Categories
Aviação Defesa Destaques História Sistemas de Armas Vídeo

Bombardeiro estratégico Avro Vulcan – Reino Unido

Avro Vulcan – Bombardeiro estratégico de grande autonomia fabricado na Inglaterra pela Avro, facilmente identificado por suas asas características em delta.

O Vulcan deixou o serviço na RAF no início dos anos 80, não antes, porém, de realizar em 1982 sua única missão de combate real: raides extremamente longos com o código “Black Buck”, quando bombardearam a pista e as instalações de radar de Port Stanley, durante a Guerra das Malvinas.

Durante uma dessas missões, em 3 de Junho de 1982, um Vulcan sofre uma pane hidráulica e não consegue efetuar o reabastecimento em voo.

Para não cair no mar, invade o espaço aéreo brasileiro sendo escoltado por caças Northrop F-5E Tiger II até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde faz um pouso de emergência, causando um incidente diplomático entre Argentina, Brasil e Grã Bretanha.

Após sete dias retido, o avião é autorizado a retornar à sua base na ilha de Ascensão.

Edição: konner@planobrazil.com

 

6 replies on “Bombardeiro estratégico Avro Vulcan – Reino Unido”

luiz anselmo pias perlinsays:

O Bixo é lindo já imaginaram caso a lei do desarmamento nuclear vingase os bombardeios de longo alcance voltarião com força total.

Junior Almeidasays:

Essa lei ainda nem foi discutida direito.

luiz anselmo pias perlinsays:

Esta sendo discutida tanto que os unicos paises a se abster de comentar são China, Paquistão, e India, os outros detentores de tais artefatos são contra o projeto de lei.

Muito bonito mesmo… acho que é o mais bonito avião bombardeiro da história… tem vídeo do Vulcan fazendo voo parafuso !!! Putz, se bem que o TU-160 também é lindo, mas dos “aposentados” o Vulcan leva fácil o título…

luiz anselmo pias perlinsays:

Topol veja o mirage 4000 tambem é fera.

Mirage 4000 estava mais para um caça bombardeiro com dimensões comparadas ao SU-27 e ao F-15… sem dúvida era muito bonito, não vingou porque a França estava bem empenhada no Mirage 2000 e também porque o Rei Saudita, então potencial comprador optou pelo McDonnel Douglas F-15.

Um legítimo BOMBARDEIRO delta foi o Convair B-58 Hustler, da USAF, o primeiro bombardeiro supersônico do mundo.

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRkroLhJPXFr27g2-ZgOFEkGOT62En0Sm8IP3OxJOfqE3kpKI-X

http://airway.uol.com.br/b-58-hustler-o-primeiro-bombardeiro-supersonico/

Comments are closed.