Agências espaciais dos BRICS assinam acordo de cooperação

Representantes de agências espaciais dos países BRICS, reunidos em Zhuhai, na China, discutiram o desenvolvimento de um documento sobre a utilização conjunta de satélites de sensoriamento remoto da Terra e assinaram um protocolo de cooperação sobre exploração e uso pacífico do espaço.

“O documento desenvolvido por nós apresenta um mecanismo que irá facilitar a cooperação nas áreas da exploração espacial pacífica e conjunta do sistema de sensoriamento remoto da Terra”, informou o diretor geral da agência espacial russa Roscosmos, Igor Komarov. “Espero que nós consigamos terminar o trabalho em pouco tempo.”

A reunião contou também com a presença do presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, além dos líderes das agências espaciais da África do Sul e da China.

A Roscosmos apoiou a iniciativa dos parceiros chineses de compartilhar o uso dos sistemas de satélite de sensoriamento remoto e de infraestrutura terrestre conexa no interesse dos países BRICS.

“A Rússia coopera ativamente com Brasil, Índia, China e África do Sul na área de exploração espacial”, continuou Komarov. “No entanto, hoje estamos dando um passo para o futuro. Estou convencido de que os esforços conjuntos sobre o uso de satélites de sensoriamento remoto pelos países BRICS vão servir para a gestão de desastres, proteção ambiental e desenvolvimento social e econômico sustentável dos nossos países.”

O sistema unificado de informação sobre distribuição territorial por sensoriamento remoto é composto por 13 grandes centros, que estão distribuídos em todo o território da Rússia – de Kaliningrado até Khabarovsk, incluindo a zona do Ártico (Murmansk e, futuramente, Dudinka e Anadyr). O novo sistema coordena o seu trabalho com naves espaciais de sensoriamento remoto nacionais. Ele irá planejar a filmagem, recepção e processamento de dados do complexo de aparatos espaciais.

Foto:© NASA

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

5 Comentários

  1. Nós devemos fazer acordos profundos para exploração espacial com Rússia ,India e China , e deixarmos qualquer acordo com os EUA de lado ,o que eles já tentaram contra nós nesse campo ,passou dos limites e não nos interessa acordo nenhum com eles , e se fizermos , o nosso atraso será cada dia mais gritante ,escrevam aí !!!!

    • Concordo, Jose luiz. Inclusive, a Rússia já falou que após a estação espacial perder a validade, não vai mais removar e não vai mais trabalhar com eles. E já convidou a China para criar a sua estação espacial própria. O Brasil deveria participar. Eles ficarão sem estação espacial, como era nos tempos da Mir.

  2. Espero que não sejam os famosos acordos caracu, pois o Brasil foi levar um satelite para China e não é que o danado explode. O mais prudente é estreitar relações com a AS e a Índia. Depois a Rússia e China.

  3. Mais é claro quê o Brasil, vai fazer o quê puder para perder essa oportunidade de participar de uma construção de uma estação espacial,e de outros projetos de menor porte, mais nem por isso quê devem de ser relegados.Acho quê se os EUA e Rússia se envolverem em uma guerra atômica e se acabarem eles curam suas feridas atômicas e nos passam e voltam a liderar o mundo novamente.

  4. Deveriam é suspender o Brasil dos BRICS e cessarem os emprestimos e investimentos.Quem alimenta um traira a serviço de adversos ?

Comentários não permitidos.