Daniel Ortega é reeleito com vitória arrasadora em eleição da Nicarágua

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, conquistou um terceiro mandato consecutivo como presidente do país da América Central no domingo, à medida que eleitores celebraram anos de crescimento sólido e ignoraram críticas sobre a instalação de uma dinastia familiar.

Ao juntar seu passado de ex-guerrilheiro marxista com uma abordagem mais amigável com o empresariado, Ortega contrasta com muitos líderes que foram dominantes na América Latina e que perderam popularidade recentemente após falhar em garantir ganhos na economia.

O ex-militante de 70 anos, que concorre com sua esposa, Rosario Murillo, como vice-presidente, teve 72,1 por cento dos votos, garantindo um terceiro mandato consecutivo até 2021, informou o conselho eleitoral.

O anúncio fez com que centenas de apoiadores da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) saíssem às ruas de Manágua para celebrar.

O principal oponente de Ortega, o candidato do Partido Liberal Constitucionalista, Maximino Rodríguez, ficou em segundo com 14,2 por cento, de acordo com o conselho eleitoral.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

13 Comentários

  1. ………….os Estados Unidos querem comer o fígado de Daniel Ortega, mas o cabra é escovado e consegue se manter no poder……. se tbm conseguir terminar o canal da Nicarágua aí o povão vibra e oposição e ianques vão cacarejar tentando até dar um golpe…..parabéns ao Ortega pela vitória……………

      • Pode ser Magogue só que la 70% da população estão do lado dele os militares sabem que teram de matar seus irmãos mesmo sabendo que o cara não é um imconpetente sera que estão dispostos a tal atitude não se salva o que esta em segurança não se coloca no caminho certo o que já esta no caminho certo mas se apoia e fortalece-se o ato.

  2. esse pais ai que se segure/prepare..pois a democracia tipo exportação estadunidense já já será levada a ele também…

  3. Estão vendo não interesa se o cara é de direita ou de esquerda se ele proporcionar justiça ao seu povo ele sempre sera o escolhido o que não é o nosso caso tanto de direita quanto de esquerda só possuem um pensamento nos roubar e trair o Brasil.

  4. Um terceiro mandato consecutivo e ainda tendo a esposa como vice! Isso é uma imoralidade um golpe contra a democracia,realmente esta se formando uma dinastia familiar na Nicarágua !
    Eu não sou contra as reeleições, mas devemos ter prudência e impedir que um candidato possa ter mais de um mandato consecutivo como é feito em muitas democracias!

    • César Pereira perdoeme tu acreditas mesmo que um administrador, que possui a aprovação de 70% da população seja imoral? o dia que nós tivermos governantes leais e justos ao povo e ao Brasil eles só sairam após suas mortes.

    • Eu sempre fui contra reeleições ,sou a favor de um Mandato maior apenas ,e também contra a interferência externa em assuntos internos de outros países senjdo eles de Esquerda ou não ,caso da Venezuela ou na Nicarágua , deixemos que seus Povos encontrem seus caminhos !

  5. Só mesmo a paixão cega,o viés ideológico para dizer que a república bananeira é uma democracia.
    Os comunas quando chegam ao poder só sai dele morto.Não houve e não há um só caso que eles respeitem as regras do jogo democrático.Quando não fraudam as eleições, apelam para a intimidação e violência.

Comentários não permitidos.