ADSUMUS:Fuzileiros Navais do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas atuam contra o garimpo ilegal em Rondônia

Fuzileiros Navais embarcam para Porto Velho (RO) para prestar apoio à Operação Madeira
Fuzileiros Navais embarcam para Porto Velho (RO) para prestar apoio
à Operação Madeira

Entre os dias 3 e 22 de outubro, um destacamento de Fuzileiros Navais (FN) do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) participou da Operação Madeira contra o garimpo ilegal, realizada no Rio Madeira, em Rondônia.

Os militares atuaram na segurança da equipe de inspeção naval da Delegacia Fluvial de Porto Velho. A ação teve como finalidade reprimir o garimpo ilegal na área de proteção ambiental do Rio Madeira.

A operação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira do Estado de Rondônia, em conjunto com o Ministério Público do Estado, a Procuradoria Geral de Justiça, o Ministério Público Federal do Estado, o Batalhão de Polícia Ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a Polícia Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

As ações buscaram minimizar os impactos negativos da exploração ilegal de minério no Rio Madeira e da obstrução do canal de navegação, diminuir o risco de acidentes e de poluição ambiental e ordenar o espaço aquaviário.

Fonte: MB