundo para manterem sua Maquina de Guerra e com isto moverem sua Economia !!

    • Antigamente trabalhava-se criava-se as condições ai se faziam previsões,hoje tudo é especulação e apostas incógnitas ,vivemos tempos dificeis só o tempo dirá se foi bom ou ruim espero que seja bom para todos,a midia que fez campanha contra Trump deve estar se roendo de ódio,fizeram de tudo e erraram em tudo,suas manipulações vem falhando de mundo a fora.Que de agora em diante façamos o contraditório dar certo e calemos os que nos manipulam ,quem quiser saber meu posicionamento sou anti-politico mais ainda anti-Pt,e quem quer que os apoie,sou a favor só do meu pais.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

  5. É incrível como as análises hoje em dia se fundamentam em achismos disso, ou daquilo…

    A Rússia não irá lamentar, ou frustrar-se, pelo simples motivo de que não criou expectativa alguma com a eleição nos EUA. Conhecem bem, os russos, o que o sistema político norte-americano permite e concede, além das suas motivações, ademais, todas as ilusões já foram perdidas.

    Como contraste temos o comportamento subserviente do Brasil, registrado na cobertura orgiástica da nossa mídia do pleito dos EUA, deixando patente o sentimento que ela, mídia, tem pela grande nação do norte: a de uma colônia feliz…

    • …………….penso ser prematuro fazer deduções sobre o futuro governo de Trump…por vezes pode ser o que o contrário do que acreditamos….por vezes não….esperar pra ver…. ………..

  6. é como eu digo senhores…é tudo uma fraude….uma farsa estas eleições estadunidenses…montam todo aquele circo e espetáculo para dizerem/mostrarem que são uma “Democracia” mas tudo não passa de fachada…o povo não elege/escolhe quem governa naquele lugar….não importa qual lado…ambos possuem as mesmas orientações….

    o que este “novo governo” fará nada mais será do que continuar com tudo que o governo anterior vinha fazendo…não importa qual governo…se democrata ou republicano… ambos seguem a mesma cartilha… pois quem realmente “da as cartas” e governa aquele pais são os que estão por trás daqueles 2 partidos….o intento por detrás destas eleições é conquistarem pretextos/justificativas para ações que a maioria da população estadunidense jamais aceitariam…como políticas de imigração radicais e absurdas com imigrantes…

    o objetivo deste “novo governo” é nada mais que legitimar estas ações…deixar tudo “legitimado” pois foi “a vontade popular”….”a vontade da maioria da população do pais”…que “votou e escolheu”….mas nas eleições presidenciais daquele lugar o presidente e vice-presidente não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos…o voto é indireto…quem decide as coisas são os delegados do Colégio Eleitoral…que não são obrigados a votar de acordo com a vontade dos cidadãos….

  7. O Trump é um fanfarrao, diz muitas bobagens, nao conseguirá manter as promessas, um presidente nao faz nada sem o apoio do congresso e senado. Os republicanos tem maioria, mais esses “congressmen” seguem orientaçao das empresas e corporaçoes e nao do presidente.

  8. ” A anexaçāo da Crimeia, uma vitória tática brilhante e uma derrota estratégica devastadora” ??
    A serio?? Derrota em que?

    Na minha opniāo a estrategia do Kremlin ė de longo prazo
    Quanto a choradeira da Crimeia. As sanções afectaram a Russia ..mas tambem afectou a U.E. Obrigou a Russia a Reenventar suas industrias. A Russia reativou antigas e novas parcerias e mais importante criou divisões dentro da U.E.
    Dar liçāo ao Kremlin na Siria?serio? Se alguem esta a levar liçāo na Siria nāo ė a Russia. Bombardeia onde for como quiser quem quiser a hora e o dia que quiser! Ninguem se atreveu de implantar tal de No fly zone.
    Quanto a vitoria do Trump. So veio confirmar o que muita gente no EUA pensa realmente e numca teve coragem de o dizer abertamento como o Trump o fez..o que pode levar o EUA a conflitos na sociedade e a longo prazo vao ter efeitos na Europa. Alias na Europa muita da oposiçāo que quer reatar relações com a Russia tem a mesma linha ideais que Trump o que sera sempre uma mais valia para o Kremlin. ( França Italia Alemanha)
    E por ultimo. O Trump foi eleito devido a sua linha e ideais estremos recuar em 50% sera um tiro no pė
    Aperece que os EUA entraram numa encruzilhada. Se fugir ( recuar nas promesas) o bicho pega.. se ficar ( manter as promesas) o bicho come.

    • Como assim Russia pode a vir se lamentar de trump?
      Em que noticiário esta escrito que Putim estava na espectativa de trump ganhar eleiçoes usa?

  9. A Rússia, nem a China e nem o BRICS não precisam dos EUA …temos tudo que precisamos:indústrias, matérias primas:,energia,mercados consumidores gigantescos, e grande quantidades de reservas internacionais em Dólares e ouro…o tempo dos EUA já passou, ficou lá no século 20…nem Trump, nem presidente estadunidense nenhum, vai salvar os EUA, e pagar sua dívida externa trilhonária!!!

Comentários não permitidos.