[ Brasil ] Eduardo Cunha: A delação das delações, se resolver falar, derruba o governo

Se resolver falar, ex-deputado pode atingir pessoas ligadas ao presidente da República e o próprio Michel Temer. “Cunha é a delação das delações, ele pode derrubar o governo”, afirma deputado oposicionista.

A Operação Lava Jato, que há meses vinha se aproximando da cúpula do PMDB e provocando arranhões no governo, colocou nesta quarta-feira (19/10) um membro do alto escalão do partido na prisão: o ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Pouco depois da detenção, a pergunta que mais se ouvia no meio político era: Cunha vai seguir o exemplo de outros presos e delatar para aliviar a pena?

O ex-deputado foi o articulador original do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e usou sua influência para convencer os colegas a votar contra a petista. Agora, sua capacidade de “influência” está em contar o que sabe. Motivos para isso ele tem.

“O Ministério Público já parece ter reunido elementos suficientes para garantir uma primeira condenação. A única possibilidade que ele tem de abrandar a pena é falar”, afirma o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio. “Isso é mais um sinal que a instabilidade não deve dar trégua para Michel Temer. Existe uma inquietação em Brasília.”

Ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha

A prisão ocorreu num momento delicado para o governo do presidente Michel Temer, que se esforça para aprovar seu pacote de reformas. Oposicionistas declararam rapidamente que enxergam Cunha como uma potencial bomba a ser lançada contra Temer. “Cunha é a delação das delações, ele sem dúvida pode derrubar o governo Temer”, disse o deputado oposicionista Ivan Valente (PSol-SP). “Ele sabe tudo sobre o PMDB.”

“O Michel é Eduardo Cunha”

Antes mesmo da prisão, Cunha já vinha emitindo sinais sobre seu potencial para enfraquecer o governo. Dias após a sua cassação, fez insinuações contra o secretário do Programa de Parcerias e Investimentos, Moreira Franco, um dos homens fortes de Temer e considerado o cérebro do seu programa de reformas.

O ex-deputado disse que Moreira estava envolvido em irregularidades no Fundo de Investimento do FGTS, que financia obras de infraestrutura no país. “Na hora em que as investigações avançarem, vai ficar muito difícil a permanência do Moreira”, disse Cunha, que cultiva uma mágoa por Franco, a quem responsabiliza em parte pela sua cassação.

Mas Cunha parece não ter munição só contra pessoas do círculo do presidente. Ao longo de uma década, ele assumiu o papel de arrecadador informal de doações para o PMDB, ajudando também a angariar verbas para a campanha de Temer à vice-Presidência da República em 2014. Já Temer, na sua condição de presidente do PMDB desde 2001, também dividiu responsabilidades com a tesouraria do partido, dando seu aval para as doações.

Caso uma eventual delação de Cunha revele que elas tiveram origem ilícita, Temer pode ser diretamente envolvido. O vice ainda enfrenta uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investiga irregularidades nas contas da sua chapa com Dilma em 2014. Aliados de Temer tentam separar as contas de Dilma e do presidente, com o objetivo de poupar o peemedebista. O plano pode ir por água abaixo se forem lançadas novas suspeitas.

Temer mantém oficialmente distância em relação ao ex-deputado, mas cultivava uma relação amistosa antes do início da crise política. Em uma gravação, o ex-ministro Romero Jucá, um aliado de Temer, explicitou a proximidade. “O Michel é Eduardo Cunha”, disse. Além do presidente, Cunha é próximo de dezenas de deputados, a quem ajudava a arrecadar doações. Se resolver denunciar seu ex-colegas, pode renovar mais uma vez a instabilidade da base governista, que assolou o governo Dilma.

Cunha nega delação, mas costuma mudar de ideia

Logo após a prisão, o advogado de Cunha afirmou que a “delação não está no nosso radar”. O próprio Cunha afirmou repetidamente que não pretende seguir esse caminho. “Só faz delação quem é criminoso. Eu não sou criminoso”, disse em setembro. Só que o histórico demonstra que ele costuma mudar de ideia quando confrontado. Em abril de 2015, afirmou que era contra o impeachment. Meses depois, quando deputados petistas resolveram apoiar sua cassação, resolveu aceitar o pedido. Em junho deste ano, negou diversas vezes que renunciaria à Presidência da Câmara. Duas semanas depois, renunciou.

Antes de Cunha, outros políticos presos optaram pela delação. O mais conhecido é o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT, hoje sem partido). Preso em novembro de 2015, seu acordo foi homologado menos de quatro meses depois. A divulgação deu impulso para o avanço do processo de impeachment de Dilma.

Não há previsão de que uma eventual delação de Cunha caminhe tão rapidamente. Nos bastidores, procuradores da Lava Jato consideram que, por causa de seu papel de liderança em esquemas de corrupção, Cunha terá entregar um grande volume de informações novas e provas consistentes – e também não deve escapar de cumprir pena.

