Ataque ‘planejado’ dos EUA contra exército sírio em Deir ez-Zor favoreceu ao Daesh – Assad

O presidente sírio Bashar Assad acusou Washington de ter realizado um “ataque planejado” que favoreceu o grupo terrorista Daesh, em 17 de Setembro, quando um avião da coalizão internacional liderada pelos EUA bombardeou as forças do governo sírio em Deir ez-Zor, o que provocou 80 mortos.

Inicialmente o Pentágono informou que o ataque foi um erro e que este visava militantes do Daesh.

O Reino Unido, a Austrália e a Dinamarca confirmaram a participação de seus aviões nos ataques.

“O ataque aéreo das forças norte-americanas foi uma ação planejada, sendo que o [Daesh] estava sendo desalojado devido à cooperação entre a Síria, Rússia e o Irã, e sendo que a Frente al-Nusra, uma ala da Al-Qaeda, foi derrotada em muitas áreas na Síria, os EUA queriam prejudicar a posição do exército sírio; eles atacaram o nosso exército em Deir ez-Zor”, declarou Assad.

Ao mesmo tempo, o presidente sírio ressaltou que os EUA e seus aliados do Ocidente são responsáveis por não se conseguir acabar com as recentes hostilidades na Síria.

“O Ocidente, principalmente os EUA…sempre pedem um cessar-fogo quando os terroristas se encontram em uma situação desfavorável, e não para os civis”, destacou Assad à edição Politika.

O líder sírio lamentou que os apoiantes das forças da oposição tenham aproveitado a pausa nos combates para providenciar apoio logístico, armas e outros reforços.

“Quando o esquema não funcionava, eles pediam aos terroristas para fazer o cessar-fogo fracassar ou começar atacando de novo. Quem tem a culpa? Os EUA e seus aliados, os países ocidentais, é por causa deles. Os terroristas e o terrorismo são uma carta que eles querem jogar no palco sírio, eles não são contra os terroristas”, frisou Assad.

O presidente sírio destaca que Washington está conduzindo uma “guerra de enfraquecimento” contra a Síria, Irã e Rússia, essa é a “sua visão em relação à Síria”.

Segundo Assad, é pouco provável que a Rússia e os EUA juntem forças para combater o terrorismo, por terem valores diferentes.

Ao mesmo tempo o presidente sírio destaca que “os russos são muito sérios e estão dispostos a continuar combatendo os terroristas”.

Desde março de 2011, Síria vive um conflito armado no qual o governo enfrenta grupos de oposição armados e organizações terroristas, incluindo Daesh (auto-intitulado Estado Islâmico) e Frente al-Nusra.

Foto: © AP Photo/ SANA

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

2 Comentários

  1. NA base em Tartus o EUA não sobrevoa nem se arriscam porque?Na minha opinião a Russia deveria dar prioridade em colocar mais BUK e s-300, cobrir o alcançe na Siria por completo ai não aconteceria mais estes crimes bombardeios dos yankes e aliados.
    Mas camaradas eu sei que tem um grupo mercenarios , lobos banqueiros, UE e OTAN impedindo isto.

Comentários não permitidos.