EUA acusam a Rússia enquanto gastam bilhões no aumento de seu potencial nuclear

O secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, afirma que Washington desacelerou o desenvolvimento de seu potencial nuclear em relação a outros países, no entanto, especialistas garantem que ninguém investe mais neste setor do que os próprios EUA, escreve Business Insider.

De acordo com o diretor do programa de estudos sobre desarmamento da Associação de Controle de Armas, Kingston Reif, Carter falou igualmente na falta de investimentos no setor, enquanto que, nos últimos 25 anos, os EUA gastaram bilhões de dólares na modernização de seu potencial nuclear.

Segundo ele, os EUA possuem hoje o maior número de ogivas nucleares do planeta. Até o Comando Estratégico dos EUA (Stratcom) reconhece que o número é maior do que o necessário para a proteção do território do país e para a implementação bem sucedida de uma estratégia de dissuasão nuclear.

Apesar de todos esses dados, a notícia de que a Rússia pretende modernizar o seu arsenal de mísseis balísticos intercontinentais foi recebido como um ato de agressão por parte de Moscou.

O especialista observa que, de acordo com os planos atuais de modernização das forças estratégicas, nos próximos 30 anos, um trilhão de dólares será alocados para o desenvolvimento do arsenal atômico dos EUA. Assim, até meados da década de 2020, o excesso de financiamento das forças nucleares trará dificuldades econômicas para outros segmentos das Forças Armadas dos EUA, incluindo o Exército e a Marinha.

“Consideramos a criação de novos mísseis de cruzeiro como inadequada e excessiva” – disse Reif.

Assim, segundo o especialista, o desenvolvimento de um novo míssil de médio alcance capaz de carregar uma ogiva nuclear (LRSO), previsto para ser carregado pelos bombardeiros B-52, B-2 e B-21, custará a Washington entre 20 e 30 milhões de dólares. Esquece-se, no entanto, que a bomba termonuclear B61, que já existe e é mais barata, é capaz de desempenhar as mesmas funções.

Foto: © AFP 2016/ BRENDAN SMIALOWSKI

Edição: konner@planobrazil.com 

Fonte: Sputnik News

 

9 Comentários

  1. “….nos próximos 30 anos, um trilhão de dólares será alocados para o desenvolvimento do arsenal atômico dos EUA.”
    ———–

    Isto dá uma média de 33,33 bilhões de dólares por ano,
    mais do que todo orçamento brasileiro para suas 3 forças armadas, só com armas nucleares!

    Já perderam a noção de razoabilidade….

    • Enquanto eles existirem o mundo viverá sempre sobre conflitos ou ameaças de conflitos ,eles precisam disso para se desenvolverem e submeterem os demais ,só cegos não admitem !!

      • …………….como diz o ditado “quem tem rabo de palha não toca fogo no alheio”…….. os Estados Unidos mentem quando dizem que a Rússia tem mais armas atômicas …aliás os EU sempre mentem e espionam outros países….um país que é vergonhosamente a quintessência da hipocrisia………

      • Os EUA não vão ao Banheiro sem fazerem propaganda ,sempre fazem a Imprensa Mundial comprometida a acusarem os outros de agressores ,seus dirigentes de desequilibrados ou loucos , e antes de agredirem a outros países esta Imprensa faz a ** CAVEIRA * deste país e seus dirigentes ,então a Opinião Pública Imbecil concorda com suas Agressões pelo mundo,como fizeram com Sadam Houssein( que era amigo do BRASIL ) Gaddafi,agora com SAAD e Vladmir Putin,mas este é o maior Estadista do século XXI e Lider de um país que os podem varrer do MAPA !

  2. Ja comentei a mente politica norte americana, eles sempre seram contra os governos que tomarem qualquer atitude de independencia, mas aprovaram todo o ato que coloque as outras nações a seus pés É SIMPLES nós podemos construir armas de destruição em massa, voces não devem sequer construir um arco e flexa, Brasil se arme forças armadas desarmadas não existe, forças armadas para controlar e manter seu povo escravizado não passam de capitães do mato, forças armadas reais são aquelas que alem de ter capascidade de defesa de seu territorio tambem possue a capascidade de apos se defender atacar seu atacante em seu proprio territorio impondo uma verdadeira dissuação para todos os pensantes( SE EU ATACAR E PERDER ELE TEM CONDIÇÕES DE VIR A MINHA CASA E ME VENCER) O que tem ambas as condições de força, este pode dizer que possui um verdadeiro poder disuasório ACORDA BRASIL.

    • É assim que pensam países como: França, Inglaterra, China, Índia, Paquistão, Israel e Rússia. Eles sabem que qualquer país que os ataque , sofrerá um revide aniquilador.

  3. Gastam bilhões para continuar atrás….
    Gastam porque o arsenal ten custo de manutenção, como toda e qualquer coisa desenvolvida neste país.

    O objetivo dos armamentos, além da sua função, é criar um rio de dinheiro para a indústria enquanto estiverem ativos.

    Já a doutrina russa é entrega e acabou!

Comentários não permitidos.