A Lava Jato já travou outras negociações duras com atores tão centrais como o ex-deputado. A delação dos executivos da Odebrecht, por exemplo, arrasta-se desde o ano passado. Para Cristiano Maronna, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, os procuradores contam com um fator a mais para pressionar Cunha. “A mulher e filha também estão sofrendo problemas com a Justiça. Isso pode ser um incentivo para que ele fale”, afirmou.

Foto: Ex-deputado Eduardo Cunha é escoltado para o avião que o levaria para Curitiba.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

19 Comentários

  1. Eu quero saber como Temer assumiu o governo? Ele tinha de ser impedido igual a Dilma.E o pior é não ter ninguém com ficha limpa. para assumir futuros governos.

  2. Eu quero é ver gente fazer coro pela honestidade na politica…..

    ta ai

    esse pessoal nunca protestou com o objetivo de acabar com a corrupção no Brasil…. o intuito era só um mesmo: GOLPE IMPELIDO POR INTERESSES IDEOLÓGICOS

  3. tudo jogo de cena…circo e espetáculo para fazerem acreditar que ele será punido e a justiça feita…ai daqui a alguns meses quando todo mundo estiver esquecido da figura põem uma tornozeleira eletrônica nele e o soltam para ficar livre…esse filme eu já conheço…Aécio foi delatado/citado e denunciado umas 5 vezes já mas esta livre e solto ai…pra este ai os vagabundos militantes de direita daqui não batem panelinha…. o caso Banestado é arquivado pelo MPF…o Banestado foi o maior esquema de corrupção que o Brasil já teve…as cifras giram por volta de 124 bilhões de dólares…e um policial civil é assassinado “coincidentemente” quando começou a fazer denúncias contra um certo Senador Cheira Pó…já havia escapado de 4 atentados….foi só o empresario da Odebrecht agora começar a entregar grandes figuras do psdb que o juiz moro suspendeu a ação contra ele…boa estratégia/jogada da defesa do empresario pra se safar…..

    este sujeito não era pra estar sendo cassado…..era pra estar simplesmente preso como sumariamente fizeram com Dirceu e Genoino….pois por muito menos estes dois acabaram assim….o Ministro do STF aparece na lista da Odebrecht e nada de investigação….um certo Senador da direita com cinco delações na lava jato…helicóptero com 450 kg de cocaína…viagens particulares com recursos do estado….desvio de verbas da saúde do estado de MG….o caso de Furnas e do Banestado arquivados…agora que a roubalheira será geral/grande neste pais…

    a melhor carreira neste pais sem duvidas de longe é a de juiz e não a de político….além de ganhar injustificadamente horrores..esta acima da lei….pode dar carteiraços em qualquer lugar…em qualquer um….fazer o que bem entender….uma vez um mandou prender o porteiro do apartamento onde morava simplesmente por não cumprimenta-lo por “Doutor”….pode até mesmo cometer todo e qualquer crime…não importa a gravidade e a dimensão ….porque a única “punição” que recebera será apenas aposentadoria compulsória…isso mesmo que vc esta lendo…ele pode matar, roubar ou cometer qualquer crime/infração que o máximo de “punição” que ele recebera será ser aposentado e recebendo integralmente o mesmo que recebia quando “trabalhava”…eles não precisam trabalhar por décadas para se aposentar……basta cometer qualquer crime ou infração no exercício de seu oficio para ter direito a uma aposentadoria…e recebendo o mesmo quando trabalhava…

    • Ingenuo quem acredita que esse bosta irá incriminar a quadrilha protegida da mídia e em serviço da CIA. O Michel Temer ficará lá até o fim. Essa gente do PSDB, PMDB, e DEM estao acima da justiça, podem matar, roubar, dirigir bebado, traficar drogas, que nao vao presos nunca. Ainda mais preso pela polícia Federal, extensao do FBI no Brasil. Até os politicos da direita estao com medo de serem grampiados pela PF, outro dia li um artigo onde o ministro da da Justiça, Alexandre de Moraes, decidiu substituir sua segurança pessoal, até agora a cargo da Polícia Federal, por policiais militares que integram a Força Nacional de Segurança. Si até os aliados nao confiam na PF, dá pra si ter uma idéia de como ela atua; atrvés de grampus ilegais e chantagens, representando sempre os interesses americanos no Brasil, é claro.

      • “Plinio
        20 de outubro de 2016 22:30

        Ingenuo quem acredita que esse bosta irá incriminar a quadrilha protegida da mídia e em serviço da CIA. O Michel Temer ficará lá até o fim. Essa gente do PSDB, PMDB, e DEM estao acima da justiça, podem matar, roubar, dirigir bebado, traficar drogas, que nao vao presos nunca.”

        trata-se de uma ação coordenada entre gente de setores chaves/estratégicos….do meio político, militar, midiático, judiciário, mpf, e pf….organizada e aparelhada pela inteligência dos eua….foi exatamente o mesmo orquestrado na Turquia…mas aqui neste pais “torcem” pra partido político e ideologia como torcedor fanático de time de futebol…por isso nós vemos juízes em manifestações Anti-PT….os mesmos que deveriam agir/atuar com isenção e imparcialidade…

        MP e Judiciário continuam a blindar Aécio Neves – PSDB;

  4. Agora é a vez dos chacais se morderem … só quero vê se aquele testa de ferro de Curitiba vai resolver esse problemão que jogaram no colo dele … agora o falastrão que antes era aplaudido pelos golpistas agora será odiado … más o que se pode espera dos hipócritas que usam as leis e a constituição conforme a vontade do seu sistema digestivo .. essa cultura do golpe é uma vergonha nacional.

