Defesa & Geopolítica

Coalizão dos EUA pretende empurrar Daesh de Mossul no Iraque para a Síria

Posted by

A coalizão liderada pelos Estados Unidos destrói sistematicamente as infraestruturas na Síria e realiza ataques aéreos contra civis e o exército sírio, disse o representante russo na sede da ONU em Genebra, Alexei Borodavkin, na sexta-feira (21).

“Enquanto a histeria está se desenvolvendo em torno de Aleppo, a coalizão liderada pelos Estados Unidos tem sistematicamente destruído a infraestrutura em áreas controladas pelo governo, lança ataques destrutivos contra civis e o exército sírio e agora parece ter a intenção de empurrar os terroristas do Daesh de Mossul para a Síria”, disse o enviado.

O governo iraquiano anunciou uma operação para retomar Mossul ao Daesh, um grupo banido na Rússia, na segunda-feira (17) e tem vindo a alcançar ganhos rápidos em várias frentes. A coalizão liderada pelos Estados Unidos apoia a ofensiva.

O exército sírio afirmou na terça-feira que os EUA e a Arábia Saudita decidiram deixar passar terroristas do Daesh de Mossul para a Síria.

Borodavkin acrescentou que “certos países continuam a apostar em terroristas e extremistas, a dar-lhes apoio político e informacional, fornecendo-lhes armas e munições.” 

Em Setembro, a coalizão liderada pelos Estados Unidos atacou o exército sírio em Deir ez-Zor. O Ministério da Defesa russo confirmou os ataques. O Comando Central dos EUA disse que as forças sírias Daesh foram confundidas com terroristas. O ataque matou mais de 80 soldados.

Foto: © Sputnik/ Hikmet Durgun

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

5 Comments

shared on wplocker.com