MBDA VL MICA: SHORAD à Francesa

vl_mica_vertical_launcher_interception_aerial_combat_missile_france_french_defense_industry_640_002

O desenvolvimento do VL MICA começou em 2005, beneficiado pelo financiamento da DGA (Délégation Générale pour l’Armement) no âmbito do Programa “Salva”, conseguido com o apoio das Forças Armadas francesas. Foi projetado para preencher os requisitos de um míssil antiaéreo de curto alcance (SHORAD) de baixo custo, capaz de defender meios vitais contra ataques de saturação por aeronaves de ataque e mísseis anti-navio. Os sistemas atuais de defesa de ponto (PDMS – Point Defense Missile System) têm limitação de canais de fogo ou usam lançadores conteiráveis que não podem cobrir todas as direções.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=FJiW3vfAkvA[/embedyt]

Segundo a MBDA, o míssil MICA é o único em sua categoria no mundo capaz de ser equipado com uma cabeça rastreadora por radar ativo ou um rastreador IR: esta capacidade oferece a garantia de uma resposta eficaz contra ataques de saturação em um ambiente com severas contra-medidas.

micavllancador

O VL MICA utiliza um sistema de lançamento vertical para garantir cobertura em 360º.  O contêiner completo com o míssil instalado pesa cerca de 400kg. Cada lançador carrega quatro misseis Um lançador pode disparar um míssil a cada dois segundos. A munição está alojado em um contêiner fechado, que atua tanto como recipiente de armazenamento e lançamento, garantindo a proteção dos mísseis contra as condições ambientais. Este sistema tem a vantagem de reduzir as operações de manutenção preventiva, com uma simples verificação periódica, que melhora significativamente a vida útil do míssil. O TVC permite que o míssil tome a direção do alvo logo após ser ejetado do tubo. A cabeça de busca IR ou RF permite que cada míssil engaje um alvo sem necessitar de um canal de tiro/designador no lançador/navio. 

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=XLYvty_alQ4[/embedyt]

O alcance contra alvos manobrando é de mais de 10 km e atinge a altitude máxima de 9-11 km. O VL MICA pode engajar mais de 8 alvos em 12 segundos. O míssil não terá datalink como a versão ar-ar devido ao pequeno alcance de disparo. Dados atuais citam alcance de até 20km e capacidade de puxar 50 g´s a 7km de distância e 30 g´s a 10 km.

micavl1

Na aplicação naval, o VL MICA irá compreender um container de lançadores modulares (8,16 ou mais) e um sequenciador. Em terra, o sistema estará disponível em duas versões: uma móvel montada em um veículo da classe 5 toneladas, ou fixa, onde o disparo é feito de silos controlados remotamente. A versão terrestre incluirá um centro de operações táticas, que poderá controlar mais de quatro lançadores de oito mísseis cada.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=I58ep9mefPA[/embedyt]

A versão terrestre será usada para defesa de forças de manobras, alvos de alto valor para o inimigo e defesa de área. Ele é organizado em um Centro de Operações Táticas (TOC – Tactical Operations Centre), radar tridimensional e lançadores (3 a 6). Os lançadores e radar são conectados via rádio UHF e TOC e radar são conectados por fibra ótica.

1 Comentário

  1. Não sou muito fã de produtos franceses, mas realmente acho esse míssil interessantíssimo pra nossa marinha!

    Mesmo OPV, num caso de guerra, poderiam operar versões FMNW através de conteiners!

Comentários não permitidos.