  5. A tatica hibrida transcorreu-se assim :
    Boicotaram a governabilidade do pais gerido por uma mulher burra sem tato politico metida a sargentona.
    Seletivaram desde o inicio o que seria e o que não seria relevante a ser investigado quando o principio de justiça é que todos indicios sejam averiguados.
    Agora veremos a verdadeira cara da lava-jato e suas verdadeiras intenções.
    Os Brasileiros querem moralisação total e irrestrita e isso significa cortar na propria carne.
    Moro esta encantado com o sucesso e se levar a termo seus principios e reputação visando galgar andares acima não se contentara apenas com uma delação premiada.
    Lembram quando eu falava que O Caso Cachoeira seria varrido para debaixo do tapete por envolver assuntos que adentram a segurança nacional? O mesmo sera feito com a Eletrobras onde existe um desvio de 80% do valor do PIB bem maior que o Petrolão e adentra ate em trafico internacional de cocaina e contrabando internacional de armas.
    Por acaso esculacharam o Almirante Othon como queriam ? Por acaso paralisaram nosso programa nuclear como queriam ?
    Tudo vai ate onde pode ir e se ultrapassar o limite toleravel não tem nada e nem ninguem que segure uma viração de bandeira !
    Muita coisa de Eduardo Cunha ainda não foi descoberta.Veremos se o governo dos EUA abrira para nós as contas secretas de Cunha nos EUA. As contas secretas do Bispo Macedo eles blindaram,lembram ?
    Se Sergio Moro esfuringar a fundo Eduardo Cunha eu passoa admira-lo. Se ele parar somente em uma delação premiada terei a certeza de que a justiça,meios de segurança,forças armadas estão todos de quatro para os EUA.

    • “1maluquinho
      Hoje 8:58

      A tatica hibrida transcorreu-se assim :
      Boicotaram a governabilidade do pais gerido por uma mulher burra sem tato politico metida a sargentona.”

      ~~

      “O Lula se descolou da realidade, começou a brincar de Deus e se queimou” Ciro Gomes

      Lula esta pagando por não ter tomado as providências contra as vendas/privatizações e o sumiço do dinheiro pelo FHC… achou que podia fazer a mesma coisa mas o PSDB foi esperto e o ferrou….outra grande estupidez foi ter feito parceria/aliança com empreiteira ou construtora daqui….o pt merece mesmo o que esta passando…

  6. O cunha é amigo do gilmar mendes, assim como aecio pó, não vai dá em nada… Más o que mais me espanta é a falta de reação do meu povo. Até quando meu PAÍS amado terá de conviver com figuras nefastas como os três marinhos, os gilmares. os motoserras, os renans, os cunhas…. No meu PAÍS AMADO eu só tenho a temer.

  7. O Eduardo Cunha é um corrupto ENDÊMICO (que usa a corrupção para fins próprios). O PT (representante do comunismo no Brasil) faz uso da corrupção SISTÊMICA (em prol de um projeto de poder).

    A imagem viral do Eduardo Cunha sendo recolhido pela polícia federal, causa na população brasileira, as seguintes sensações:

    1) O foco ao comunismo DESAPARECE! [[Até a Vanessa Grazziotin (PCdoB) uma vez se sentiu ofendida por ser chamada de comunista. O comunismo é mal visto, portanto ele se disfarça em termos como esquerda, esquerda socialista]].

    2) Realça o foco da corrupção política e principalmente, da corrupção ligada ao esquema de financiamento privado de campanha. Portanto, virão com o argumento de que é necessário uma reforma política no Brasil para acabar com a corrupção. Mas o pior e verdadeiro problema no Brasil é o COMUNISMO (disfarçado de terminologias como esquerda, socialismo, social, etc).

    As instituições darão conta de fazer a assepsia do sistema de corrupção endêmica no Brasil? Não: as instituições não estão funcionando, as instituições trabalham contra o povo e a própria concepção de REPÚBLICA foi planejada desde o início para funcionar como placebo às reais necessidades do país. Todas as nossas 7 constituições republicanas ou foram fascistas, ou nazistas ou (agora) comunistas (Temer, FHC, Lula, todos signatários do Foro de São Paulo).

    Não senhores. Eu estava enganado! Eduardo Cunha não abrirá a boca. E se o fizer, pouco poderá contribuir para a derrubada do atual status quo político.

    Sigamos…

    • REFORÇANDO:

      O Eduardo Cunha não é o mentor do mensalão, não é o mentor do petrolão, não é castrista, não é bolivariano, não é a favor das FARCs, não é membro do foro de São Paulo.

      Eduardo Cunha é um corrupto ENDÊMICO e não SISTÊMICO.

Comentários não permitidos.