Welcome To The Jungle : Centro de Instrução de Guerra na Selva Realiza Intercâmbio de Escolas de Treinamento de Operações na Selva

article-6

Manaus (AM) – O ano de 2016 está sendo, para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em seus 52 anos de existência, o que mais recebeu militares estrangeiros. Foram, desde 19 visitas de Embaixadores e Comandantes Militares para conhecer o Centro, passando pela Competição Internacional de Patrulha, que recebeu militares de 10 países, e pelo Estágio Internacional de Operações na Selva, com representantes de 15 países, até chegar ao Intercâmbio de Escolas de Treinamento de Operações na Selva para quatro militares Americanos.

article-5

O Intercâmbio, realizado entre os dias 21 e 25 de outubro, ocorreu entre o CIGS e o Centro de Treinamento de Operações na Selva Americano, o “Jungle Operations Training Center”, que é subordinado a 25ª Divisão de Infantaria Schofield Barrcks, no Havaí. Teve por finalidades o compartilhamento de conhecimentos sobre técnicas, táticas e procedimentos e de doutrinas em Operações de Guerra na Selva; o aprimoramento de trabalhos desenvolvidos nas Escolas de Guerra na Selva; e a ampliação da interoperabilidade entre o Brasil e os Estados Unidos da América.

Os militares americanos, realizaram um sobrevoo de helicóptero sobre as áreas das bases de selva, onde são realizados os treinamentos de Guerra na Selva. Conheceram três dessas Bases: a BI 02, Base Plácido de Castro, local destinado às técnicas de vida na selva; a BI 04, Base Pedro Teixeira, destinada às técnicas especiais e local em que realizaram a maioria das atividades; e a BI 06, Base Felipe Camarão, destinada à fase de Operações.

article-4

Na BI 04, eles conheceram, também, materiais empregados, como a rede de selva, o fuzil IA – 2, a munição 5,56 e o novo armamento utilizado pelo Exército Brasileiro. Ainda como parte das atividades, também realizaram técnicas de orientação diurna e noturna.  Na BI 02, tiveram instrução de alimentos vegetais típicos da região, como o açaí, a pupunha, bacaba, tucumã, entre outros.

article-3

Retornando para Manaus, assistiram à palestra sobre o CIGS e sua visão de futuro, conheceram todas as divisões da organização militar e finalizaram uma visita ao Zoológico, onde viram de perto diversos animais da fauna amazônica. Os americanos também visitaram o 4º Batalhão de Aviação do Exército e o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, onde verificaram as atividades desempenhadas e conheceram as instalações e equipamentos.

Fonte: CIGS