16 F-35B permanentemente no Japão a partir do próximo ano

Os EUA avisaram oficialmente Tóquio sobre os seus planos de implantar de forma permanente a partir do próximo ano 16 caças-bombardeiros furtivos F-35B na base militar de Iwakuni, no oeste do Japão, disse na sexta-feira (21) a agência Kyodo.

Segundo os seus dados, este é o primeiro caso de instalação destes aviões stealth fora dos EUA de forma permanente.

Citando o comando militar norte-americano no Japão, a agência informou que os caças furtivos F-35B, com decolagem curta e aterrissagem vertical, substituirão os caças F/A-18 e aviões de assalto AV-8 Harrier instalados na base de Iwakuni.

A Kyodo destacou que a substituição dos aviões norte-americanos por modelos mais modernos no Japão é parte da estratégia do presidente dos EUA Barack Obama de reequilíbrio de forças no oceano Pacífico.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, Washington também está discutindo com a Coreia do Sul a instalação neste país de forças estratégicas dos EUA de forma permanente ou rotativa, para conter a Coreia do Norte. Em particular, trata-se da instalação de caças furtivos B-2, que costumam ser deslocados temporariamente para a península Coreana em momentos de escalada da situação ao redor de Pyongyang.

Foto: © Lockheed Martin

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

11 Comentários

  1. Não entendi por que eles irão implantar a versão “B” do F-35 na base de Iwakuni… a principal vantagem da versão “B” deste caça é a decolagem curta e pouso vertical e sendo assim estará sendo desperdiçada quando se tem uma grande pista para operar… o certo seria implantar a versão “A”, o mesmo usado pela USAF… O Japão por exemplo comprou a versão “B” para poder operar a bordo de seus porta helicópteros, isso tem fundamento…

    Outra novidade é a intenção de implantar o que o texto chamou de caças furtivos mas acredito que esteja se referindo aos bombardeiros B-2 Spirit, definitivamente na Coréia do Sul… outro fator bem estranho, a principal vantagem do B-2 é sua grande autonomia para ataques estratégicos a longa distancia… se for para atacar um país vizinho de pequenas dimensões como a Coréia do Norte e Coréia do Sul basta alguns F-35 que também são furtivos equipados com as bombas B-61.12 modernizadas…

    Alguém poderia me explicar essas duas decisões do Pentágono???

    • Uma coisa é certa Sr Topol .. iremos vê de que a banana split é feita a versão será só um detalhe no meio das pocas, parafusos e tantas outras pecinhas retorcidas pelo chão .

    • Na verdade é uma questão de intimidação, no entanto podemos tirar algumas conclusões a esse respeito:

      O B-2 esta na Coreia para intimidar também a Russia e a China e não necessariamente a Coreia do Norte pois os meios para atacar esta e passar por suas defesas são mais do que suficientes, neste caso esses B-2 tem sim uma grande autonomia mas ao invés de usar esta autonomia para cruzar o continente ele iria usa-la para caçar lançadores moveis na China e na Russia onde teria que voar um bom tempo até localiza-los com precisão; quanto ao F-35 é provável que os EUA queiram um caça que possa ser deslocado até possíveis ilhas em disputa onde não tem pistas ou então dispor de um meio que possa atacar em retaliação pois grandes bases seriam um alvo preferencial para misseis balísticos e ter um caça que não precise de pistas seria essencial neste caso.

      • Na verdade eu me esqueci de mencionar outro fator:

        Se os EUA estacionarem o B-2 no Japão iria causar uma problema geopolítico com a Russia e a China já na Coreia do Sul eles tem uma desculpa perfeita outra situação e forçar a Russia dos dois lados do continente.

    • “Esta história de avião Stealth é uma lenda.
      Nenhuma força área do mundo ainda foi capaz de justificar de maneira racional a necessidade da aquisição em grande escala destas aeronaves.
      De duas uma, ou são caríssimas de se operar e de se manter ou no fundo, ainda não são tão relevantes assim; no cenário atual.”

      Ocidental Sincero

  2. A inveja mata!
    Esses tupiniquins cheios de inveja falam mal da supremacia tectológica dos USA que é um fato inegável,porém se perdem em seu viés ideológico.Se bem que eles gostariam que seus ídolos ideológicos fossem como os USA são,e não são.

  3. A situação asiática ao meu ver está perdida para os EUA, o domínio daquela região repousa sobre as mãos da China, e hoje, o contingenciamento de recursos impede uma alocação maior de equipamentos e outros meios para a região, sem contar na lenta produção (devido a demanda europeia e estadunidense).
    Vale lembrar que a previsão de caças F-35 no Oriente não passa de 60 em 2020 (contando com os estacionados e arredondando pra cima) enquanto a China está prometendo 200 caças J-20 até o mesmo ano, isso sem contar com os PAK FA russos que serão estacionados no extremo leste da Rússia (creio que um grupamento de 12), que tbm não possuem afinidade algumas com os americanos.

Comentários não permitidos.